domingo, 30 de janeiro de 2022

A Filha de Ryan

Esse foi um dos filmes que me impressionaram muito quando o vi pela primeira vez. Eu assisti "A Filha de Ryan" ainda muito, muito jovem. Penso que deveria ter uns 12, 13 anos de idade. Nem tinha idade para ver um filme como esse para falar a verdade. Nem me considerava um cinéfilo ainda naquela época, não conhecia os nomes dos diretores, atores, nada. Eu apenas estava querendo assistir a um bom filme e acabei ficando impactado com o que vi. Provavelmente assisti a essa obra prima no Supercine da Rede Globo, nas noites de sábado. Eu me recordo que fiquei muito comovido com o personagem que tinha várias deficiências físicas e mentais, que era muito maltratado pelas pessoas. Na minha mente de adolescente aquele tipo de atitude era das mais perversas. E eu tinha razão em pensar assim. E quando "A Filha de Ryan" chegou ao final eu parei e fiquei pensando sobre a importância do que tinha visto. Cinema não era apenas uma mera diversão. Havia algo muito mais profundo envolvido. Um filme poderia passar muito mais do que eu poderia imaginar.

O cineasta David Lean sempre foi um gênio do cinema. Ele conseguia contar uma história que parecia banal, com pessoas comuns, mas que nas entrelinhas havia uma forte carga humanitária e emocional. Os personagens de "A Filha de Ryan" impressionaram a cabeça daquele quase menino que o viu porque eram pessoas reais, da vida cotidiana. E o clima daquela cidade costeira, um microcosmo da própria sociedade, era mais do que marcante. Posso dizer hoje em dia, puxando pelas minhas memórias afetivas, que esse foi um daqueles filmes que definitivamente me formaram como um fã de cinema, que me fizeram me apaixonar pela sétima arte. E depois de tantos anos ainda continuo um apaixonado sem arrependimentos. E esse segue sendo, ainda hoje, um dos melhores filmes que assisti em toda a minha vida.

A Filha de Ryan (Ryan's Daughter, Estados Unidos, Inglaterra, 1970) Direção: David Lean / Roteiro: Robert Bolt / Elenco: Robert Mitchum, Trevor Howard, John Mills / Sinopse: A história do filme se passa em uma pequena comunidade irlandesa, mostrando a vida de vários moradores do lugar, em especial o complicado relacionamento de uma mulher casada com com um oficial britânico problemático, que sofre de traumas psicológicos. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante (John Mills).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Clássico
    A Filha de Ryan
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme foi exibido no Supercine em 1992,numa temporada onde só passaram clássicos, incluindo o maior sucesso de Lean, DR.JIVAGO. Infelizmente nessa vez que passaram só vi um trecho de RYAN e depois disso nunca mais.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente hoje em dia não sei mais precisar o ano em que assisti o filme pela primeira vez, mas foi certamente nos anos 80. Um clássico inesquecível do cinema.

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro de muitas chamadas desse filme na TV, mas acho que nunca o assisti. O que é estranho, já raramente não vejo um filme que tenha o Robert Mitchum no elenco.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei surpreso em saber que você não viu esse filme! Dos anos 70 para cá teve sua dose de exibições em canais abertos. Acredito que também chegou a ser lançado em VHS no Brasil no tempo das locadoras. Enfim, se lhe escapou foi por puro azar...

    ResponderExcluir