terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Matrix Reloaded

Com um novo filme da marca "Matrix" nos cinemas, é sempre bom rever a trilogia original, até para se situar melhor dentro da linha narrativa da série. Curiosamente esse novo filme chamado "Matrix Resurrections" foi mal de bilheteria, com muitas críticas negativas. Pouca gente gostou! É o velho problema de se ter continuações tardias demais. Os fãs originais não gostam, o público jovem que vai aos cinemas não dá a mínima. Pois bem, voltando no tempo temos esse segundo filme da franquia "Matrix". Uma vez apresentado o universo de Matrix a dupla Wachowski teve mais liberdade para desenvolver melhor os temas e o enredo em torno desse universo. Foi bastante criticado também, até porque não tinha mais o mesmo impacto do primeiro filme. Ainda assim eu considero um dos bons filmes dessa franquia, bem melhor due o terceiro em comparação. Ao custo de 150 milhões de dólares o filme logo se tornou outro sucesso de bilheteria.

É curioso que na época em que foi lançado havia uma verdadeira febre em torno de Matrix, mas hoje em dia percebo que a febre passou e isso não mudou nem com a chegada de um quarto filme nos cinemas. Quando esse segundo filme chegou aos cinemas havia até mesmo algumas belas animações sendo produzidas. Hoje tudo passa em branco. De qualquer maneira ainda é uma produção que recomendo, principalmente para essa nova geração que não acompanhou o sucesso dos primeiros filmes. Em termos de enredo e propostas, o filme não envelheceu, mostrando que sua força vinha mesmo da filosofia em torno de sua história.

Matrix Reloaded (Estados Unidos, 2003) Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski / Roteiro: Lana Wachowski, Lilly Wachowski / Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss / Sinopse: Neo e seus seguidores precisam resolver tudo em apenas 72 horas ou então o universo real estará inevitavelmente perdido para sempre.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse quarto filme só veio pra provar que o Matrix de 1999 estava 20 anos a frente do seu tempo e poderia ter sido feito em 2021, já que esse novo, o Matrix Resurrections, com todo o desenvolvimento da tecnologia nesses últimos 22 anos (basta falar dos smartphones), não demonstrou nenhuma evolução nesse quesito, o que é muito estranho quando estamos falando de um filme em que o único assunto é computadores.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi o novo filme ainda. Só tenho visto gente falando mal. A recepção foi bem negativa!

    ResponderExcluir
  4. Bom, vou ver, até porque vi os 3 primeiros filmes no cinema, mas vou com um pé atrás, sem maiores expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Baixas expectativas costumam ressaltar as qualidades de bombas como essa.

    ResponderExcluir
  6. Esse Reloaded eu acho quase tão bom quanto o primeiro. Curioso como tem tanta gente que malha o filme.

    ResponderExcluir