sábado, 29 de janeiro de 2022

Da Terra Nascem os Homens

Esse é um grande filme. Diria até que foi o filme que definiu para sempre a personalidade nas telas de cinema do ator Gregory Peck. Ele interpreta James McKay, um homem culto e educado, criado no lado mais cosmopolita dos Estados Unidos. Ele parte então rumo ao oeste onde pretende se casar com a filha de um rico fazendeiro da região. No Oeste, encontra outra realidade. Ao invés da polidez do diálogo, ele logo percebe que a violência é quem dita as regras. O pai de sua noiva é um tipo indigesto que tem uma rixa violenta com outro fazendeiro, outro criador de gado. E assim McKay tenta resolver esse tipo de briga na base da diplomacia e do diálogo. Alto que muitos no velho oeste simplesmente desconheciam.

Esse é um roteiro que ressalta os bons valores americanos. E também glorifica a imensidão e a vastidão do oeste ainda um tanto selvagem. Com longas sequências em plano aberto, me lembrou muito de outro grande clássico, "Assim Caminha a Humanidade". A parte musical também foi escrita para deixar o público extasiado com a beleza natural capturada pelas câmeras. A trilha sonora, lançada na época, se tornou um grande sucesso de vendas. Com três horas de duração, esse western é um daqueles filmes feitos para impressionar e mostrar toda a qualidade técnica e cinematográfica que o cinema americano podia realizar. Um dos melhores filmes que já assisti em minha vida. Simplesmente magistral!

Da Terra Nascem os Homens (The Big Country, Estados Unidos, 1958) Direção: William Wyler / Roteiro: James R. Webb, Robert Wilder / Elenco: Gregory Peck, Jean Simmons, Carroll Baker, Charlton Heston, Burl Ives, Chuck Connors / Sinopse: O filme conta a história de um fino e refinado homem do Leste que vai morar no Oeste. E lá encontra outros valores, outras maneiras de resolver disputas internas, usando inclusive da violência, das armas de fogo. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor música (Jerome Moross). Premiado com o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante (Burl Ives).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Gregory Peck, diferente do James Stewart, tinha um tipo que nos fazia acreditar que mesmo sendo um homem muito educado e cortês, poderia ser muito firme, durão. Não tinha parecia um sujeito palerma e frouxo da cidade grande como o James Stewart parece em "O Homem que Matou o Facínora".
    O Gregory Peck faz muita falta nos dias de hoje com nossos galãs meio efeminados.

    ResponderExcluir
  2. O estilo do James Stewart abria espaço para personagens mais dóceis, alguns até mesmo verdadeiramente ingênuos. O Peck não, sempre era um tipo firme, justo e íntegro (quando interpretava mocinhos claro).

    ResponderExcluir