quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Laura, a Voz de uma Estrela

Título no Brasil: Laura, a Voz de uma Estrela
Título Original: Little Voice
Ano de Produção: 1998
País: Inglaterra
Estúdio: Twickenham Film Studios
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman, Jim Cartwright
Elenco: Michael Caine, Ewan McGregor, Brenda Blethyn, Philip Jackson, Annette Badland, Jim Broadbent

Sinopse:
Uma jovem muito tímida e introspectiva passa seus dias trancada em casa, ouvindo os velhos discos de vinil de seu pai. E assim acaba criando um estilo vocal próprio e muito talentoso. E não demora muito para que um empresário do ramo musical encontre grande potencial em sua voz. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante (Brenda Blethyn).

Comentários:
Bem, se tem uma coisa em que os ingleses são muito bons é essa tendência de sempre descobrir novos talentos musicais, muitas vezes das maneiras mais inesperadas. Esse "Little Voice" (Pequena voz, do título original) foi um filme bem badalado pela crítica nos anos 90. A história explora bem esse aspecto. Michael Caine interpreta o típico empresário que se interessa pelo talento alheio. Ele tem essa sorte de sempre estar no lugar certo, no tempo exato. É um faro invejável. E ele vê potencial na voz de uma jovem muito introvertida, muito fragilizada, tanto no aspecto físico como também no emocional. Ela nunca teve uma aula formal de canto na vida e aprendeu todo o seu estilo apenas ouvindo velhos discos de vinil. Pensando bem, não poderia haver aprendizado melhor do que passar horas e horas apenas ouvindo os grandes mestres do passado. O filme é humano e bem escrito. A trilha sonora é boa, mas não excelente. Em minha opinião para um filme com essa temática deveriam ter caprichado mais. De qualquer maneira esse não é um problema, até porque "Laura", hoje em dia, é considerado um dos melhores filmes produzidos no Reino Unidos durante os anos 90. Não deixe de conhecer.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Esse Little Voice do título se refere ao fato da cantora ter uma voz pequena?

    ResponderExcluir
  2. A personagem é a de uma garota muito tímida, ombros curvados, falando baixinho, com little voice...

    ResponderExcluir
  3. Foi o que pensei. Nesse mundo que se ganha tudo no grito, a musica se tornou, por conta de algumas da suas vertentes como a ópera, uma competição de quem tem "mais voz". Entretanto quando vemos uma orquestra com mais de duzentos instrumentos diferentes, há varias obras que são compostas pra instrumentos de pouquíssimo volume de som, e nem por isso, são menosprezados pelos compositores, que os colocam a frente da orquestra fazendo todos os solos. Dois exemplos disso são o Oboé e, principalmente o Fagote, que produzem o som mais delicado que existe, porém não menos bonitos ou marcantes.
    No canto o exemplo mais famoso é o Billie Holiday que com sua voz minúscula é consideradas uma das melhores cantoras do mundo e entre os homens, os dois dos mais proeminentes nesse quesito voz suave, são o Chet Baker e o brasileiro João Gilberto.
    O maestro Tommy Dorsey disse ao Frank Sinatra que ele não poderia ser cantor solo pois tinha voz curta, e o resultado está ai, o homem morreu com The Voice.
    Ou seja, não precisa berrar pra cantar bonito e com emoção.

    ResponderExcluir