Título no Brasil: A Garota do Adeus
Título Original: The Goodbye Girl
Ano de Produção: 1977
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Neil Simon
Elenco: Richard Dreyfuss, Marsha Mason, Quinn Cummings, Paul Benedict. Barbara Rhoades, Theresa Merritt
Sinopse:
Elliot Garfield (Richard Dreyfuss) é um ator desempregado que tenta arranjar algum trabalho em uma Nova Iorque efervescente de arte e teatro. Ele conhece uma jovem mãe solteira que trabalha como bailarina e enfrenta as mesmas dificuldades. E juntos acabam se apaixonando nessa vida incerta, mas com muita vontade de se vencer na grande cidade. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor ator (Richard Dreyfuss).
Comentários:
Filmaço! Já é considerado um clássico do cinema. O roteiro foi escrito por Neil Simon. Eu nunca assisti um filme com roteiro assinado por Simon que fosse ruim. Em minha opinião ele foi um gênio da dramaturgia, tanto em relação ao cinema, como ao teatro também. Um primoroso observador da alma humana, um criador talentoso de histórias realmente maravilhosas. Aqui o roteiro se concentra na história de dois personagens que estão tentando vencer na vida, focando na vida desses artistas. Um é um ator da Broadway que vive desempregado. A outra é uma bailarina mãe solteira que tem que batalhar muito para conseguir algum trabalho. Um retrato perfeito da classe artística de Nova Iorque ali entre o final dos anos 60 e começo dos anos 70. Muito do que se vê no roteiro foi baseado na própria vida de Neil Simon. A diferença é que ele não era ator, mas sim autor de peças teatrais. Enfim, um filme delicioso de assistir, com um lado humano forte e irresistível. Sétima arte em sua mais pura essência.
Pablo Aluísio.
A Garota do Adeus
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Quem diria que o Richard Dreyfuss, o rapaz que fez o "Curt" no filme Loucuras de Verão de 1973, se tornaria um dos melhores atores do mundo, com direito a Oscar de melhor ator e tudo mais, mesmo tendo aquela cara, e tipo, de homem comum?
ResponderExcluirFoi uma época em que surgiu uma geração de atores que venciam mais por seus talentos pessoais do que por aparência bonita! A geração de Rock Hudson, Tyrone Power e outros galãs saia de cena. Entrava Al Pacino, Robert De Niro, etc...O ator com aparência de homem comum ganhava seu espaço.
ResponderExcluirBom Drama Romântico. Dreyfuss foi o ator mais jovem a ganhar o Oscar de melhor ator, na época.
ResponderExcluirPrêmio muito merecido!
ResponderExcluir