sábado, 9 de janeiro de 2021

Um Sonho sem Limites

Título no Brasil: Um Sonho sem Limites
Título Original: To Die For
Ano de Produção:1995
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures,
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Buck Henry
Elenco: Nicole Kidman, Matt Dillon, Joaquin Phoenix, Casey Affleck, Illeana Douglas, Alison Folland

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Joyce Maynard, o filme "Um Sonho sem Limites" conta a história de Suzanne Stone (Nicole Kidman), uma jovem jornalista que está disposta a tudo, tudo mesmo, para subir na carreira. E isso inclui usar de violência e crime para deixar de ser apenas a "garota do tempo" no telejornal local.

Comentários:
Esse foi um dos primeiros filmes de destaque na carreira de uma ainda bem jovem Nicole Kidman. Ela interpretou essa mocinha que, muito ambiciosa, acabava entrando por caminhos perigosos. É um roteiro que procura criticar a ambição sem freios de certas pessoas, principalmente se forem jovens e psicopatas demais para medir bem as consequências de seus atos. Além da Nicole Kidman que, nem preciso dizer, estava linda no filme, ainda havia um elenco de jovens atores que iriam se tornar grandes nomes em Hollywood nos anos que viriam. Entre eles Casey Affleck, que seria premiado com o Oscar por "Manchester à Beira-Mar" e, é claro, Joaquin Phoenix. Ainda bem jovem nessa produção, com longos cabelos pretos e lisos, quase irreconhecível para quem o conhece nos dias de hoje.  Naquela época ninguém poderia prever que no futuro ele seria indicado quatro vezes ao Oscar de melhor ator, sendo premiado finalmente por seu trabalho magistral de atuação em "Coringa". E ter Gus Van Sant na direção só melhorou ainda mais o que já era bom. Enfim, óitmo elenco com direção inspirada. Alguém pediria por algo a mais?

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema dos anos 90
    Um Sonho Sem Limites
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Esse filme tem muitas qualidades. Começando por uma Nicole Kidman, lindíssima, ainda com o frescor dos anos pré Tom Cruise (um moedor de mulheres), e com cenas de sexo da Nicole bem fortes pra esse tipo de filme. A historia é muito louca, mas crível, até por ser baseada na vida real da Pamela Smart, e quando vemos todo dia como funciona o meio televisivo. O Joaquin Phoenix é a cereja do bolo, uma vez que nesse filme já mostra um pouco do que veríamos no impressionante Coringa. E por fim, nem o roteiro, nem a direção não afinam e levam a estória sem abrir concessões para finais felizes em nem um momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: ...nem o roteiro, nem a direção afinam...

      Excluir
  3. Verdade! Quem deseja ver o lado, digamos, estético da Nicole Kidman, olha o filme fica mais do que recomendado. Até em cenas mais banais com ela fazendo poses sensuais na frente de um carro... coisa de outro mundo! E o Joaquin Phoenix já traz nuances de sua persona nas telas.

    ResponderExcluir
  4. A Nicole Kidman é ruiva, não loira como muita gente pensa. E ainda hoje, mesmo mais velha, continua sendo uma bela mulher.

    ResponderExcluir
  5. Ruiva australiana, saudável e bonita. Seu maior deslize na vida foi se relacionar com o Tom Cruise onde ela perdeu preciosos momentos de sua bela juventude.

    ResponderExcluir