sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Razão e Sensibilidade

Título no Brasil: Razão e Sensibilidade
Título Original: Sense and Sensibility
Ano de Produção: 1995
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Ang Lee
Roteiro: Emma Thompson
Elenco: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant, Alan Rickman, James Fleet, Gemma Jones

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Jane Austen, o filme "Razão e Sensibilidade" conta a história de Elinor Dame (Emma Thompson). Quando seu pai falece e deixa toda a herança para um filho de outro casamento, ela e suas irmãs, mais sua mae, ficam numa situação financeira bem ruim e isso em um tempo de sua vida que ela é também pressionada para arranjar um marido rico para se casar. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado(Emma Thompson).

Comentários:
Tive a oportunidade de assistir no cinema, na época de seu lançamento original. Esse filme é um primor de elegância e estilo. Não poderia ser diferente, uma vez que é a adaptação de um dos maiores clássicos da literatura inglesa, um romance escrito pela genial Jane Austen. Quem conhece sua obra sabe do que se trata. Ela escreveu sobre a sociedade britânica de seu tempo, os valores sociais que imperavam, as pequenas e grande hipocrisias, as dificuldades de ser um mulher inteligente e de personalidade dentro daquele meio social. Em um tempo cheio de muitos preconceitos e costumes rígidos, era extremamente complicado pensar de uma maneira original e até mesmo mais sensata. Esse filme foi um grande sucesso de crítica, sendo considerado um dos melhores de seu ano de lançamento. O detalhe diferenciado é que apesar de ser um material extremamente ligado à cultura da Inglaterra vitoriana, foi dirigido por um oriental, Ang Lee. O surpreendente é que apesar dessas diferenças culturas básicas, o filme como um todo deu muito certo. È um dos melhores dos anos 90, sem dúvida. Além de ter sido premiado com o Oscar de melhor roteiro adaptado, "Razão e Sensibilidade" ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Emma Thompson), melhor atriz coadjuvante (Kate Winslet), melhor direção de fotografia (Michael Coulter), melhor figurino (Jenny Beavan, John Bright) e melhor música (Patrick Doyle).

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Razão e Sensibilidade
    Sense and Sensibility
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Dom Pablo,
    Li praticamente tudo o que ela escreveu, desde os tempos da escola. Livros maravilhosos. O meu preferido segue sendo Emma, seguido de Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, por último o belo Persuasão. Os livros dela são relativamente fáceis de achar no Brasil. Ao longo de todos esses anos muita coisa dela foi publicado, inclusive em edições de bolso. Só não leu quem não quis.

    ResponderExcluir
  3. E me lembrando agora, Dom Pablo, ela viveu em um tempo em que o cinema ainda não havia sido inventado. Seus livros porém parecem feitos para o cinema. É incrível isso!

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick,
    Jane é leitura obrigatória. Eu também li grande parte de seu acervo. Livros saborosos que devem ser apreciados com a devida calma, sem pressa, valorizando cada frase, palavra, pensamento. Recomendar seria um exercívio de obviedade.

    ResponderExcluir
  5. E por falar na Jane Austen, não deixe de conferir um filme que conta a história dela. Fiz uma resenha há pouco tempo aqui no blog. A vida dela, sua biografia, também se tornou ótimo mateirial para a Sétima arte, que tanto amamos.

    ResponderExcluir
  6. Esse filme colocou em evidencia esses quatro atores: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant, Alan Rickman. Todos, apesar de hoje meio esquecidos, e um morto, continuaram a fazer filmes relevantes.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, mudou a carreira de todos, inclusive do namorado da Divine... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo:
      O namorado da Divine esta no documentário da Netflix "Death 2020". Inrreconehecivel de tão envelhecido. So fiu confirmar que era ele nos créditos. Alias assista isso. Vale a pena.

      Excluir
  8. Obrigado pela dica Serge. Esse realmente desconheço...

    ResponderExcluir