domingo, 3 de janeiro de 2021

Os Suspeitos

Título no Brasil: Os Suspeitos
Título Original: The Usual Suspects
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: PolyGram Filmed Entertainment
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie
Elenco: Kevin Spacey, Gabriel Byrne, Chazz Palminteri, Benicio Del Toro, Stephen Baldwin, Pete Postlethwaite

Sinopse:
Um grupo de criminosos é reunido por um suposto gênio do crime para participar de uma operação envolvendo um grande carregamento de drogas, mas tudo acaba dando errado, só sobrevivendo um deles para contar história. Interrogado pelos policiais ele vai relembrando tudo o que aconteceu. Filme premiado com o Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Kevin Spacey) e melhor roteiro original (Christopher McQuarrie).

Comentários:
Esse filme transformou Kevin Spacey em um ator de primeiro time em Hollywood. Ele venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante, algo que sempre achei uma escolha errada porque ele era o principal ator do elenco, aquele que literalmente carregou o filme nas costas e lhe deu alma. Deveria ter sido premiado com o Oscar de melhor ator e não de coadjuvante. De qualquer maneira esse é certamente um dos melhores filmes lançados nos anos 90. Foi muito elogiado pela crítica e se tornou cult assim que foi lançado. Uma obra-prima instantânea. Bryan Singer era basicamente um novato dentro do principal circuito em Hollywood. Ele já havia chamado atenção antes no Sundance Festival, porém em um nicho de filmes independentes. Esse foi seu primeiro grande filme. Ao lado do talentoso roteirista Christopher McQuarrie ele conseguiu realizar um thriller psicológico perfeito, com ótimos diálogos e atuação magistral de todo o elenco, com destaque para Kevin Spacey que aqui entregou aquela que muito provavelmente foi a sua maior atuação na carreira. Um trabalho digno de todos os aplausos.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Os Suspeitos
    The Usual Suspects
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, que vi esse filme no cinema na sua estreia, o plot twist fina, foi equivalente ao do "Sexto Sentido". E cristalizou a reputação de grande ator para o Kevin Spacey. Pena que ele teve a sua carreira destruida.

    ResponderExcluir
  3. Dom Pablo,
    Kevin Spacey era (ou é) um ator genial. Grande talento. O problema foi que ele passou a trocar favores sexuais por papéis em seus filmes. Ele via esses jovenzinhos bonitos tentando ser atores em Hollywood e soltava a proposta: "Durma comigo que eu te arranjo um papel no meu próximo filme!". O sujeito é um ator maravilhoso e um crápula na vida pessoal. Ninguém é perfeito, já dizia o bordão!

    ResponderExcluir
  4. Serge,
    Certamente foi o filme que colocou o Kevin Spacey no mapa! Eu me lembro bem da estreia desse filme. Todas as revistas de cinema falando, elogiando. Não vi no cinema, mas em VHS. Era um grande filme, me arrependi de não ter visto na tela grande.

    ResponderExcluir
  5. Lord Erick,
    É o famoso "teste da cama", muito em voga também no Brasil com certos diretores de elenco de certas emissoras de TV. É uma triste realidade, mas as pessoas estão cada vez mais tomando consciência da existência desse crime chamado "assédio sexual", muito embora ainda persista em diversos setores da economia, do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Kkkkkkk A expressão é "teste do sofá" Pablo. Se bem que na cama dá também.

      Excluir
  6. Tanto faz... se é no sofá, na cama... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. "Sofá" porque acontecia nos escritórios dos chefões do cinema e da TV. O negocio fica mais repulsivo ainda.

      Excluir