segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

O Nome do Jogo

Título no Brasil: O Nome do Jogo
Título Original: Get Shorty
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Barry Sonnenfeld
Roteiro: Scott Frank
Elenco: John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo, Danny DeVito, Dennis Farina, Delroy Lindo

Sinopse:
O mafioso Chili Palmer (John Travolta) é enviado até Los Angeles para cobrar uma dívida de um produtor de cinema. Em Hollywood ele acaba se encantando com o clima do lugar e coloca na cabeça que sua história poderia virar um filme de sucesso! Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor ator - musical ou comédia (John Travolta). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - comédia ou musical e melhor roteiro adaptado (Scott Frank).

Comentários:
Pois é, esse filme é do tempo em que o John Travolta era premiado como melhor ator em festivais de cinema bem importantes. Hoje em dia ele está em plena decadência, nem me lembro mais do último filme que assisti com Travolta. O tempo passou e ele deixou de ser relevante para o mundo do cinema. De qualquer maneira sua atuação como o mafioso  Chili Palmer é bem inspirada. Travolta sempre teve uma tendência ao exagero, a cair na caricatura, mas aqui até esse aspecto caiu bem no personagem. O filme é assumidamente uma paródia, uma comédia com os antigos filmes de máfia e gangsters. A trilha sonora é um dos pontos altos, recheada de hits. A atriz Rene Russo caprichou na maquiagem e figurino e fotografou muito bonita no filme. Por fim há um elenco de apoio classe A contando com Gene Hackman e o pequeno Danny DeVito. Bom filme, não é nenhuma obra-prima da sétima arte, mas certamente agrada a quem curte filmes com roteiros de referência à velha Hollywood.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Nome do Jogo
    Get Shorty
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Será que não surgirá outro gênio à la Quentin Tarantino pra ressuscitar a carreira do John Travolta como aconteceu em Pulp Fiction?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não Serge, não nessa altura do campeonato e com a indústria de cinema em frangalhos por causa da pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a coisa não está fácil. O "Nome do Jogo" foi feito logo após o sucesso do Pulp Fiction e o Travolta estava novamente tão no auge que se ele cuspisse no chão seria indicado ao Oscar. Depois ele novamente pôs tudo a perder com a sua megalomania.
      Uma curiosidade desse Get Shorty é que o verdadeiro Chilli Palmer aparece logo na primeira cena do filme em um restaurante e ele, supreendentemente, tem o mesmo tipão do John Travolta.

      Excluir
  4. Pois é, Serge. O Travolta saboreava um segundo momento de glória na sua carreira - sendo que o primeiro havia sido lá nos distantes anos 70, ainda rebolando no som da discoteca.

    ResponderExcluir