domingo, 10 de janeiro de 2021

Shine: Brilhante

Título no Brasil: Shine - Brilhante
Título Original: Shine
Ano de Produção: 1996
País: Austrália
Estúdio: Australian Film Finance
Direção: Scott Hicks
Roteiro: Jan Sardi, Scott Hicks
Elenco: Geoffrey Rush, Armin Mueller-Stahl, Justin Braine, Chris Haywood, Nicholas Bell, Marta Kaczmarek

Sinopse:
O filme "Shine: Brilhante" conta a história real do pianista austrauliano David Helfgott (Geoffrey Rush). Quando era um jovem e talentoso instrumentista, ele foi submetido a diversos abusos físicos e psicológicos por parte de seu pai e professores. E isso com os anos acabou se transformando em um sério transtorno mental. Filme vencedor do Oscar, do Globo de Ouro e do BAFTA Awards na categoria de melhor ator (Geoffrey Rush).

Comentários:
Filme excelente, contando uma história que é uma verdadeira lição de vida para todos. È bem disseminado e conhecido o fato de que muitos gênios talentosos acabam perdendo seu potencial com o passar dos anos, muito por causa de exploração e abusos, muitas vezes cometidos pelos próprios parentes que obviamente só querem explorar financeiramente o talento dessas pessoas. O pianista David Helfgott foi uma vítima desse tipo de situação. O filme explora seu passado e seu presente, levando o roteiro a adotar uma espécie de narrativa musical de sua vida. O ator Geoffrey Rush está perfeito em sua atuação. É o maior desempenho dramático de toda a sua carreira. E foi reconhecido, pois acabou vencendo o Oscar de melhor ator daquele ano. Mais do merecido, justo. E o filme, apesar de ser australiano, também recebeu várias indicações em outras categorias do Oscar, entre elas a de melhor filme do ano, melhor direção e roteiro original. Enfim, um grande filme, muito humano e sensível.  

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O David Helfgott, o Beethoven: parece que gênios da musica nao têm sorte com pais.

    ResponderExcluir
  2. Certamente, e não vamos esquecer do Mozart também. Todos eles foram crianças prodígios explorados por pais e parentes desalmados e cruéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e o Michael Jackson, que talvez nao fosse um gênio no nivel desses, mas tinha um pai daqueles!

      Excluir
  3. Bem lembrado, e o MJ também. Muitos desses pais foram homens que não conseguiram realizar seus sonhos de vidas e por isso martirizaram seus filhos em busca desses sonhos. Uma das coisas mais erradas que um pai pode fazer.

    ResponderExcluir