sábado, 9 de janeiro de 2021

Fargo

Um vendedor de carros usados percebe que seu negócio está falido, não tem mais jeito. Desesperado, tem uma péssima ideia. Contrata dois bandidos para sequestrar sua própria esposa. Acontece que seu sogro é um homem rico e ele acredita que vai conseguir o dinheiro que está precisando com esse golpe, só que as coisas não saem como era planejado e sua vida se torna um verdadeiro inferno. E o mais estranho de tudo é perceber que o enredo do filme foi inteiramente baseado numa história real! "Fargo" foi muito elogiado em seu lançamento. Muitos críticos dizem até hoje que esse filme é a verdadeira obra-prima dos irmãos Coen. Uma comédia (será que poderíamos mesmo qualificar como uma comédia?) de muito humor negro e situações surreais. O elenco é excelente, com destaque para a atriz Frances McDormand, aqui no papel de sua vida, considerada a melhor atuação de sua carreira. Ele interpreta uma policial de interior grávida que passa a investigar o caso. Ela venceu merecidamente o Oscar naquele ano por seu trabalho de atuação. Seu sotaque caipira, do interior dos Estados Unidos, aliado a um certo desconforto social, é uma das melhores coisas do filme.

Outro destaque no elenco vem no trabalho de William H. Macy. Sempre o achei muito subestimado. Ótimo ator, sempre em papéis secundários, merecia ter tido uma carreira de maior destaque no cinema. Na TV há anos brilha na hilariante série "Shameless", uma das minhas preferidas. Em relação à direção tenho apenas elogios. Quem dirigiu o filme mesmo foi Ethan Coen. Ele deixou um pouco de lado apenas a valorização estética de outros filmes dos irmãos Coen, para dar maior espaço aos ótimos diálogos do roteiro. O resultado ficou muito bom, abrindo espaço ainda mais relevante para o elenco desfilar seu talento. Enfim, se você aprecia o trabalho do irmãos Coen, "Fargo" é aquele tipo de filme que não pode faltar em sua cinemateca.

Fargo: Uma Comédia de Erros (Fargo, Estados Unidos, 1996) Direção: Joel Coen, Ethan Coen / Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen / Elenco: William H. Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi, Kristin Rudrüd, Harve Presnell, Tony Denman / Sinopse: Um falido vendedor de carros usados decide dar um golpe no sogro rico ao contratar homens para sequestrar sua própria esposa. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor atriz (Frances McDormand) e melhor roteiro (Joel Coen, Ethan Coen). Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante (William H. Macy), melhor direção de fotografia (Roger Deakins) e melhor edição (Joel Coen, Ethan Coen). Filme premiado com a Palma de Ouro no Cannes Film Festival.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Fargo
    Uma Comédia de Erros
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Esse não é exatamente um filme de ação. Mas que estoria boa, que direção primorosa e que interpretações. Tanto que apesar de ser praticamente um cult, rendeu até uma série, que nunca vi.

    ResponderExcluir
  3. A série é fraca. Assisti uns 3 ou 4 episódios e desisti de acompanhar. Não gostei. Em termos de Fargo apenas o filme vale realmente a pena. É, como você escreveu, um cult movie.

    ResponderExcluir
  4. É inegável que os irmãos Coen construíram uma obra prima. Fargo é uma experiência que deu certo sob todos os ângulos: Como comédia, drama, suspense, triller policial... Etc. O elenco dá um show. Ethan e Joel Coen, que além de dirigir, assinam o roteiro, acertam a mão do início ao fim. Fargo é uma pequena obra de arte.

    ResponderExcluir