quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

A Noite da Emboscada

Título no Brasil: A Noite da Emboscada
Título Original: The Stalking Moon
Ano de Produção: 1968
País: Estados Unidos
Estúdio: National General Production Inc
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: Alvin Sargent, Wendell Mayes
Elenco: Gregory Peck, Eva Marie Saint, Robert Forster, Russell Thorson, Frank Silvera, Lonny Chapman

Sinopse:
Um destacamento da cavalaria americana acaba encontrando uma mulher branca no meio de um bando de Apaches acampados no meio do deserto. Há muitos anos ela fora raptada por guerreiros da tribo e lá, feita prisioneira, acabou tendo um filho mestiço. Agora, em liberdade, ela pretende voltar para sua cidade natal e para isso acaba contando com a preciosa ajuda de Sam Varner (Gregory Peck), um batedor civil do exército que agora tem planos de voltar para seu rancho, localizado no Novo México. Tudo parece correr bem até que Sam descobre que o pai do garoto índio que viaja ao lado da mãe, está em busca deles. O conflito então se tornará inevitável.

Comentários:
Mais um ótimo western estrelado pelo grande ator Gregory Peck. O filme tem muitas peculiaridades que o tornam mais do que interessante. Um deles é a posição da mulher branca que tendo um filho mestiço com um guerreiro Apache (não por vontade própria, mas por ser prisioneira) acaba sentindo ela própria todo o preconceito racial contra os índios naquela região. Para piorar tudo, ela ainda tem que contar com o fato da incerteza pelo que lhe espera no mundo dos brancos, pois seus parentes mais próximos foram mortos quando ela foi raptada e paira uma dúvida sobre se ainda existem parentes distantes vivos para a cidade onde ela quer retornar, Columbus. E como reagirá sua família branca ao ter que lidar com um filho mestiço, fruto de estupro por parte do pai do garoto? São questões melindrosas que o roteiro não discute abertamente, mas que deixa bem subentendido.

Como o próprio nome do filme sugere, grande parte do filme se passa no rancho do personagem interpretado por Peck quando ele e os demais sofrem uma emboscada mortal do guerreiro Salvaje (Nathaniel Narcisco). Esse por sua vez é muito bem explorado pelo roteiro pois quase nunca se mostra totalmente, mais parecendo uma sombra na colina, espalhando mortes terríveis por onde passa. O duelo final entre Sam (Peck) e Salvaje assim se torna muito esperado pelo espectador e quando isso acontece certamente não decepciona. Também era de se esperar, pois o diretor Robert Mulligan também assinou outras pequenas e grandes obras primas como "O Sol É Para Todos" (com o mesmo Peck no elenco) e "Quando Setembro Vier" (ótima comédia romântica com o galã Rock Hudson). Assim deixo a recomendação desse "A Noite da Emboscada" para os fãs de faroestes clássicos. É um item para se ter na coleção de qualquer admirador desse gênero cinematográfico.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Cinema Clássico
    A Noite da Emboscada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Dom Pablo,
    Mesmo após tantos anos de cinefilia posso dizer que nunca assisti a um filme ruim com Mr.Peck. Esse ator manteve um padrão de qualidade altíssimo em toda a sua carreira. Impressionante!

    ResponderExcluir
  3. E sobre esse faroeste sessentista só tenho elogios. O roteiro mostra que o preconceito contra o índio passava para a mulher branca que "teria se deitado com selvagens". Filmão, filmão!

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick,
    Concordo plenamente com você. Acredito que o filme mais fraco que assisti dele foi "A Profecia". Mesmo assim é um clássico do terror. Assim não há mesmo escapatória. Ele só fez filme bom em sua longa e produtiva carreira no cinema. Um mestre da sétima arte.

    ResponderExcluir
  5. Erick,
    Esse é o chamado preconceito estrutural, fortemente enraizado em premissas de ódio. Comum no passado, infelizmente ainda presente nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Essa atriz a Eva Marie Saint James tinha, como direi, uma beleza feia. Nunca consegui entender que ele sempre fizesse papel de mulher super atraente para todos os homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo: Desconsidere esse comentário. A atriz a qual me refiro é outra com nome parecido e não a desse filme do seu post.

      Excluir
  7. Sob a batuta de Robert Muligan, o que era para ser um simples filme de faroeste, se desdobra num drama racial de proporções inimagináveis. Filme excepcional que extrapola o lugar comum dos filmes de faroeste e faz com que o grande Gregory Peck brilhe novamente. A curiosidade fica por conta do ator Robert Forster que no ano anterior vivera o soldado Williams no clássico de John Huston, O Pecado de Todos Nós. Para quem não lembra, Williams era o soldado que gostava de cavalgar nu, sob os olhares apaixonados do major Weldon Penderton (Marlon Brando).

    ResponderExcluir
  8. Excelentes observações prezado amigo Telmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pablo. Eu sempre gosto de citar essas curiosidades que muitos gostam.

      Excluir