quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Homeland - Quarta Temporada

Homeland - Quarta Temporada
A Quarta temporada da série Homeland foi exibida entre os meses de outubro a dezembro de 2014. No total foram produzidos e exibidos 12 episódios dessa temporada, sempre pela canal Showtime. Nessa temporada 4 os personagens passam a ser ainda mais desenvolvidos, principalmente em relação à protagonista Carrie Mathison, em excelente interpretação da talentosa atriz Claire Danes que realmente fez um trabalho primoroso em todas as temporadas. Pode-se dizer que ela realmente levou essa série com seu trabalho. Abaixo seguem comentários sobre os episódios. Os demais serão disponibilizados aos poucos, conforme for assistindo. Boa leitura.

Homeland 4.01 - The Drone Queen
Danos colaterais. É assim que as forças americanas denominam de modo em geral a morte de civis em ataques contra alvos importantes na luta contra o terror. E é justamente isso que ocorre com uma missão de ataque chefiada por Carrie Mathison (Claire Danes). Ela agora comanda uma unidade da CIA no Afeganistão. Seu objetivo é localizar os líderes terroristas que ainda estão vivos. Quando uma informação quente lhe chega em mãos, dando a localização de um infame jihadista, ela não pensa muito e dá ordens para que dois caças americanos F-15 bombardeiem o local. O que Carrie não sabia é que está sendo realizado um casamento na casa, com muitas mulheres e crianças presentes. Bomba no alvo e... danos colaterais. Dezenas de civis morrem no ataque. Tudo ficaria por isso mesmo se um jovem estudante de medicina sobrevivente das bombas americanas não colocasse cenas do casamento no Youtube. Óbvio que dando rosto às vítimas tudo se torna um grande escândalo na mídia e um sério problema de relações públicas para o governo americano. O título do episódio, "The Drone Queen", se refere a um apelido que Mathison ganha de sua equipe no bolo de seu aniversário. Ela coordena o ataque, mata civis e depois sem maiores problemas sopra as velinhas de seu bolo, sem culpas, receios ou sentimentos pelos que morreram. O tipo de comportamento que a CIA espera de seus agentes. / Homeland 4.01 - The Drone Queen (EUA, 2014) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Alex Gansa, Howard Gordon / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi.

Homeland 4.02 - Trylon and Perisphere
Ser mãe e agente da CIA ao mesmo tempo pode ser um problema e tanto. É justamente isso que Carrie Mathison (Claire Danes) acaba descobrindo nesse episódio. Depois do desastroso bombardeio com drones numa festa de casamento no Afeganistão ela e sua agência estão na mira da imprensa internacional. O episódio anterior acabou com o linchamento pela população de um agente (ao que indica duplo) da CIA. Ele foi responsabilizado pelo ataque e pagou caro, muito caro por seus atos. No meio do furacão Carrie é então enviada de volta aos Estados Unidos, algo que ela não queria. O motivo? Voltar ao lar significa ter que lidar com seu filho, algo que ela não leva o menor jeito e para falar a verdade também não quer levar. O bebezinho está aos cuidados de sua irmã que inclusive já está perdendo a paciência, afinal de contas a decisão de ter um filho implica também assumir responsabilidades, algo que Carrie não deseja. Em um momento ao lado do garotinho ela inclusive confessa que o único motivo de sua existência era o amor que sentia por seu pai, algo que passou e ficou no passado. A cena mais perturbadora acontece quando Carrie está dando um banho na criança. Fica claro que vem uma ideia assustadora em sua cabeça - uma das melhores sequências dessa quarta temporada. É ver para crer! / Homeland 4.02 - Trylon and Perisphere (EUA, 2014) Direção: Keith Gordon / Roteiro: Alex Gansa, Howard Gordon / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi.

Homeland 4.03 - Shalwar Kameez
Pouca gente sabe, mas "Homeland" é baseada na série israelense "Prisoners of War", escrita e criada pelo roteirista e produtor Gideon Raff. De uma forma ou outra, conforme a temporada avança, o remake americano vai trilhando por caminhos próprios. A saga segue com novos personagens e tramas independentes da série original que lhe deu origem. Pois bem, aqui temos mais novidades surgindo. A agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes) tem tanta ojeriza em ser mãe que se viu até mesmo chantageando o diretor de sua agência para arranjar uma nova transferência para o Afeganistão, bem longe das obrigações maternais. Assim ela retorna ao front da guerra ao terrorismo internacional. Lá descobre que precisa também ter jogo de cintura com a nova embaixadora americana na região, uma mulher firme e dura, mas também justa em suas decisões. O quadro no Afeganistão não é dos melhores. Após o linchamento do agente Sandy, Carrie procura por pistas que possam levar aos verdadeiros culpados pelo crime. Uma imagem postada no Youtube parece trazer uma luz sobre isso. Nela um sujeito misterioso parece falar com alguém, como se estivesse coordenando o ataque. Ele se mostra a chave para desvendar esse cruel jogo de espionagem. Provavelmente seja um membro do serviço secreto do Paquistão, mas isso só será desvendado melhor com o tempo e isso Carrie parece ter de sobra. / Homeland 4.03 - Shalwar Kameez (EUA, 2014) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Gideon Raff, Alex Gansa / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniad.

Homeland 4.04 - Iron in the Fire
Não há como escapar da conclusão de que "Homeland" já foi bem melhor antes. Nessa quarta temporada já vejo sinais claros de desgaste e saturação. Como vimos no primeiro episódio o estopim de tudo o que vem acontecendo foi o ataque de drones comandado por Carrie Mathison (Claire Danes) numa festa de casamento no Paquistão. Muitos civis morreram e o caso foi parar na imprensa, comprometendo publicamente a CIA. Depois disso um agente importante da agência americana de inteligência foi morto e agora Carrie reúne provas suficientes de que a inteligência Paquistanesa estaria envolvida no assassinato do agente Sandy. O único sobrevivente do ataque de drones pode ser uma chave na revelação desse mistério, mas o rapaz, que é estudante de medicina na universidade da cidade, parece estar envolvido com tráfico de remédios do hospital onde trabalha. Mais estranho do que isso, seu tio, o terrorista que deveria ter sido morto no ataque dos drones, parece estar vivo e atuante pelas ruas! A trama não traz maiores atrativos em minha opinião. O pior mesmo vem da cena final quando Carrie toma uma atitude que sinceramente seria motivo suficiente para sua demissão sumária da CIA. Além dessa cena ter sido muito forçada e gratuita, não consegui mesmo encontrar qualquer justificativa para ela. Talvez nos próximos episódios isso venha a se tornar mais claro... quem sabe! Por enquanto a solução encontrada pelos roteiristas definitivamente não me agradou. / Homeland 4.04 - Iron in the Fire (EUA, 2014) Direção: Michael Offer / Roteiro: Alex Gansa, Howard Gordon / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi.

Homeland 4.05 - About a Boy
Sinceramente tenho considerado essa quarta temporada de "Homeland" como a pior até agora. Parece que os roteiristas estão sem ideias novas. De todas as novidades da trama a pior é o envolvimento sexual da agente do FBI Carrie Mathison (Claire Danes) com um jovem paquistanês que teria escapado de um ataque de drones ordenado por ela própria. O garoto é sobrinho de um terrorista procurado que provavelmente não tenha morrido no ataque como supõe a agência de inteligência americana. As cenas de Carrie com o rapaz são tão absurdas como inverossímeis, tanto do ponto de vista dela como dele. Não há razão para algo assim, mesmo que Carrie seja completamente desequilibrada em vários momentos da série. Considerei tudo apelativo demais, uma tentativa descarada de levantar a audiência da série nos Estados Unidos (pois de fato "Homeland" perdeu muitos espectadores nos últimos anos). O personagem de Saul Berenson (Mandy Patinkin) que também era uma das melhores coisas da série foi colocado para escanteio, revelando outro erro dos roteiristas. Nesse episódio surge uma promessa que ele volte a ter a importância de antes, principalmente quando se vê cercado por agentes secretos do Paquistão em um aeroporto. Por fim enquanto Carrie se vê envolvida em seu love affair juvenil a CIA acaba perdendo ótimas oportunidades de capturar terroristas perigosos porque ela afinal está na cama com seu novo casinho! Convenhamos, é muita bobagem mesmo. Espero que "Homeland" melhore daqui em diante. / Homeland 4.05 - About a Boy (EUA, 2014) Direção: Charlotte Sieling / Roteiro: Gideon Raff, Alex Gansa / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi.

Homeland 4.06 - From A to B and Back Again
Essa quarta temporada vinha se arrastando há tempos, mas finalmente surgiu um bom episódio. É foi justamente esse! Como se sabe a agente Carrie Mathison (Claire Danes) quer descobrir o paradeiro de um perigoso jihadista paquistanês que erroneamente havia sido dado como morto após o ataque de um drone numa festa de casamento. Nesse episódio finalmente seu sobrinho (com o qual Carrie precisou se relacionar para ganhar sua confiança) confirma que o tio está vivo e escondido. Carrie então arma um verdadeiro teatro para: a) convencer o jovem que ela foi brutalmente sequestrada e agredida por membros da agência de inteligência do Paquistão e b) levar o rapaz a finalmente ir atrás do seu tio nas montanhas em busca de proteção. Uma armadilha muito bem bolada que me fez lembrar dos bons tempos da série (em sua primeira e segunda temporadas). Pois bem, o plano de Carrie dá muito certo, o tio e o sobrinho finalmente se encontram no meio do deserto enquanto a CIA observa tudo através de um drone. Quando ela está prestes a autorizar o bombardeio surge de dentro de um dos carros ele mesmo, Saul (Mandy Patinkin), o ex-diretor da CIA que havia desaparecido desde que foi capturado no aeroporto quando tentava voltar para os Estados Unidos. O jogo assim vira mais uma vez, só que para o lado dos fundamentalistas islâmicos. Dessa quarta temporada, como já frisei, é seguramente o melhor episódio, com todas as doses certas de suspense e tensão. Muito bom, excelente na verdade. "Homeland" prova assim que ainda tem fôlego para seguir em frente. / Homeland 4.06 - From A to B and Back Again (EUA, 2014) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro:  Gideon Raff, Alex Gansa / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi.

Homeland 4.07 - Redux
Saul Berenson está nas mãos de terroristas paquistaneses, gente do Talibã. Haissam Haqqani usa ele como escudo. Como sabe que a CIA não vai explodir seu carro com um drone, decide ir visitar sua família que não vê há anos. Sempre com Saul ao lado, no banco de trás do carro. É sua segurança que não vai explodir pelos ares de uma hora para outra. Enquanto isso Carrie Mathison vai perdendo completamente o controle. Trocaram suas pílulas, o que faz com que fique sem remédio. E ela começa a surtar de vez, agindo de forma não normal. As coisas só pioram e ela chega a ter alucinações, pensando ter encontrado Brody de novo! Por fim as coisas vão de mal a pior entre a diplomacia americana e paquistanesa. O diretor da CIA joga na cara do embaixador do Paquistão que eles ajudam terroristas. E o clima fica tenso entre todos. / Homeland 4.07 - Redux (Estados Unidos, 2014) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi. 

Homeland 4.08 - Halfway to a Donut
É um tempo de caos na vida da agente Carrie Mathison. Depois de surtar por falta de seus medicamentos, ela acorda na casa de um oficial do serviço de inteligência do Paquistão. Saia justa. Depois de recuperada volta ao trabalho. Autoridades americanas e paquistanesas discutem os termos de um acordo onde Saul será trocado por alguns prisioneiros do Talibã que estão em prisões americanas. A negociação é tensa e nesse meio tempo Saul consegue fugir de seu cativeiro. Ele foge pelo meio do deserto e vai parar numa cidadezinha onde pretende encontrar um morador que é contato dos americanos, só que as coisas acabam não dando muito certo. Ele é traído por quem mais confiava. / Homeland 4.08 (Estados Unidos, 2014) Direção: Carl Franklin / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi. 

Homeland 4.09 - There's Something Else Going On
Nesse episódio, muito bom por sinal, a agente Carrie Mathison precisa coordenar a troca de Saul Berenson por cinco terroristas que estavam nas mãos dos americanos. Só membros importantes do Talibã, terroristas perigosos, alguns envolvidos até mesmo com o tráfico de drogas internacional. A troca, apesar de toda a tensão envolvida, até que é feita, mas depois, quando o seu grupo retorna para a embaixada, há um ataque violento aos carros. Pior do que isso, os fuzileiros navais dos Estados Unidos são todos enviados para o local de ataque, deixando a embaixada desprotegida. Quando o episódio acaba, um grupo de terroristas invade o lugar. A tensão pelo visto só vai aumentar. A conclusão só virá no décimo episódio. / Homeland 4.09 - There's Something Else Going On (Estados Unidos, 2014) Direção: Seith Mann / Roteiro: Gideon Raff, Howard Gordon / Elenco:  Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniadi. 

Homeland 4.10 - 13 Hours in Islamabad
Um massacre! É isso o que acontece quando um grupo terrorista invade a embaixada americana no Paquistão. No total 36 pessoas são mortas! Pior do que isso, uma agenda contendo todas as informações sobre agentes americanos e colaboradores paquistaneses caem nas mãos dos terroristas. O presidente dos Estados Unidos então toma uma decisão crucial e decide fechar a embaixada, cortando relações diplomáticas com as autoridades do Paquistão. Enquanto os americanos vão fazendo as malas, se preparando para ir embora de vez daquele país, a agente Carrie Mathison pede mais cinco dias. Ela quer localizar o agente Peter Quinn que ao que tudo indica surtou, saindo pelas ruas da cidade em busca de uma vingança pessoal. / Homeland 4.10 - 13 Hours in Islamabad (Estados Unidos, 2014) Direção: Daniel Attias / Roteiro: Gideon Raff, Alex Gansa / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Nazanin Boniad. 

Homeland 4.11 - Krieg Nicht Lieb
Carrie Mathison vai atrás de Peter Quinn. Acaba encontrando ele quando esse visitava a ex-namorada alemã que trabalha na embaixada da Alemanha no Paquistão. A conversa é tensa, mas Quinn não abre mão de seus planos. Ele fabrica uma bomba para explodir na frente da casa onde está escondido Haissam Haqqani. Os problemas são muitos, inclusive ter que lidar com uma manifestação por lá. Valeria a pena matar dezenas de milhares de inocentes só para liquidar um terrorista? No lado pessoal Carrie recebe uma chamada de sua irmã lhe informando que seu pai morreu. Em uma situação tão complicada como a que Carrie vive, aquilo é um stress a mais para se lidar. / Homeland 4.11 - Krieg Nicht Lieb (Estados Unidos, 2014) Direção: Clark Johnson / Roteiro: Gideon Raff, Howard Gordon / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Laila Robins. 

Homeland 4.12 - Long Time Coming  
Último episódio da temporada. E como termina a série "Homeland"? Esse é um episódio bem diferenciado, onde o foco vai para a vida pessoal da agente Carrie Mathison (Claire Danes). Ela retorna aos Estados Unidos para o funeral do pai. E o retorno ao lar paterno também traz problemas familiares que ela acreditava estar há muitos anos superados. Sua mãe, que abandonou a família quando ela tinha 15 anos também surge na casa para o enterro do ex-marido. Carrie a hostiliza assim que a reencontra. Fica cega de fúria e raiva. O choque entre as duas é dolorido. Depois Carrie se arrepende de seu comportamento e vai atrás da mãe. Descobre que ela tem um filho de 15 anos de idade (seu meio-irmão que não conhecia) e que ela fugiu de casa no passado porque havia engravidado de um amante. Com vergonha da situação decidiu sumir sem deixar rastros. Situação mais do que delicada. Enquanto ela tenta corrigir as feridas e traumas do passado, Peter Quinn (Rupert Friend) é levado para uma nova missão no Paquistão. E tudo com o apoio se Saul. Será que Carrie também vai embarcar nessa nova empreitada não oficial da CIA? / Homeland 4.12 - Long Time Coming (Estados Unidos, 2014) Direção: Lesli Linka Glatter /  Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Laila Robins.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Gomeland
    Quarta Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Qual serie de TV deixou a Claire Danes famosa quando ainda adolescente? Eu assistia, mas me esqueci.

    ResponderExcluir
  3. Lei e Ordem? Dudley? Minha Vida de Cão?

    ResponderExcluir
  4. Sei que não é Lei e Ordem. Era uma espécie de uma crônica de uma adolescente, ou de uma jovem profissional. Talvez eu esteja pensando em outra atriz. Eu me lembro que quando, muito tempo depois, a vi em O Exterminador do Futuro a achei uma adulta mais feia do que eu me lembrava nessa série.

    ResponderExcluir
  5. Bom, nesse caso realmente não sei dizer. Essas três séries ela fez quando ainda era bem jovem.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Homeland 4.07 - Redux
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Homeland 4.08
    Halfway to a Donut
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Homeland 4.09 - There's Something Else Going On
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Homeland 4.10 - 13 Hours in Islamabad
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Homeland 4.11 - Krieg Nicht Lieb
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    Homeland 4.12 - Long Time Coming
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir