sábado, 2 de janeiro de 2021

Depois de Horas

Título no Brasil: Depois de Horas
Título Original: After Hours
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: The Geffen Company
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Joseph Minion
Elenco: Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Verna Bloom, Tommy Chong, Linda Fiorentino, Teri Garr

Sinopse:
Paul Hackett (Griffin Dunne) é um tímido e pacato operador de computadores que decide marcar um encontro com uma garota no bairro do Soho em Nova Iorque, só que seu encontro acaba se tornando uma sucessão de erros e azares sem fim. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator (Griffin Dunne). Filme premiado no Cannes Film Festival.

Comentários:
Eu nunca consegui gostar desse filme. Eu sempre considerei Martin Scorsese um dos maiores diretores de todos os tempos. Um gênio do cinema. Porém esse filme aqui sempre considerei uma obra menor, bem menor, de sua filmografia. Na época o cineasta disse que queria rodar uma fábula urbana que fosse baseada no clássico da literatura "Alice no País das Maravilhas". Bom, se essa foi sua intenção, alguma coisa deu bem errada. O filme sempre me soou como uma comédia romântica meio boba que revista hoje em dia parece completamente datada. Trilha sonora, cenários, figurinos, tudo vai soar bem esquisito na atualidade. Por que Scorsese errou tanto? Uma pista pode ser encontrada em algumas de suas biografias. Nos anos 80 o diretor se viciou em cocaína e afundou na dependência química. Esse filme foi rodado justamente nesse tempo complicado de sua vida. A falta de sentido e nexo provavelmente tenha sido um reflexo desse momento de seu passado.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Depois de Horas
    After Hours
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Dom Pablo,
    O Scorsese trocava entrevistas por saquinhos de cocaína. Tudo muito em Hollywood sabia disso, mas escondia, porque pegava muito mal falar esse tipo de coisa. Ele era um aspirador de pó ambulante. Tremendo viciadão!

    ResponderExcluir
  3. Lord Erick,
    A própria definição de viciado vem justamente disso aí. O sujeito nas garras da cocaína não consegue pensar em mais nada, em fazer mais nada, a não ser aspirar pelo nariz o pó colombiano. E aí perde a noção das coisas. Imagine um jornalista ter que dar um pacote de pó para entrevistar um diretor de cinema. É o fim da picada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Coppola e Scorsese dispuram prá ver quem cheirava mais nos anos 70/80.

    ResponderExcluir