segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Mr. Holland - Adorável Professor

Título no Brasil: Mr. Holland - Adorável Professor
Título Original: Mr. Holland's Opus
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Hollywood Pictures
Direção: Stephen Herek
Roteiro: Patrick Sheane Duncan
Elenco: Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas, Olympia Dukakis, William H. Macy, Alicia Witt

Sinopse:
Glenn Holland (Dreyfuss) é um músico e compositor que arruma um emprego de professor para pagar o aluguel e suas contas para que em suas horas vagas consiga realizar o seu sonho de compor uma grande peça que, em seu sonho, poderia mudar o mundo da música internacional. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator (Richard Dreyfuss).

Comentários:
Penso que esse bom filme nem chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros na época ou se isso aconteceu foi em poucos salas. É um drama, mas com inúmeras situações mais leves, até de humor mais sutil. Dentro da história do cinema americano sempre existiram filmes cujo tema principal girava em torno de um professor especial, que vinha mesmo para transformar a vida de seus alunos. O interessante nessa produção é que ela foi lançada assim meio sem pretensão nenhuma e foi crescendo conforme a publicidade boca a boca foi se consolidando. Acabou que deu uma inesperada indicação ao Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss, o que seguramente foi uma surpresa e tanto para ele. Surpresa e obviamente uma honra. Não venceu, mas só de estar entre os cinco finalistas já foi um feito e tanto para esse pequeno e bem realizado filme sobre a vida de um homem comum que anseia por um destino incomum, que provavelmente nunca vai acontecer.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Mr. Holland - Adorável Professor
    Mr. Holland's Opus
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Richard Dreyfuss começou bem em American Graffiti se destacou em Tubarão e so foi melhorando e acabou se tornando um grande ator.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, sempre gostei do trabalho de Richard Dreyfuss. É aquele tipo de ator se entrega de corpo e alma ao papel que interpreta.

    ResponderExcluir
  4. Deveriam ter traduzido esse titulo original em.Laton "Mr. Holland's Opus" que seria literalmente "Obra do Sr. Hollpnd", ou A Obra do Sr. Holland.

    ResponderExcluir