terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Assassinato de um Presidente

Título no Brasil:O Assassinato de um Presidente
Título Original: The Assassination of Richard Nixon
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar Pictures
Direção: Niels Mueller
Roteiro: Kevin Kennedy, Niels Mueller
Elenco: Sean Penn, Naomi Watts, Don Cheadle, Jack Thompson, Brad William Henke, Nick Searcy

Sinopse:
Filme com história baseada em fatos reais. A vida de Samuel J. Bicke (Sean Penn) está desmoronando. Seu casamento acabou, ele mal consegue ter algum contato maior com suas duas filhas. A ex-esposa tem vergonha dele. Para piorar tudo, ele tem um emprego de vendedor de móveis que no fundo odeia. Procurando por uma saída, ele acaba encontrando apenas a loucura e a insanidade de um ato final sem o menor sentido. Filme indicado no Cannes Film Festival.

Comentários:
Quando tive conhecimento desse filme pela primeira vez, fiquei curioso. O título em inglês dessa produção é "The Assassination of Richard Nixon". Em primeira mão não entendi a lógica desse nome. Afinal o presidente Nixon não foi assassinado e nem tampouco sofreu qualquer atentado à sua vida enquanto era presidente. Então qual seria a lógica aqui? Bom, deve-se assistir ao filme para entender. O personagem interpretado por Sean Penn é a própria explicação. Ele foi um homem que acabou sendo arrasado pela sociedade. E quando se usa essa expressão já se sabe que vem coisa ruim pela frente. E de fato foi isso mesmo que aconteceu. O filme pode ser visto como uma biografia de mais um daqueles loucos violentos que a sociedade dos Estados Unidos forja todos os anos. O tal sujeito que parece normal, mas que um dia compra uma arma e sai massacrando pessoas inocentes a esmo. Porém o filme também pode ser vista sob outro ângulo, quando mostra uma pessoa que é tragada pelo fracasso pessoal e profissional, e que diante disso cai no desespero completo, tudo turbinado por teorias da conspiração que transformam em geleia a mente desse tipo de pessoa mentalmente fragilizada. É um bom filme, gostei, mas devo advertir que também tem um roteiro um tanto sombrio, pesado, melancólico, sem nenhuma esperança de redenção pessoal para seu protagonista. Enfim, um filme para poucos.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. O Assassinato de um Presidente
    The Assassination of Richard Nixon
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui assistindo ao vivo a posse do Biden esperando algo assim pra ver se dá uma agitada nessa posse soporífera.
    Quanto ao filme, o Sean Penn tem a cara desse tipo de personagem. É o tal loser amargurado, que nos EUA, principalmente, sempre causa algum tipo de tragédia.
    PS. Lembrei de uma curiosidade lá no Get Shorty.

    ResponderExcluir
  3. E ele está muito bem no filme. Gostei da interpretação do Sean Penn aqui. Um sujeito tão estranho e fora do normal que consegue deixar todos à volta meio constrangidos apenas com sua presença.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse filme em 2004 e tive uma aflição danada quando ele entrou no avião e deu um tiro na cabeça do co-piloto.

    ResponderExcluir
  5. Se eu lembro bem a história do filme se passa em 1974. Era mais fácil entrar armado em um avião naqueles tempos. Depois de 11 de setembro as coisas ficaram mais seguras.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Erick. O filme se passa na década de 1970, com o personagem enlouquecendo aos poucos enquanto na TV, nos jornais, todos falando de Watergate do Nixon. Inclusive ele manda vários materiais para o jornalista Carl Bernstein, o mesmo que desmascarou Nixon.

    ResponderExcluir
  7. Sim, viajar de avião naqueles tempos era bem mais perigoso, bem mais perigoso. Tanto que vemos o que acontece na cena final.

    ResponderExcluir