domingo, 17 de janeiro de 2021

Comboio Para o Leste

Em 1943, ainda na época da II Guerra Mundial, o astro de Hollywood Humphrey Bogart atuou nesse clássico do cinema. Na época o grande receio dos navios mercantes que cruzavam os mares era a presença ameaçadora de submarinos da marinha da Alemanha nazista. Diversas embarcações foram afundadas nesse período histórico. O filme conta uma dessas histórias. Um petroleiro americano é afundado por um submarino alemão e os sobreviventes passam 11 dias no mar em uma balsa. Sua única possibilidade de salvação é o navio "Sea Witch" que está se dirigindo até o porto de Murmansk no Atlântico Norte. Esse foi o primeiro filme de Humphrey Bogart após ele realizar o maior filme de sua carreira, o clássico "Casablanca". Como se pode ver pelo enredo, Bogart ainda estava empenhado no esforço de guerra dos aliados, o que era de esperar pois o filme foi realizado em 1943 e a Segunda Guerra Mundial ainda assolava o mundo. O filme explora a chamada batalha do Atlântico Norte, quando vários navios mercantes foram afundados por submarinos alemães. Os nazistas não tinham o menor receio de atirar em navios civis, levando pessoas e cargas. Obviamente mais um crime de guerra dos seguidores de Hitler.

Nesse filme o ator Humphrey Bogart interpretou um personagem heroico que a Warner quis vender como uma espécie de "Sargento York", uma produção clássica de enorme sucesso na época. Na realidade, se formos analisar bem, pouca coisa pode ser comparada. Esse filme com Bogart tem produção bem mais modesta, fotografia em preto e branco e mostra sinais da dificuldade técnica da época em recriar as batalhas entre submarinos e a Marinha americana, que na época usava cargas de profundidade para destruir as frotas alemãs de U-Boats. Movimentado, não tenta ser o que não é, pois no fundo é uma produção de ação e aventura, com muita mensagem de patriotismo para quem estava no front de guerra. Um clássico para se divertir, acima de tudo.

Comboio Para o Leste (Action in the North Atlantic, Estados Unidos,  1943) Estúdio: Warner Bros / Direção: Lloyd Bacon, Byron Haskin / Roteiro: John Howard Lawson, Guy Gilpatric / Elenco: Humphrey Bogart, Raymond Massey, Alan Hale / Sinopse: O roteiro desse clássico dos filmes de guerra explora o afundamento de navios mercantes por parte da marinha da Alemanha nazista durante a II Guerra Mundial. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original (Guy Gilpatric).

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Comboio para o Leste
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Anteontem eu vi o Bogart em "Não Somos Anjos" de 1955. Quem diria vendo essa rara comédia com o Bogart, que ele estaria morto apenas dois anos depois?

    ResponderExcluir
  3. Esse filme iria ganhar um remake muitos anos depois com o Sean Penn e o Robert De Niro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas é bem menos lírico e sutil que esse com o Bogart. O De Niro tem que comer muito feijão pra chegar no Bogart.

      Excluir
  4. Pablo:
    No post do Cavaleiro Solitário de ontem eu me esqueci da coisa mais importante e atual.
    O ator Armie Hammer, que faz o "coadjuvante" John Reid, está sendo acusado de canibalismo, aos moldes do Hannibal Lecter.
    Ontem ele também foi interrogado pela policia por conta de imagens postados por ele de uma moça seminua e amarrado em uma cama. E tem mais umas coisas peludas. Essa já era em Hollywood.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Não tinha a menor ideia disso. Nunca ouvi falar! Se for verdade é algo completamente chocante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta por o nome dele é a primera coisa que aparece no Google.

      Excluir
  6. Bom pra historiadores, da guerra e do cinema.

    ResponderExcluir