quarta-feira, 4 de março de 2020

O Expresso Polar

Título no Brasil: O Expresso Polar
Título Original: The Polar Express
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Chris Coppola, Michael Jeter, Nona Gaye, Peter Scolari, Brendan King

Sinopse:
Na véspera de Natal, um jovem garoto embarca em uma aventura mágica em direção ao Pólo Norte. Ele embarga em um trem encantado chamado Polar Express. E na viagem aprende sobre amizade, bravura e o espírito do Natal.

Comentários:
Robert Zemeckis adaptou a novela de  Chris Van Allsburg e escreveu o roteiro desse filme. Só que ao invés de dirigir um filme convencional, com atores de carne e osso, ele decidiu ir por outro caminho, usando a computação gráfica. Utilizando a técnica de captação de movimentos, ele pensou que iria fazer algo próximo da perfeição. Não deu. Eu tive a oportunidade de assistir a esse filme no cinema, com a melhor projeção possível. E sinceramente falando não gostei do visual. Algo soou muito artificial, pouco realista. Claro, jamais seria igual ao mundo real, mas devo dizer que mesmo sob esse ponto de vista a imagem final deixou a desejar, em meu ponto de vista. O curioso é que todas as indicações ao Oscar vieram da parte sonora do filme. Expresso Polar foi indicado nas categorias de Melhor Música Original, Melhor Edição e mixagem de som. Tom Hanks sempre foi um dos atores que mais gostei no cinema. Para preservar sua simpatia e carisma o seu personagem digital não foge em nada de sua imagem real. A única diferença veio de um bigode chamativo. Enfim, não gostei muito. Porém devo dizer que não fazia parte do público alvo dessa produção, quando o assisti. Muito provavelmente as crianças vão apreciar mais. E isso, no final das contas, era o que desejava seus realizadores.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Expresso Polar
    Tom Hanks animado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu nunca consegui ver esse filme até o fim.

    Off topic:
    Acabei de assistir "O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio".
    Foi um festival de "nunca". Nunca vi diálogos tão "vergonha alheia" em um filme de ação; nunca vi velhos decrépitos querendo ser super herói da Marvel; nunca vi tanta falta de lógica, tanto da estória, quanto da ação. E o estranho é que toda ruindade se apresenta em escala exponencial, tanto que até parece ser de propósito. Acho que esse foi o pior filme de grande orçamento que já vi em toda a minha vida, e olha que eu vi Waterworld no cinema. Que lixo!

    ResponderExcluir
  3. O filme é fraco mesmo. Acho inclusive que será o último dessa franquia porque custou caro e teve uma péssima bilheteria. Ninguém aguenta mais vez o Arnoldão fazendo um robô exterminador que envelhece!

    ResponderExcluir