segunda-feira, 16 de março de 2020

Peter Pan

Título no Brasil: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: P.J. Hogan
Roteiro: P.J. Hogan
Elenco: Jeremy Sumpter, Jason Isaacs, Olivia Williams, Rachel Hurd-Wood, Lynn Redgrave, Richard Briers

Sinopse:
As crianças da família Darling recebem uma visita de Peter Pan, que as leva para a Terra do Nunca, onde está em andamento uma guerra com o malvado Capitão Pirata Hook. Roteiro baseado na peça teatral original intitulada "Peter and Wendy", escrita por J. M. Barrie em 1911.

Comentários:
A versão mais famosa é a animação dos estúdios Disney. Curiosamente nunca tinham feito (não que me lembre agora) um filme com atores de carne e osso, com roteiro baseado mais fielmente na peça teatral original. E então chegamos nesse filme. Eu me lembro que assisti no cinema. Foi meio decepcionante, mas não totalmente. Os produtores fizeram uma boa produção cinematográfica, tudo de extremo bom gosto. Figurinos, cenários, direção de arte, tudo digno e fiel a uma produção que no final das contas custou mais de 100 milhões de dólares. Só que faltou também uma alma. Esse tipo de filme infantil precisa passar uma certa magia da tela para o público. Isso não aconteceu. Achei o ator juvenil Jeremy Sumpter que interpreta Peter Pan bem fraquinho. Foi um filme caro demais que não teve retorno de lucro que os produtores esperavam, o que de certa maneira afundou as pretensões de se voltar ao personagem nas salas de cinema. No final de tudo ainda prefiro muito mais a tradicional animação da Disney (muito charmosa por sinal) e até mesmo o filme de Steven Spilberg, que não era fiel ao material original.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Na versão com o Robin Willians, quem estragou tudo foi a Júlia Roberts interpretando a sininho. Essa personagem era praticamente um símbolo sexual, sendo uma fada toda cheia de curvas e sensual com seus vestidos curtinhos. A Júlia Roberts, ao contrário, estava muito magra, ossuda, com queixo comprido e pontudo e pernas muito finas. As adaptações desse conto não dão sorte.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei a Julia Roberts feia, mesmo quando era jovem e tinha o cabelo grande, cheio de cachos. É uma atriz talentosa, quando tem um bom roteiro em mãos, mas não é bela como dizem por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, em "Uma Linda Mulher" teve que usar até dublê de corpo pra cenas com detalhes da sua silhueta.

      Excluir
  3. Serge, a Julia Roberts é a prova de que as mulheres americanas não são bonitas. Elas são super produzidas. São coisas diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. E têm dificuldades pra serem sensuais também.

      Excluir