quinta-feira, 5 de março de 2020

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

Título no Brasil: Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Título Original: Big Fish
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August
Elenco: Ewan McGregor, Albert Finney, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Billy Crudup, Alison Lohman

Sinopse:
Roteiro baseado no romance escrito por Daniel Wallace. O filme conta a história de um filho que precisa voltar para sua cidade natal pois seu pai está morrendo. Isso o leva a relembrar fatos de sua infância e juventude, quando seu pai contava histórias fantasiosas e impossíveis de acontecer, embora insistisse em dizer que era tudo verdade.

Comentários:
Eu gostei bastante desse filme. O diretor Tim Burton quase sempre é lembrado por seus filmes mais ligados ao mundo da fantasia, com toda aquela direção de arte bem característica de suas obras. De fato Tim Burton, em cada filme que fez, sempre deixou sua marca registrada em cada cena, criando uma verdadeira identidade visual em sua filmografia. Esse filme "Big Fish" é um dos mais ternos e humanos do cineasta. Aqui ele volta ao passado para refletir sobre o relacionamento entre pai e filho. Ele agora vive um bom momento na sua vida profissional, mas tem que parar tudo para rever seu pai, provavelmente pela última vez. O velho está morrendo. Um contador de histórias absurdas, considerado um mentiroso em série por muitos, o pai está partindo para sua última jornada, enquanto o filme revive o passado, tentando conectar seus sentimentos com suas lembranças mais antigas. Um filme belo, com ótimo roteiro e um elenco realmente acima da média. Do Tim Burton certamente é um dos melhores. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora Incidental (Danny Elfman). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney), Melhor Trilha original (Danny Elfman) e Melhor Música Original ("Man of the Hour" de Eddie Vedder).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Tim Burton pra mim sempre lembra noir moderno, desde Edward Mãos de Tesoura, porém confesso que ultimamente estou um pouco cansado do estilo dele. Basta cita-lo que perco a vontade de assitir.
    Peguei asco também da mulher dele, a Helena Bonhan Carter. O último que assisti com ela foi O Barbeiro Demoníaco. Esse é repugnante, mas até que gostei.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. O estilo visual do Tim Burton pode ser considerado enjoativo para alguns. E realmente em excesso pode dar a sensação de saturação. De minha parte até gosto. Até seus filmes mais fracos se tornam ao menos interessantes por causa dessa direção de arte, figurinos, cenários, etc.

    ResponderExcluir