"Nada Santo" é uma produção italiana que conta a história de um criminoso chamado Santo Russo (Riccardo Scamarcio). Ainda jovem é condenado por um crime que não cometeu. Enviado para o reformatório se torna um bandido de pequenos delitos, até que vai crescendo no mundo do crime, se envolvendo com todo tipo de práticas criminosas. O cinema italiano tem seus próprios cacoetes, que aqui se repetem. A trilha sonora é vintage, bem típica da década de 1970. O filme acompanha toda a história de vida desse bandido, desde os primeiros crimes pequenos até o auge de sua "carreira" quando se envolve no tráfico de heroína, um negócio altamente lucrativo que o torna um homem rico.
Muita gente brincou dizendo que o filme seria uma espécie de "Os Bons Companheiros" versão italiana. Não penso dessa forma. O Santo do filme não é necessariamente um mafioso. Ele está mais para um sujeito freelancer do mundo do crime. Onde for necessário realizar um serviço sujo, ele aparece. Não chega também a ser um assassino profissional, pois embora mate por encomenda, na maioria das vezes assassina seus opositores por puro interesse comercial. E como todo italiano de sua geração também procura por uma católica virgem para se casar, muito embora mantenha uma amante em um apartamento luxuoso em Milão. A modelo vive em outro mundo, em outro universo e esse choque de realidade gera até boas cenas.
No geral eu gostei do filme. Muita gente pode implicar pelo lado mais italianíssimo do filme. Assim como o cinema brasileiro sempre há um espaço para cenas mais focadas em sexo e violência. Algumas delas nada discretas. A trilha sonora marca presença, sempre um tom acima, o que me fez lembrar até mesmo dos filmes de faroeste da era do western spaghetti. O povo italiano é provavelmente o mais parecido com o brasileiro na Europa. Isso vai criar um ponto de identificação com o público brasileiro. E de fato, pelo que soube, esse filme acabou recebendo ótima recepção no Brasil, tendo uma boa audiência na plataforma.
Nada Santo (Lo Spietato, Itália, 2019) Direção: Renato De Maria / Roteiro: Renato De Maria, Valentina Strada / Elenco: Riccardo Scamarcio, Sara Serraiocco, Alessio Praticò / Sinopse: O filme conta a história do criminoso Santo Russo (Riccardo Scamarcio), desde sua entrada no mundo do crime, ainda adolescente, até seu auge, quando começou a se envolver no tráfico de heroína, algo que o tornou um homem rico.
Pablo Aluísio.
Cinema Europeu - Netflix
ResponderExcluirNada Santo
Pablo Aluísio.
Eu assisti esse filme a pouco tempo, mas nem ousei te sugerir pois achei que jamais você assistiria algo desse nível. O cinema italiano, assim como o brasileiro, é prodigo em produções cinematográficas cafonas. Para cada Roberto Rossellini, Victório de Sica, Frederico Fellini, Lucino Visconti e Sergio Leone, há mil Renatos de Maria.
ResponderExcluirAté gostei, mas antes baixei a bola, baixei qualquer expectativa, entendi bem que é um filme italiano, etc. Agindo assim não achei decepcionante. Achei que era isso mesmo que iria assistir.
ResponderExcluirEsse ator Riccardo Scamarcio também está no filme John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar. Ele é muito popular na Itália e já dá seus passinhos no cinema americano.
ResponderExcluirBoa lembrança Erick! Seria ele um novo Al Pacino? Calma... não vamos chegar a tanto! rsrsrs
ResponderExcluir