sábado, 14 de março de 2020

A Grande Mentira

O filme começa até muito bem. Betty McLeish (Helen Mirren) é uma senhora viúva e solitária que decide usar a internet para conhecer pessoas de sua idade. Acaba conhecendo em um serviço de encontro Roy Courtnay (Ian McKellen), um senhor que parece ser fino e elegante, de conversação agradável. Justamente o que ela estaria procurando. O problema é que por baixo dos bons modos, da educação e da polidez, esconde-se um trambiqueiro, um homem com longo histórico de aplicação de golpes. Um estelionatário que está de olho principalmente nos bens e no dinheiro da senhora McLeish.

Esse filme é aquele tipo de thriller que começa muito bem, mas que derrapa um pouco no final. O fato de termos como protagonista um casal de idosos, pessoas na terceira idade, interpretados pelos ótimos Ian McKellen e Helen Mirren, acende imediatamente o interesse dos cinéfilos. E eles estão muito bem em seus personagens. Grandes profissionais da arte de representar, não poderia ser diferente. O problema, ao meu ver, vem do roteiro. A trama que vai se desenvolvendo começa a ser tornar inverossímil demais. A forçada de barra dos roteiristas vai ficando cada vez mais óbvia. E a luta por uma reviravolta que surpreenda demais o espectador, acaba quebrando um pouco o interesse que vinha desde o começo do filme.

E o curioso é que a revelação final (que obviamente não vou escrever nessa linhas) não me convenceu muito. Seria muito esforço e sacrifício por algo que não teve tanta importância assim tão grande no passado. E o roteiro não se contenta em criar reviravoltas para apenas um dos personagens, mas para ambos. Nem o senhor é quem diz ser e nem a senhora está isenta de esconder segredos de seu passado. Se o espectador vai aderir a todas essas revelações, dependerá de cada caso. No meu, posso dizer que aceitei apenas parcialmente as soluções encontradas por esse time de roteiristas. Algumas situações, como já disse, soaram forçadas demais para o meu gosto.

A Grande Mentira (The Good Liar, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, 2019) Direção: Bill Condon / Roteiro: Jeffrey Hatcher, Nicholas Searle / Elenco: Helen Mirren, Ian McKellen, Jim Carter, Russell Tovey  / Sinopse: O filme conta a história de uma senhora viúva que conhece um distinto cavalheiro em um site de encontros na internet. Ela procura por um novo relacionamento baseado em companheirismo de pessoas na terceira idade. O problema é que ele não é exatamente aquilo que afirma ser. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. A Grande Mentira
    Nota: 7.6
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Assisti no cinema. Achei mais ou menos. Esperava mais por causa do elenco. Ficou no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. A qualidade dos atores eleva a expectativa nas alturas. Porém é fato, o filme é meramente mediano, embora tenha uma certa classe.

    ResponderExcluir
  4. Esperei muito pra ver esse filme, por causa da dupla principal e do assunto, estava ansioso.
    A reviravolta que você cita eu já imaginei nos primeiros momentos, mas não pelos motivos que se dão. Ficou tudo bobo, maniqueísta mongolóide com a coincidência do destino do Ian McKellen.
    Eu sempre acho a Hellen Mirren bonita, mesmo velha, mas até isso nesse filme está estranho com um botox que ela colocou na boca a deixando meio paralisada. Enfim, decepção.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Serge, é o velho problema: expectativas demais, filme... de menos! É complicado!

    ResponderExcluir