sábado, 21 de março de 2020

Os Heróis de Telemark

Título no Brasil: Os Heróis de Telemark
Título Original: The Heroes of Talemark                    
Ano de Produção: 1965
País: Estados Unidos
Estúdio: Benton Film Productions
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Ivan Moffat, Ben Barzman
Elenco: Kirk Douglas, Richard Harris, Ulla Jacobsson, Michael Redgrave, David Weston, Alan Howard

Sinopse:
A história do filme é baseada em fatos históricos reais. Tudo se passa na fria e distante Noruega. Membros locais da resistência à ocupação nazista e agentes da inteligência britânica se unem na missão de impedir que o III Reich venha a fabricar sua bomba atômica. Um comando especial é enviado em missão secreta para sabotar todos os planos do exército alemão. A intenção é colocar tudo abaixo, para que os nazistas não consigam ter em mãos essa arma de destruição em massa.

Comentários:
A década de 1960 foi a última dos filmes de guerra ao velho estilo. Esses roteiros bem patrióticos, ufanistas até, seriam substituídos por temas mais tensos, mais críticos. Na década de 1970 filmes como "Apocalypse Now" colocariam um fim a essa antigo forma de retratar os soldados e combatentes nos fronts de batalha. A própria guerra do Vietnã e seus problemas sociais iriam se tornar um muro para a produção de filmes como esses. Dito isso, sobre essa ar meio antigo, um tanto ultrapassado em termos de filmes de guerra, esse "The Heroes of Telemark" tem seus bons momentos. O grande atrativo vem do elenco e da direção. A presença de Kirk Douglas em qualquer filme já vale a sessão, mas quem brilha mesmo é Richard Harris! Que grande ator ele foi. Domina da primeira à última cena em que aparece. Grande talento. Por fim temos também a direção de Anthony Mann. Seus grandes filmes foram os de faroeste que rodou ao lado de James Stewart. Aqui também não perdeu a mão, concluindo um filme de guerra eficiente e bem conduzido. Acima de tudo o filme mantém o interesse porque o roteiro é bom. E é bom justamente porque conta uma história por demais interessante. Havia na guerra uma disputa para saber qual lado iria construir a primeira arma nuclear da história. Claro que esse tipo de bomba jamais poderia ser produzida por Hitler pois o custo humano de milhões de vidas iria ser alto. Por essa razão os militares do filme acabaram se tornando grandes heróis na II Guerra Mundial. O que eles evitaram sem dúvida não pode ser nem ao menos calculado. Nessa missão eles certamente salvaram milhões de vidas de inocentes.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Especial Kirk Douglas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Muita gente quer destruir os valores tradicionais, mas felizmente há ampla margem da sociedade que quer preservá-los. Há uma reação a isso. Ainda bem.

    ResponderExcluir
  3. A maior ironia histórica é que a Alemanha tinha os melhores cientistas. Só que eles eram judeus. Hitler então expulsou ou matou todos eles. Os melhores foram para os EUA onde ajudaram a construir a bomba. Ideologia política demais cega e emburrece as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, o tiro saiu pela culatra para os nazistas. Obviamente o alto escalão de Hitler não era muito inteligente. Nem o Hitler era inteligente. Ele era um mero cabo da I Guerra Mundial e artista frustrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hitler artista. Todo ditador megalomaníaco tem um que de patético.
      Serge Renine.

      Excluir
  5. O Irlandês Richard Harris, morto em 2002, foi um ator extraordinário. E este filme eu não conheço. Vou procurar.

    ResponderExcluir