domingo, 1 de março de 2020

A Cidade da Máfia

Título no Brasil: A Cidade da Máfia
Título Original: Mob Town
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: 2B Films
Direção: Danny A. Abeckaser
Roteiro: Jon Carlo, Joe Gilford
Elenco: David Arquette, Danny A. Abeckaser, P.J. Byrne, Jamie-Lynn Sigler, Jennifer Esposito, Gino Cafarelli

Sinopse:
Baseado em fatos reais. Em 1957 o chefão mafioso Vito Genovese decidiu promover uma grande reunião de chefes da cosa nostra em uma pequena cidade do interior do estado de Nova Iorque. A reunião da cúpula do crime organizado acabou sendo descoberta por um simples policial chamado Ed Croswell (Arquete).

Comentários:
Esse filme B conta uma história bem interessante, que é até bem conhecida pelos que gostam de estudar a história da máfia. A malfadada reunião dos chefões das principais famílias em uma cidade pequena e afastada. Nunca na história da cosa nostra havia se cogitado reunir em um mesmo local tantos chefões, alguns dos principais capos das principais famílias mafiosas dos Estados Unidos. E toda essa movimentação acabou descoberta por um simples patrulheiro de rodovia que foi desconfiando do que estava acontecendo. Seus superiores não lhe deram ouvidos quando ele começou a dizer que algo grande estava acontecendo naquela cidadezinha. Um italiano, com fama de bandido, chamado Joe Barbara, estava comprando toda a carne da cidade. Ele ia nas peixarias e comprava todo o estoque. Comprou todas as caixas de bebidas que conseguiu encontrar e tudo com dinheiro á vista. Isso despertou as suspeitas do policial interpretado por David Arquette que foi atrás seguindo pistas. Acabou estourando a reunião das reuniões dos chefes mafiosos da América. Eu já tinha visto um documentário sobre esse evento, mas aqui no filme tudo é bem reconstituído. A produção é modesta, é verdade, mas o filme deu conta do recado, recriando um momento ímpar na história dos mafiosos. E pensar que muitos daqueles chefes poderosos caíram em uma armadilha sem nem ao menos se darem conta do que realmente estava acontecendo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eu li essa história minuciosamente detalhada na biografia do Joe Bonano.
    Essa reunião foi um desastre pois foi a primeira vez que a máfia ficou nua. A ideia de fazer uma reunião dessas com aqueles barrigudos e seus carros brilhantes numa cidade caipira foi de uma falta de bom senso que abalou a auto confiança da Máfia pra sempre. A humilhação desses gordos pulando janelas correndo para o mato os fez de palhaços perante a opinião pública e expôs mafiosos que até então não existiam no radar da polícia.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Essa imagem de mafiosos gordos pulando cercas e fugindo no meio do bosque é sempre a primeira que me vem à mente quando penso nessa reunião dos chefões mafiosos da época. Uma imagem aliás nada condizente com o glamour que o cinema sempre trouxe para esses gângsters.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Parece que dessa turma os únicos que correspondem a essa imagem glamourização que você fala são Justamente o Joe Bonano, que era descrito como um homem belo e refinado e o Bugsy que até era metido a galã de cenema, o restante era essa tragédia física descrita nessa malfadada reunião de Apalachin.

      Excluir
    2. Perdoe meus erros. Detesto escrever no smartphone por isso.

      Excluir