sábado, 14 de março de 2020

O Homem que Não Estava Lá

Título no Brasil: O Homem que Não Estava Lá
Título Original: The Man Who Wasn't There
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: USA Films
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: Billy Bob Thornton, Frances McDormand, James Gandolfini, Michael Badalucco, Katherine Borowitz, Jon Polito

Sinopse:
Ed Crane (Billy Bob Thornton) trabalha como barbeiro. Ele é um homem honesto e trabalhador. Também é um sujeito de poucas palavras. Sua vida simples e objetiva acaba quando ele passa a desconfiar que sua esposa o está traindo. Doris (Frances McDormand) passa a ser então o tormento de sua vida.

Comentários:
Eu particularmente considero os irmãos Coen cineastas brilhantes. Nunca assisti a um filme deles que não fosse no mínimo interessante. Isso sem falar nas diversos excelentes filmes que dirigiram e roteirizaram. Aqui eles fazem uma homenagem ao cinema noir. O filme tem uma bela fotografia em preto e branco assinada por Roger Deakins. Esse diretor de fotografia inclusive foi indicado ao Oscar da categoria por esse mesmo trabalho. A crítica adorou "O Homem que Não Estava Lá" e isso resultou também em uma prestigiada indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme - Drama. Todas essas indicações foram mais do que merecidas. O filme é realmente uma pequena obra-prima. O elenco é ótimo e Billy Bob Thornton nunca esteve tão bem. Caladão e observador, ele narra todos os acontecimentos que se passam na tela, com sobriedade e precisão, apesar do absurdo de certos momentos. E do elenco também destacaria a atriz Frances McDormand como a suposta esposa infiel e o excelente James Gandolfini como um mafioso! A cena dele com Billy Bob Thornton é uma das melhores coisas do filme. Enfim, não deixe passar esse filme em branco. É uma viagem ao passado, para a imortal estética do cinema noir dos anos 1940. Um presente para qualquer cinéfilo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Homem que Não Estava Lá
    A Obra noir dos irmãos Coen
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão Pablo. Os irmãos Coen, desde o já distante Fargo, mostraram a que vieram e são sempre bons, e tem outra coisa, os dois não se transformaram, bizarramente, em mulheres como o fizerem surpreendentemente os irmãos Wachowski, diretores (as) de Matrix. Eu tive que pesquisar em vários artigos pra acreditar nessa dos Wachowski. Caramba, um já seria demais, mas os dois? Cada uma! Ou melhor...cada duas!

    ResponderExcluir
  3. Eles são excelentes e possuem uma vasta filmografia para provar isso. Já os outros irmãos... tem Matrix. E não sai muito disso.

    ResponderExcluir