quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Refúgio Secreto

Filme baseado em fatos reais, na história da holandesa Corrie Ten Boom. Ela morava ao lado do pai e da irmã em uma pequena cidade holandesa quando o país foi invadido pelas tropas nazistas de Hitler. Assim que os alemães chegaram começaram as perseguições contra os judeus. Eles deveriam ser localizados e embarcados em trens que iam direto para os diversos campos de concentração espalhados por toda a Europa. Corrie Ten Boom era uma mulher religiosa, cristã, que não concordava com o que estava acontecendo. Assim ela decidiu que iria começar a esconder judeus em sua casa, localizada em cima do pequeno negócio da família, uma relojoaria. Aos poucos começam a chegar famílias e mais famílias para ela ajudar. Eles começam então a construir um esconderijo judeu no andar de cima, algo parecido com o que também aconteceu com Anne Frank.

No começo tudo ia dando certo, mas quando o cerco se fechou os nazistas finalmente descobriram que ela e sua família estava escondendo judeus. A punição foi severa. Corrie, sua irmã e seu idoso pai foram enviados para o campo de concentração de Ravensbruck. O filme a partir daí explora todas as atrocidades cometidas pelos nazistas, os guardas sádicos, a fome, as doenças e o trabalho escravo do qual nem as mulheres eram poupadas. Elas foram presas como prisioneiras políticas, pois sendo holandesas cristãs (não judias) não deveriam ser enviadas para campos de extermínio de judeus.

Tudo o que se vê na tela foi baseado no livro de memórias de Corrie Ten Boom. Depois da II Guerra Mundial ela virou uma missionária cristã que visitou dezenas de países para contar sua história. Seu livro obviamente se tornou um best-seller e ela um símbolo contra o holocausto. Inclusive a própria faz uma aparição muito tocante nos momentos finais do filme, já bem idosa, mas completamente lúcida sobre tudo o que viveu, sobre os crimes que sofreu ao longo de sua vida. Esse filme é um belo exemplo de vida de algo que historicamente jamais poderá voltar a acontecer.

O Refúgio Secreto (The Hiding Place, Estados Unidos, 1975) Direção: James F. Collier / Roteiro: Allan Sloane, Lawrence Holben, baseados no livro escrito por Corrie Ten Boom e John Sherrill / Elenco: Julie Harris, Jeannette Clift, Arthur O'Connell, Robert Rietty / Sinopse: Filme baseado na história pessoal da holandesa Corrie Ten Boom. Durante a ocupação nazista ao seu país durante a II Guerra Mundial, ela é acusada junto de sua família de esconder judeus. Presa, é enviada para um campo de concentração onde passa a sofrer todos os horrores do holocausto.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário