quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Criminosos de Novembro

O que me levou a assistir esse filme foi a presença da atriz Chloë Grace Moretz. Sempre achei ela uma das mais interessantes atrizes de sua geração. Só que esse filme é realmente um tanto quanto fraquinho. A história vai pelo mesmo caminho, pouco verossímil, pouco convincente. A Chloë interpreta uma estudante do ensino médio que namora um jovem problemático. A mãe dele morreu recentemente e ele se sente culpado por isso (o roteiro nunca explica a razão concreta dele se sentir assim). Pois bem, quando um amigo é assassinado em uma lanchonete onde trabalha, ele termina de pirar, colocando na cabeça que precisa resolver o caso de todo jeito. Uma pessoa normal, obviamente, iria deixar isso para a polícia resolver, mas ele não, parte para investigar o caso, mesmo colocando em risco a sua vida e a da namorada. Uma decisão bem idiota de se tomar.

Como eu já escrevi, temos aqui um enredo complicado de se comprar. O espectador ao invés de criar algum vínculo emocional com o protagonista começa ao invés disso achar que ele é um imbecil. Mesmo com problemas emocionais pela morte da mãe (o roteiro quer enfiar isso goela abaixo do público como justificativa para seus atos), seja por qual razão for, ninguém em sã consciência começaria a frequentar bairros cheios de traficantes para supostamente fazer "justiça" na sociedade. Some-se a isso o fato dele ser um bobão que leva a namorada em becos escuros para perguntar a bandidos se eles sabem quem matou seu amigo e você terá uma visão da situação toda! Que coisa mais bizarra! Em uma cena ela escapa por um triz de ser estuprada por criminosos! Você se identificaria com um tolo desse nível? Assim o resultado é muito morno e sem propósito para levarmos esse filme à sério. Tirando a graciosa atuação da Chloë Grace Moretz, todo o resto é pura perda de tempo. Enfim, é um filme indie sem consistência, para pessoas que sofrem de bondadismo sem cura. 

Criminosos de Novembro (November Criminals, Estados Unidos, 2017) Direção: Sacha Gervasi / Roteiro: Sacha Gervasi / Elenco: Ansel Elgort, Chloë Grace Moretz, David Strathairn / Sinopse: Phoebe (Chloë Grace Moretz) namora Addison (Ansel Elgort). Eles estão numa fase bacana na vida, terminando o colegial, se preparando para ir para a universidade. Tudo estaria bem, se não fosse os problemas emocionais do namorado. Ele está tentando enfrentar a perda da mãe. Emocionalmente abalado, ele literalmente fica obsessivo quando seu amigo é morto a tiros numa lanchonete. Depois dessa tragédia ele resolve que irá descobrir a identidade do assassino de qualquer maneira, colocando em risco sua vida e a de sua jovem namorada.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Minha filha me perguntava como o Huguinho o Zezinho e o Luizinho dos quadrinhos Disney saiam sozinhos para aquelas super aventuras e ninguém se preocupava com eles. Um adolescente, quando tem um situação como essa do filme do seu post, o máximo que ele faz é ir ao shopping para esquecer.

    Of Topic:

    Pablo:

    Ontem eu assisti, na Netflix, “Chet Baker – A Lenda do Jazz”. Quem interpreta o Chet Baker é o Ethan Hawke, que se não possui a estrutura do rosto (leia-se maxilar) parecida com a do Chet Baker, pelo menos, possui beleza equivalente para justificar a atração que o Chat exercia sobre as mulheres mesmo sendo um sujeito triste, arrebentado fisicamente e de mal com a vida. Se você ainda não assistiu, de uma conferida (vale a pena) e depois faça uma resenha aqui para que possamos comentar.

    ResponderExcluir
  3. Dois adolescentes bobões no meio de violentos traficantes de drogas... não dá... é forçar a barra demais...

    Em relação ao filme que você citou já o assisti, em maio, segue abaixo minha opinião:

    http://pabloaluisio.blogspot.com/2017/05/chet-baker-lenda-do-jazz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ansel Elgort fez muito bem o papel do piloto de fuga Baby, no filme "Em Ritmo de Fuga", só que esse filme é um alegoria totalmente descolada da realidade.

      Excluir