quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Christopher Reeve: Uma Celebração de Esperança

Esse é um documentário que foi lançado alguns anos antes da morte do ator Christopher Reeve, o eterno Superman do cinema. Como se sabe ele sofreu um sério acidente enquanto cavalgava. Seu cavalo parou de forma repentina ao se deparar com um obstáculo. Com isso Reeve foi jogado por cima do pescoço do animal. Na queda acabou fraturando um osso essencial em sua coluna. Com isso ficou tetraplégico. No documentário o ator mostra sua vida após o acidente. Ele é filmado interagindo com sua esposa e seus filhos, velejando no mar, aproveitando uma manhã de fisioterapia na piscina, enfim, tentando levar uma vida normal.

Além de tentar romper com o estigma que paira sobre pessoas paralíticas, o filme também tinha um objetivo bem claro: arrecadar fundos para a fundação do ator, que financiava pesquisas com células tronco, numa tentativa da ciência em trazer os movimentos para pessoas que estivessem na mesma situação. Infelizmente não houve tempo suficiente e o ator morreu por complicações respiratórias em outubro de 2004. Em determinado momento do documentário Reeve acabava reconhecendo que talvez nunca mais voltasse a andar. Porém também deixava claro que isso no final isso não importaria tanto pois sua fundação iria seguir em frente, mesmo após sua morte, o que de fato aconteceu.

Christopher Reeve: Uma Celebração de Esperança (Christopher Reeve: A Celebration of Hope, 1998) Direção: Louis J. Horvitz / Roteiro: David Leaf, Stephen Pouliot / Elenco: Christopher Reeve, Nancy Becker-Kennedy, Mary Chapin Carpenter, Deana Carter / Sinopse: O filme mostra a luta de todos os dias do ator Christopher Reeve que após sofrer um grave acidente ficou impossibilitado de andar e mover suas mãos.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Christopher Reeve: Uma Celebração de Esperança
    Documentário
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar para assistir. Gostava muito do Reeve, foi o maior Superman de todos os tempos. No clássico, Em Algum Lugar do Passado (1980), que assisti no cinema, Reeve mostrava que não era apenas um super heroi. Seus últimos anos de vida foram de limitações excruciantes. Temos realmente que entregar nossas vidas nas mãos de Deus, pois só ele tem as respostas para essas tragédias.

    ResponderExcluir
  3. O super homem caiu do cavalo e quebrou o pescoço e ficou tetraplégico. Isso é o que da pra chamar de ironia do destino.

    ResponderExcluir
  4. A luta de Christopher Reeve em voltar a ter uma vida normal e quem sabe encontrar a cura para sua paralisia foi mais heroica do que todas as aventuras já escritas até hoje do personagem Superman!

    ResponderExcluir
  5. Por falar em morte, o Burt Reynolds morreu.

    ResponderExcluir