quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A Descoberta

O ator Robert Redford anunciou recentemente que está se aposentando do cinema, que não fará mais filmes, se concentrando agora apenas na direção, quem sabe. Uma pena porque Redford foi um dos atores mais relevantes da história do cinema. Dupla pena também porque esse "A Descoberta" será sempre lembrado como um dos seus últimos filmes. Sinceramente ele não merecia estar aqui. Produzido pelo Netflix essa é outra decepção da empresa, um filme que tem uma boa premissa, mas que no final das contas não vai para lugar nenhum, enchendo nossa paciência com um roteiro capenga que mal consegue chegar ao final.

O único interesse vem justamente da presença de Robert Redford. Ele interpreta esse cientista que consegue provar que há vida após a morte (não se preocupe, o roteiro não vai lhe explicar nada, nem trazer nada muito profundo nesse aspecto). Pois bem, a reação à descoberta é a pior possível. O índice de suicídios aumenta em todo o mundo e o cientista precisa se mudar para uma região mais isolada, longe de tudo. Ele quer continuar suas pesquisas, mas sem o assédio da imprensa sobre si. Como eu escrevi o enredo parece interessante, mas tudo é pessimamente desenvolvido. É bem decepcionante saber que Redford se envolveu em algo assim... Afinal o que será que teria lhe atraído para esse projeto? Provavelmente apenas a curiosidade de atuar em um filme da plataforma Netflix. Apenas é lamentável que todo o resto não faça a menor diferença.

A Descoberta (The Discovery, Estados Unidos, 2017) Direção: Charlie McDowell / Roteiro: Justin Lader, Charlie McDowell / Elenco:Robert Redford, Mary Steenburgen, Brian McCarthy / Sinopse: Cientista renomado (Redford) consegue provar que a consciência sobrevive à morte, ou seja, que há ainda vida após a morte do corpo físico. A descoberta gera uma série de reações dentro da sociedade. O autor da façanha científica porém não se intimida, desejando ir além em suas descobertas sobre o tema.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Terror e Ficção
    A Descoberta
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Netflix é uma empresa que nunca, veja bem, NUNCA, deu lucro e só sobrevive a base de investidores que acreditam no futuro do empreendimento. O problema é que a poderosa Disney resolveu entrar pesado do negocio de Streaming e a Netflix em consequência disso está perdendo boa parte do seu catálogo. Por isso esse desespero em produzir material original a toque de caixa e que, apesar de elencos milionários, sempre acaba decepcionando pela falta de qualidade. As reclamações dos assinantes acumulam. Não sei não.

    ResponderExcluir
  3. Precisam mudar. Está cada vez mais comum a reclamação de que se o filme é produção original Netflix, não presta! Ou melhoram a qualidade das produções próprias ou então vão queimar literalmente o filme da empresa...

    ResponderExcluir
  4. O assunto muito me interessa!Lamento a crítica desfavorável ao roteiro! Vou assistir e posteriormente exponho o meu posicionamento a respeito.

    ResponderExcluir