segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Mickey Rourke - Rumble Fish

Poderia ter sido um personagem a ser interpretado por Marlon Brando. Isso se o tempo já não tivesse passado e Brando, naquela altura de sua vida, já ser um senhor idoso e mais preocupado em se aposentar em paz do que propriamente interpretar motoqueiros rebeldes. Os tempos de "O Selvagem" estavam no passado. Nem sempre os deuses do tempo premiam grandes atores com os personagens certos. De qualquer forma havia Mickey Rourke. O ano era 1983. O diretor Francis Ford Coppola, o eterno artesão que criou a saga "O Poderoso Chefão", havia comprado os direitos de um livro muito interessante chamado "Rumble Fish". de S.E. Hinton. Era um enredo sobre a desilusão. Um jovem que idolatrava seu irmão mais velho, um motoqueiro selvagem, tinha que lidar com seu retorno. Ao invés de continuar sendo o mesmo irascível rebelde de antes, ele era agora apenas uma sombra, uma pessoa sem qualquer ilusão sobre o mundo. Algo havia sido quebrado dentro do seu Eu.

Esse é seguramente um dos melhores filmes dos anos 80. Foi todo rodado em preto e branco, por exigência do próprio Coppola. Isso de certa forma ajudou o filme a se tornar o cult movie que até hoje é lembrado. E por uma ironia do destino também contribuiu para seu fracasso comercial nas telas, na época de seu lançamento original. Mero detalhe. O que importa para o cinéfilo é mesmo a qualidade cultural de uma obra cinematográfica e isso "O Selvagem da Motocicleta" tem de sobra.

Rever o filme foi um prazer completo. Não apenas como exercício de nostalgia, mas também para chegar na certeza de que Coppola é um dos maiores cineastas vivos. Falar da família Corleone é de certa forma algo previsível. Esses filmes já tinham colocado Coppola na história do cinema. Porém relativizar a importância dessas suas outras obras ditas menores também é um grande erro. Eis aqui outro exemplo perfeito de sua genialidade na sétima arte.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Mickey Rourke
    Rumble Fish
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nessa época eu adorava o jeito e a aparência do Mickey Rourke, porém esse filme nunca me pegou. Não sei se foi o Matt Dilon, ator que nunca me disse a que veio. E olha que nem a presença da minha eterna musa, a Diane Lane, me fez ter um apego maior por esse, sem dúvida, grande filme.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme tem um estilo bem único. Meio inspirado no cinema noir, meio inspirado nos filmes sobre rebeldes dos anos 50, só que com um roteiro mais moderno, melancólico e depressivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você falou, por isso não entendo porque não gosto tanto.

      Excluir