terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ferrari 312B

Esse é um documentário especialmente indicado para quem é apaixonado por automobilismo e Fórmula 1. Ele mostra um desafio enfrentado por engenheiros e mecânicos dos dias atuais que decidem restaurar e reconstruir o modelo Ferrari 312B que disputou o campeonato de fórmula 1 de 1970. Esse carro foi considerado revolucionário porque acabou se tornando uma ponte de transição entre os antigos modelos vintage dos primórdios da categoria, todos em design charuto, e os modernos carros de velocidade da F1. Realmente era um modelo bastante inovador, principalmente em seu desenho industrial, um marco.

Enquanto o carro vai sendo reconstruído vários nomes importantes da F1 vão dando depoimentos, em especial a do piloto Niki Lauda que teve parte do corpo queimado após um acidente durante um grande prêmio. Aliás a questão da segurança precária é mostrada em detalhes, através de imagens reais das corridas da época, onde o público ficava literalmente à beira da pista vendo os carros passarem em alta velocidade e nos acidentes que acabavam transformando os carros em verdadeiras tochas de fogo! Eram tempos mais românticos e perigosos da Fórmula 1, resgatado com sucesso por esse documentário mais do que interessante. Se a Fórmula 1 é do seu interesse, não deixe de assistir.

Ferrari 312B (Ferrari 312B: Where the Revolution Begins, Inglaterra, Itália, 2017) Direção: Andrea Marini / Roteiro: Andrea Marini / Elenco: Paolo Barilla, Niki Lauda, Damon Hill, Jacky Ickx, Jackie Stewart, Gerhard Berger, Bob Constanduros / Sinopse: Documentário sobre um grupo de engenheiros e mecânicos industriais que decide reconstruir um antigo modelo da F1, o carro de corridas Ferrari 312B que a escuderia italiana usou no campeonato mundial de fórmula 1 de 1970. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Ferrari 312B
    Documentário
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. As imagens dos antigos GPs que estão nesse documentário dão uma ideia de como a coisa toda era bem amadora e bizarra... O público ficava de pé, na beira da pista, assistindo numa boa. Até crianças ficavam no meio... Quando um carro saia da pista tinha todo mundo que correr... bizarro demais...

    ResponderExcluir
  3. Pitacos:

    1-Esse final de semana foi especial pra Ferrari com com o GP sendo disputado em Monza na Itália e o Kimi Raikkonen fazendo uma super poli-position e terminando a prova em segundo somente porque Hamilton não é um piloto é um ET e fez uma ultrapassagem impossível.

    2- O Niki Lauda está internado, e péssimo, por conta de uma gripe após um transplante de pulmão; não sei não.

    3- Sobre segurança da F1 no passado, basta dizer que o sujeito que dava a bandeirada final ficava em pé no meio da pista entre os carros a 300 km por hora balançado a bandeira em cru, talvez pedindo a Jesus pra não morrer.

    ResponderExcluir