segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Hostis

A história do filme se passa em 1892. Um capitão linha dura da cavalaria dos Estados Unidos é designado para uma nova missão que ele simplesmente odeia ter que cumprir. O comando determina que o Capitão Joseph J. Blocker (Christian Bale) escolte um líder tribal indígena em direção a uma reserva onde ele terá que baixar sua guarda, deixar de liderar guerreiros da tribo contra os brancos e viver seus últimos dias de velhice em paz. Para o veterano capitão seria bem melhor dar um tiro na cabeça desse chefe, uma vez que no passado ele mesmo já havia enfrentado sua tribo. Pelas atrocidades que presenciou seria bem melhor matar logo aquele desgraçado!

Só que o governo americano naquela altura já não queria mais prolongar as guerras indígenas. A pacificação seria então o melhor caminho a seguir. A pacificação com todas as nações de índios seria a linha política a seguir dali em diante. O filme assim se desenvolve, mostrando o Capitão no comando de um pequeno grupo de militares americanos que deveriam garantir a segurança do velho indígena. No caminho até seu destino final o roteiro explora a extrema antipatia entre aqueles dois homens que no passado tinham lutado em campos opostos dos campos de batalha. "Hostis" tem um roteiro muito bom, excelente reconstituição de época e uma mensagem de pacifismo e tolerância, acima de tudo. O elenco conta não apenas com o sempre eficiente Christian Bale, mas também com Ben Foster, um dos mais subestimados atores do cinema americano, aqui em papel pequeno, mas ao seu modo também marcante.

Hostis (Hostiles, Estados Unidos, 2017) Direção: Scott Cooper / Roteiro:  Scott Cooper, Donald E. Stewart / Elenco: Christian Bale, Rosamund Pike, Ben Foster, Scott Shepherd, Jonathan Majors / Sinopse: Capitão da cavalaria é designado para levar um velho e doente chefe indígena e sua família para uma reserva no Colorado. Ele odeia isso, simplesmente por odiar nativos em geral. Para ele servir de escolta para o inimigo seria o maior dos absurdos, Porém, ordens são ordens, e ele parte em sua jornada rumo ao destino final. No caminho acaba encontrando guerreiros cheyennes, fazendeiros armados e clima hostil.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário