domingo, 23 de janeiro de 2005

Elvis Presley - Welcome to My World (1976)

Esse álbum foi uma coletânea lançada pela RCA Victor em março de 1977. Assim quando Elvis faleceu esse era um dos discos disponíveis nas lojas o que fez com que se tornasse um sucesso de vendas, sendo premiado com o disco de ouro e platina pelo número de cópias vendidas. Uma questão de estar no momento certo, na hora em que os fãs correram às lojas para comprar tudo o que havia de Elvis em catálogo.

Dito isso é preciso saber que de maneira em geral é um disco sem maiores novidades, composto praticamente todo de reprises, com ênfase em um repertório mais country e romântico. Uma das coisas que gosto muito desse disco é sua capa. Para isso aconselho os fãs a irem atrás do vinil original pois a capa de um disco de vinil é muito mais interessante nesse ponto do vista artístico que aquelas pequenas capas de CDs. No LP original temos a oportunidade de apreciar bem o trabalho desse talentoso artista que captou Elvis muito bem em sua ilustração. Certamente é uma das capas mais bonitas da discografia de Elvis.

O disco se chamou "Welcome to My World". Essa música nunca foi gravada em estúdio por Elvis. Ela já tinha aparecido antes, como faixa inédita dentro da discografia do cantor, no disco "Aloha From Hawaii". Muitos consideraram a performance de Elvis nessa canção um dos pontos altos daquele especial de TV. Concordo com essa visão. Realmente é uma bela música, muito adequada para o momento em que Elvis vivia. Com boa letra e excelente arranjo, marcou a carreira do cantor, a ponto inclusive de ter se tornado um sucesso nas rádios. O que teria a criticar aqui é que a RCA apenas reprisou a mesma versão do "Aloha". Teria sido uma boa ideia na época sugerir que Elvis gravasse a música em estúdio. Seria assim uma novidade para os colecionadores. E isso certamente impulsionaria ainda mais as vendas.

Do cantor e compositor Kris Kristofferson temos aqui sua bela criação chamada "Help Me Make It Through the Night". É interessante saber que segundo seu próprio autor ela foi composta para ser gravada por Frank Sinatra. E tudo se baseando em uma entrevista dele, onde afirmava que atravessar a noite era o mais duro para ele naquele momento de sua vida. Usando isso de tema, Kris Kristofferson criou sua música. É bem provável que Elvis também tenha se identificado com essa letra. É sabido de todos que o cantor sofria de insônia e muitas vezes passava as noites acordado. É curioso saber que o compositor original mirou em Sinatra, mas acabou acertando mesmo em Elvis Presley.

Dando continuidade na análise do álbum "Welcome To My World" vamos tecer mais comentários sobre algumas de suas músicas. "I'm So Lonesome I Could Cry" é um clássico da música country dos Estados Unidos. Ela foi composta e gravada pela primeira vez por Hank Williams. No Brasil ele não é muito conhecido, mas em seu país natal ele é considerado um verdadeiro ícone do estilo musical. Chega a ser reverenciado até hoje pelos cantores que seguem sua linha. Elvis não ignorava a importância de Hank. Afinal ele foi um garoto ouvindo rádio em Memphis e obviamente os discos desse astro country eram os mais tocados.

Hank Williams teve uma morte trágica, morrendo no banco traseiro de seu carro. Ele estava no auge de sua glória como artista quando isso aconteceu. Até hoje sua morte segue sendo um mistério. Para muitos morreu de tanto beber. Para outros ele tinha uma doença não diagnosticada, o que o levou à morte de forma repentina. De uma maneira ou outra Elvis não deixaria esse nome passar em branco na sua discografia. A versão que temos aqui nesse álbum foi a mesma que foi lançada no disco duplo "Aloha From Hawaii", o que não deixou de ser um desapontamento para os colecionadores da época que esperavam por alguma versão inédita. Na época porém essa não era a política da RCA em suas coletâneas. Era uma outra mentalidade.

Para quem estava em busca de algo inédito a única consolação vinha no final do disco com uma gravação ao vivo e inédita de "I Can't Stop Loving You". Foi a única novidade de um álbum que não primava pelas gravações inéditas. Eu penso que Elvis Presley cantou demais essa faixa em seus concertos nos anos 1970. E quando isso acontecia ele criava uma certa preguiça em cantar corretamente as músicas. Geralmente, quando já estava de saco cheio mesmo, ele combinava a música com algumas piadinhas, mudando sua letra para arrancar alguns sorrisos do público. Essa aqui felizmente escapou, mas podemos ainda perceber um certo cansaço de Elvis em ter que repeti-la mais uma vez. Ele deveria ter adotado algumas mudanças em seu repertório para que isso não viesse a acontecer.

Kris Kristofferson também surgia presente nesse disco com sua bonita "For the Good Times". Era uma boa versão de Elvis da música, gravada ao vivo, no dia 10 de junho de 1972. Como Elvis havia optado mesmo pelo country em sua fase final de carreira, ele tinha basicamente dois caminhos a seguir. Revisitar o antigo country, a música clássica do interior dos Estados Unidos, gravando gente como Hank Williams e também trazer versões de artistas contemporâneos, como acontece aqui. A letra tinha um certo tom de nostalgia. No final de tudo combinava bem com o tipo de trabalho que Elvis vinha desenvolvendo. Era uma canção country e em sua letra trazia um sentimento de saudade do passado. Isso era puro Elvis naquele período, não há como negar.

As sessões de Elvis no American Studios foi uma consequência natural de sua apresentação no NBC TV Special, o "Comeback Special" que trouxe Elvis de volta aos seus melhores momentos. Não mais a gravação em série de trilhas sonoras para filmes em Hollywood, mas sim a busca por material musical de maior qualidade. A música "Gentle on My Mind" fez parte desse pacote de renovação.

Essa canção foi gravada na madrugada do dia 14 de janeiro de 1969, no American Studios em Memphis, Tennessee. Elvis estava particularmente inspirado nessa noite, chegando nas versões definitivas de outras músicas como "You'll Think of Me", "I'm Movin' On" e "A Little Bit of Green". A música foi composta por John Hartford, cantor e compositor de Nova Iorque, muito conhecido por suas criações musicais nos gêneros de bluegrass, country e folk.

"Make the World Go Away" foi gravada em junho de 1970. Fez parte das sessões de gravações conhecidas posteriormente como a maratona de Nashville, porque naquela ocasião Elvis iria gravar uma grande quantidade de músicas que seriam lançadas em discos ao longo dos próximos anos. Nessa mesma noite ele também chegaria nas versões finais de "Funny How Time Slips Away", "I Washed My Hand in Muddy Water" e "Love Letters". Elvis, como se pode perceber, estava mais afiado do que nunca.

Esse country foi composto por Hank Cochran. Ele foi um cantor e compositor muito popular no circuito musical de Nashville, a capital mundial da country music. Escreveu músicas para inúmeros artistas como Patsy Cline, Ray Price e Eddy Arnold. Nomes que hoje em dia são pouco lembrados, mas que dentro da cultura country daquela época eram verdadeiros astros e estrelas do cenário musical. Curiosamente o auge da popularidade de Hank aconteceu durante a década de 1960, só que nesse período Elvis se concentrou em suas filmes de Hollywood e esse compositor não fazia esse tipo de material. Só depois, quando Elvis procurou redirecionar sua carreira foi que finalmente o caminho deles se cruzaram. A versão de Elvis ficou excelente e um tanto grandiosa, algo que de certa forma ia contra o próprio estilo country, que se baseava mais na simplicidade da vida do interior.

"Release Me (And Let Me Love Again)" foi lançada originalmente no álbum "On Stage - February 1970". A música foi gravada em Las Vegas naquela que seria a segunda temporada do cantor na cidade, ainda nos tempos do International Hotel, que depois seria vendido e se tornaria o Las Vegas Hilton. Essa temporada em particular é um pouco subestimada, porque ficou entre a estreia de Elvis em Las Vegas (sua primeira temporada) e aquela que seria registrada no filme "That´s The Way It Is" (Elvis é Assim). Penso que foi uma série de shows em que Elvis estava muito bem, em ótimas performances.

A versão que ouvimos aqui é a mesma do "On Stage". Nessa época a RCA Victor em suas coletâneas, como no caso dessa "Welcome to My World" não inovava muito. Raramente versões inéditas chegavam nos álbuns oficiais de Elvis. O advento das faixas raras, takes alternativos, etc, só iria acontecer muitos anos depois.

Do famoso Hank Williams, o disco traz uma de suas músicas mais conhecidas, "Your Cheatin' Heart", Essa é a mesma versão que Elvis gravou antes de seguir para a Alemanha, onde iria cumprir seu serviço militar. A clássica música country foi gravada por Elvis Presley no dia primeiro de fevereiro de 1958. Curiosamente a RCA Victor iria arquivá-la por anos e anos, só chegando pela primeira vez no mercado em meados dos anos 1960, no disco "Elvis For Everyone". Por que isso aconteceu? Provavelmente porque os executivos da gravadora não acharam um espaço para a música dentro da discografia de Elvis. Ele era na época um rockstar e essa música era um country tradicional da velha escola. Acredito que os produtores achavam ela fora do caminho do que Elvis vinha produzindo em estúdio. Por isso foi para o arquivo.

Do ótimo compositor e pianista Don Robertson temos "I Really Don't Want to Know". Essa música destoa um pouco do trabalho usual desse compositor. Ao longo da carreira de Elvis, Don Robertson escreveu lindas canções românticas para o cantor. Só que essas faixas eram canções ao piano numa escala mais moderna, mas de acordo com as grandes cidades e sua sofisticada seleção musical. Algumas até iam para o lado de um jazz mais sofisticado. E então depois de escrever tantas canções de amor é algo surpreendente que ele tenha cirado esse country mais ao estilo raiz. Provavelmente Don Robertson nunca viveu em uma cidade do interior rural dos Estados Unidos, mas o fato é que era talentoso o suficiente para compor um tema como esse, que fugia do universo em que vivia. De uma maneira ou outra essa faixa acabou entrando no álbum "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)", onde foi originalmente lançada dentro da discografia de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

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