terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Elvis Presley - Separate Ways (1973)

O vinil "Separate Ways" de 1973 é outro disco do selo RCA Camden que trazia como carro chefe duas canções retiradas de singles recentes, misturadas com músicas de filmes e canções dos anos 60. Tudo feito sem muito critério, a não ser faturar facilmente com o nome de Elvis Presley. Era uma tática do Coronel Parker cujo lema era "vender a mesma coisa duas vezes!". Foi assim que o empresário fez sua fortuna. Muitas vezes apenas pegava velhas canções, mandava criar belas capas e as colocava de novo no mercado. Ao melhor estilo "se colar, colou", Parker e a RCA ganhavam mais dinheiro em cima do carisma do cantor, e o que era melhor, em dobro, obviamente. A seguir analisamos as canções desse álbum.

1. Separate Ways (Richard Mainegra / Red West) - Igualmente sentimental e igualmente declarativa de seus pensamentos era a música "Separate Ways". A imagem que vinha das palavras que significavam "caminhos separados" também era bem clara e óbvia. O pedido de divórcio, o abandono de Elvis por parte de Priscilla e principalmente sua traição com o amante Mike Stone pegaram o rockstar de jeito, jogando sua auto estima e seu ego no chão. De repente Elvis, que era considerado o homem perfeito por praticamente todas as mulheres, descobria que havia sido trocado pelo amante de sua esposa. Pior do que isso, a traição partia da mulher que ele mais amava, Priscilla. Foi algo realmente complicado de superar (aliás Elvis nunca superou isso, verdade seja dita). Em "Separate Ways" Elvis cantava versos como: "Não há mais nada a fazer do que seguir nossos caminhos separados / E juntar os pedaços que ficaram para trás / E talvez um dia, em algum lugar, durante a caminhada / Outro amor nos encontrará". A capa desse disco trazia Elvis com os dois pés em caminhos diferentes. Na época e até hoje em dia muitos dizem ser uma das capas mais cafonas da discografia de Elvis. Eu penso um pouco diferente. Reconheço que a capa não é uma maravilha, não é Da Vinci, porém tem lá seu charme setentista, algo até bem marcante, reconhecível de imediato por qualquer colecionador. Em "Separate Ways" Elvis cantava versos como: "Não há mais nada a fazer do que seguir nossos caminhos separados / E juntar os pedaços que ficaram para trás / E talvez um dia, em algum lugar, durante a caminhada / Outro amor nos encontrará". A capa desse disco trazia Elvis com os dois pés em caminhos diferentes. Na época e até hoje em dia muitos dizem ser uma das capas mais cafonas da discografia de Elvis. Eu penso um pouco diferente. Reconheço que a capa não é uma maravilha, não é Da Vinci, porém tem lá seu charme setentista, algo até bem marcante, reconhecível de imediato por qualquer colecionador

2. Sentimental Me (Jimmy Cassin / Jim Morehead) - "Sentimental Me" é outra bela balada romântica. Essa é do disco "Something For Everybody", um disco que não canso de dizer, capturou a voz de Elvis em um momento especial, quando ele adotou um estilo mais suave de cantar, numa espécie de versão branca de Nat King Cole. Todas as faixas desse disco, inclusive às que pertenciam a outros gêneros (como rock e pop) foram beneficiadas por esse tipo de performance vocal. Por ser tão bela e lindamente vocalizada, a RCA resolveu lançá-la novamente, só que nesse disco de 1972, "Separate Ways". Também tinha algo a ver com o momento em que ele passava, uma vez que a canção era bem sentimental, puro coração e emoção.
   
3. In My Way (Ben Weisman / Fred Wise) - O álbum "Separate Ways" segue com mais algumas músicas de trilhas sonoras que foram lançadas nos anos 60. Afinal esse disco, é impossível negar, foi uma colcha de retalhos para lucrar em cima do mercado de discos promocionais, que geralmente custavam a metade do preço dos discos oficiais. Por essa razão a RCA Victor colocou várias reprises nos lados A e B do vinil. Uma forma de faturar sem custos de produção. "In My Way" foi retirada da trilha sonora do filme "Wild in the Country" ("Coração Rebelde" no Brasil). Esse filme não fez muito sucesso entre os fãs de Elvis na época porque tinha um roteiro mais dramático, com poucas músicas. Elvis queria avançar em sua carreira de ator, provando que sabia atuar bem também em dramas. O problema é que os fãs não gostaram, acharam o filme parado e chato, só quebrando sua monotonia quando Elvis surgia em cena com seu violão para dar uma canja entre uma cena e outra. Como essa produção não fez sucesso de bilheteria, o Coronel Parker acabou convencendo Elvis a se resumir em suas comédias românticas musicais (como "Feitiço Havaiano"). Esses filmes sim faziam sucesso nos cinemas, vendendo discos com suas trilhas sonoras. Era um sucesso duplo impossível de ignorar.

4. I Met Her Today (Hal Blair / Don Robertson) - Tirando esse lado comercial de lado, não é que havia boas músicas por aqui! Algumas belas músicas românticas que chegavam nas mãos dos colecionadores mais jovens, que não tinham acesso aos lançamentos originais. Uma dessas belas baladas era a romântica "I Met Her Today" de Don Robertson. Essa música nunca encontrou um lugar adequado dentro da discografia oficial de Elvis Presley. Apesar de ser uma bela composição de Robertson e contar com uma preciosa performance de Elvis, ela foi literalmente sendo encaixada aqui e acolá, em álbuns que não passavam de colchas de retalhos sonoros. Uma pena. Merecia melhor sorte por sua qualidade artística.   

5. What Now, What Next, Where To? (Hal Blair / Don Robertson) - Outra de Robertson era a elegante e agradável "What Now, What Next, Where To?". Outra que ficou no vácuo por anos e anos a fio, sem que a RCA Victor a lançasse adequadamente. Ela foi gravada em maio de 1963 quando a própria RCA se questionava se o lançamento de tantas trilhas sonoras, uma atrás da outra, era de fato algo bom para a discografia de seu artista contratado. Meio às pressas, Elvis foi levado até Nashville para a gravação de músicas que não fizessem parte de nenhuma trilha de filme. O resultado foi muito bom, mas a RCA desistiu de editar um disco com as gravações, as deixando arquivadas por muitos anos. Essa música fez parte desse pacote. Uma belo momento que foi empoeirado por erros administrativos da gravadora de Elvis na época.

6. Always on My Mind (Johnny Christopher / Mark James / Wayne Carson) - A grande canção desse álbum sem sombra de dúvidas é "Always on My Mind". Essa música é certamente muito conhecida nos dias de hoje, um grande sucesso de Elvis. Só que na época (estamos falando de 1972) não houve essa repercussão toda em seu lançamento. Mais do que isso, a gravação passou praticamente despercebida, como um mero Lado B qualquer de single. Aliás a canção só iria se tornar um hit após a morte de Elvis, nos anos 80. Escrita pelo trio Johnny Christopher, Mark James e Wayne Carson, a faixa era obviamente uma declaração de arrependimento por parte de Elvis para sua ex-esposa Priscilla. Também era uma declaração de amor, afirmando que ele não a esquecera em nenhum momento e que reconhecia seus erros em seu casamento. Ele basicamente dizia que agora, com o fim do casamento, entendia que não a havia tratado bem, como deveria e que havia falhado como marido e homem. Além disso deixava claro que ela estava sempre em sua mente. Versos como esses deixam isso bem claro: "Talvez eu não tenha lhe tratado tão bem quanto deveria / Talvez eu não tenha te amado tanto quanto eu poderia / Pequenas coisas que eu deveria ter dito e feito / Eu simplesmente nunca encontrei tempo / Se eu te fiz sentir-se em segundo lugar / Garota, eu sinto muito, eu estava cego!". Priscilla obviamente entendeu tudo o que Elvis queria dizer, a tal ponto que elegeu a música para ser o tema principal da série baseada em seu livro autobiográfico "Elvis e Eu". O ciclo assim se fechava.

7. I Slipped, I Stumbled, I Fell (Ben Weisman / Fred Wise) - O público conhecia "I Slipped, I Stumbled, I Fell" do álbum "Something For Everybody" de 1961. Esse foi um belo disco com o nome de Elvis, um lançamento que fez sucesso e que tinha uma excelente qualidade artística. A voz de Elvis estava em um ótimo momento naquela época, com interpretações suaves e elegantes, que ficaram na memória dos fãs. O curioso é que apesar de ser um dos destaques daquele excelente LP, essa faixa havia sido gravada mesmo para fazer parte do filme "Coração Rebelde" (Wild in the Country). Ela foi composta pela dupla Ben Weisman e Fred Wise, compositores bem recorrentes da época em que Elvis estava em Hollywood, estrelando seus filmes em ritmo industrial.

8. It Is So Strange (Faron Young) -  "It Is So Strange" também é dos anos 50. Essa bela balada nunca foi bem aproveitada na discografia de Elvis, a tal ponto que ela só ganhou um melhor espaço quando foi lançada como faixa "tapa buraco" na coletânea "A Date With Elvis" de 1959. Aquele disco mesmo em que Elvis está com uniforme militar na capa, olhando para trás, no volante de seu novo Cadillac. A gravação foi realizada em 1957. Naquele mesmo ano ela chegou aos fãs pela primeira vez no compacto duplo "Just for You". Depois disso foi arquivada e praticamente esquecida. Uma pena. Gosto bastante dessa melodia e arranjos. Perceba que a forma de tocar a guitarra de Scotty Moore se tornaria uma marca registrada dos 50´s, dos chamados anos dourados. É um estilo muito bonito de se ouvir.

9. Forget Me Never (Ben Weisman / Fred Wise) - Outra música da trilha de "Coração Rebelde" colocada nesse álbum foi "Forget Me Never". Aliás é bom de se dizer que tanto essa como "In My Way" foram compostas pela mesma dupla: Ben Weisman e Fred Wise, que se especializaram em compor músicas para os filmes de Elvis em Hollywood. As duas canções também apresentam arranjos bem semelhantes, basicamente Elvis e violão, sem muitos instrumentos de apoio dentro do estúdio. São baladas românticas até bonitas, mas com singeleza em demasia, o que as rapidamente as levaram ao esquecimento.

10. Old Shep (Red Foley) - "Old Shep" já era uma velha canção quando Elvis resolveu gravá-la nos anos 50. É interessante porque apesar de Elvis ser naquele momento (estamos falando de 1956) o roqueiro número 1 do mundo, ele escolheu gravar em seu novo álbum essa baladinha chorosa, feita especialmente para as crianças. Era algo fora de rota, sem dúvida. Porém Elvis tinha uma ligação emocional com a música, quando a cantou pela primeira vez em público. Ele era apenas um garotinho numa competição de calouros. O fato de a cantar naquele momento de sua vida o marcou para sempre. Gravá-la em estúdio muitos anos depois foi uma espécie de homenagem nostálgica aos seus tempos de infância.

Elvis Presley - Separate Ways (Estados Unidos, 1973) - Elvis Presley (vocal e piano) / James Burton (guitarra) / Chip Young (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (percussão e bateria) / Kenneth Buttrey (bateria) / David Briggs (piano) / Joe Moscheo (piano) / Glen Spreen (Orgão) / Charlie McCoy (orgão, harmônica e percussão) / The Imperials (vocais) / June Page, Millie Kirkham, Temple Riser e Ginger Holladay (Vocais) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / DJ Fontana (bateria) / The Jordanaires (vocais) / Data de Lançamento: Janeiro de 1973.

Pablo Aluísio.

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