O álbum "Elvis Today" não foi um sucesso de vendas. Na realidade ele passou meio ignorado pelo mercado. Naquela época a sonoridade que fazia sucesso era a da discoteca e o próprio Rock que ainda sobrevivia nas paradas era muito diferente do tipo de som que Elvis vinha apresentando em seus álbuns. O cantor havia optado por cantar baladas ao estilo country and western de Nashville, além de se concentrar em baladas românticas dolorosas, de dor de cotovelo. Dificilmente um jovem que curtia Pink Floyd ou Led Zepellin nos anos 70 iria se interessar por um material desses.
Assim Elvis entrou numa espécie de mundo próprio, onde ele cultivava suas dores emocionais. O repertório das músicas escolhidas por ele mesmo refletiam esse estado de espírito em que ele vivia. Cada gravação, cada letra, tinha algo em comum com o que ele sentia. Algumas músicas eram claros recados indiretos que Elvis insistia em mandar para sua ex-esposa Priscilla. Com isso Elvis foi se tornando cada vez mais pessoal em seus discos, ao mesmo tempo em que as vendas iam piorando. Apenas um seleto grupo de fãs de sua carreira seguiram fiéis aos seus álbuns. O resto do público tinha a tendência de ignorar o que ele vinha produzindo em estúdio.
"Elvis Today" por isso não foge do tipo de disco que Elvis vinha apresentando nos últimos anos. Há muito country, bastante baladas românticas e um ou outro momento que podemos chamar de rock, só para lembrar que ele ainda era o aclamado "Rei do Rock", embora na prática fosse venerado à distância pela nova geração de roqueiros. Todos o elogiavam pelo seu passado, pelo que tinha feito no surgimento da popularização do rock, mas não estavam mais interessados nas viagens de ego ferido do cantor. Era tão pessoal que parecia importar apenas a Elvis e seu público sulista country mais próximo.
A boa notícia, pelo menos para os fãs brasileiros, foi que o disco foi lançado em nosso país no mesmo ano de seu lançamento nos Estados Unidos. A filial da RCA no Brasil havia deixado de lançar vários LPs de Elvis nos anos 70. "Elvis Country", "Love Letters", "Good Times" e até mesmo o disco ao vivo em Memphis em 1974 não tiveram edições nacionais. Assim não deixou de ser uma boa surpresa encontrar esse álbum nas lojas brasileiras, onde finalmente o fã tinha acesso a material mais recente gravado pelo cantor.
Vamos começar pelo pior. Se eu tivesse que escolher a canção mais fraca desse disco certamente minha escolha seria a balada romântica "Woman Without Love", O que levou Elvis a gravar essa faixa segue sendo um mistério. Não era uma canção conhecida no meio e nem tinha nada a ver com o tipo de sonoridade que Elvis vinha desenvolvendo nessas sessões. Muito piegas, tinha uma mensagem que nos dias de hoje poderia ser qualificada como "embaraçosa".
A letra é bem antiquada, nada condizente com a nova mulher que surgia no mundo, principalmente a partir dos anos 60. Há um trecho na letra que diz que um homem sem amor seria apenas a metade de um homem, porém uma mulher sem amor seria absolutamente nada! Que coisa mais cafona! Elvis poderia passar sem essa. Mensagem totalmente fora de moda. Se fosse nos dias atuais, com esse texto politicamente incorreto, as feministas iriam pedir a cabeça de Elvis em uma lança!
"I Can Help" tem até um bom refrão, porém sua repetição à exaustão cansa um pouco o ouvinte. No meio de tantas letras tristes e melancólicas, que tinham se tornado uma espécie de padrão dentro da discografia de Elvis, essa ia pela contramão, trazendo algo de positivo, com o autor em primeira pessoa dizendo que sim, ele poderia ajudar. Em certos aspectos me lembrou até mesmo de "Bridge Over Troubled Water", porém sem ser dramática em excesso. A mensagem que Elvis passava aqui era bem direta, do tipo "Você tem um problema? Não precisa se preocupar! Seja lá o que for, bom, eu posso ajudar!". Bacana, ponto positivo no disco, afinal uma mensagem para cima, alto astral, sempre seria muito bem-vinda - principalmente para Elvis que parecia ter entrado numa roda viva de depressão e auto piedade destruída.
Do country "Susan When She Tried" eu particularmente gosto bastante. É um som bem Dixieland, próprio para os sulistas (do sul dos Estados Unidos, obviamente). Penso até que a letra, levemente truncada, não faria muito sentido para os nortistas, nova-iorquinos, etc. É uma coisa bem milho, bem campo. Claro há um subtexto compreensível, porém se formos pensar bem essa forma de falar era típica mesmo dos "confederados" do sul. E Elvis como um típico homem do sul, captou muito bem essa mensagem, diríamos, "cifrada". Dizem que Elvis cogitou promover mais a música em concertos pelas cidades sulistas, mas se isso for verdade tudo ficou mesmo apenas na intenção pois ele definitivamente não fez qualquer esforço para cantá-la em suas longas, estafantes e cansativas turnês pelas terras de Dixie.
"T-R-O-U-B-L-E" abria o álbum em sua edição original. Uma bela faixa, bem movimentada, um rock com sabor dos bons clássicos do gênero. É interessante porque assim como Elvis abria o disco anterior, "Promised land", com a famosa canção escrita por Chuck Berry, no mais puro estilo roqueiro em seus primeiros anos, aqui ele repetia a dose, mandando ver em uma música muito bem gravada, com pique, fazendo jus ao seu título de "Rei do Rock". Seria uma resposta de Elvis a todos aqueles que o criticavam por ter deixado o gênero musical que o consagrou nos anos 50? É bem provável que sim.
Outro aspecto curioso sobre essa faixa é que ela acabava gerando confusão entre os que não conheciam muito bem a carreira e a discografia de Elvis. Muitos pensavam que era uma regravação da antiga "Trouble" do filme "King Creole" (Balada Sangrenta, no Brasil). Um erro absurdo, mas que muita gente cometeu na época. Quando chegavam em casa e colocavam o vinil para rodar tinham uma surpresa e tanto, pois era outra música, completamente diferente, nada tendo a ver com o clássico dos anos 50.
Outra canção que gosto desse disco é "Shake A Hand". Claro, nunca foi unanimidade entre os fãs de Elvis. Alguns acham que apesar do bom começo o uso excessivo do refrão a desgasta. Não penso assim. A música tem obviamente um claro sabor gospel. Afinal em cultos evangélicos americanos, principalmente no sul, a busca por um sentimento de comunhão entre os fiéis fazia com que todos batessem palmas e cantassem em coro. Era uma forma de todos os crentes se sentirem unidos numa só voz, em um sentimento forte de fé coletiva.
O diferencial é que a letra não era religiosa, mas sim romântica. Elvis aqui canta sobre um homem apaixonado que tenta acalmar sua mulher amada, trazendo palavras de apoio, dizendo que tudo ficará bem, que ela não precisa se preocupar, basta apenas dar as mãos. Elvis, o bom samaritano apaixonado, surgia claramente em versos como: "Basta deixar isso comigo / Nunca fique envergonhada / Basta me dar uma chance / Eu vou cuidar de tudo / Seus problemas vou compartilhar / Deixe que eu saiba e eu estarei lá / Eu vou ficar perto de você / Em qualquer lugar e em todo lugar". A cumplicidade apaixonada sugerida entre o casal ficava ainda mais clara em trechos como "Seja sincera comigo / Eu vou ser sincero com você / Eu estou tão apaixonado por você / Até não saber o que fazer". O ritmo é cadenciado, trazendo até um sentimento também do bom e velho blues. Ou seja, uma verdadeira mistura de ritmos e intenções. Nada mais típico em se tratando de Elvis Presley.
Para muitos fãs de Elvis a melhor música desse álbum é a romântica "And I Love You So". Não tiro a razão de quem pensa assim. Certamente a canção é uma das melhores do álbum, uma gravação tecnicamente perfeita, com Elvis colocando toda a emoção em sua performance. O produtor Felton Jarvis também caprichou, colocando instrumentos adicionais, embelezando ainda mais a faixa. Também seguia sendo uma das preferidas de Elvis, a tal ponto que ele a cantou várias vezes no palco durante suas turnês dos anos 70.
Essa música romântica só não fez maior sucesso na voz de Elvis porque ela havia sido recentemente gravada por outro cantor da RCA, Perry Como, que inclusive deu seu nome como título para seu LP. Composta pelo cantor e compositor folk Don McLean, a música já havia de certa forma esgotado seu potencial de virar um hit nas rádios. Elvis sabia que ela não iria se tornar um sucesso na sua voz, mas a gravou simplesmente porque a considerava uma bela melodia. Melhor para seus fãs, pois o cantor legou para eles uma de suas melhores interpretações nessa fase final de sua carreira.
"Pieces Of My Life" também tinha um excelente arranjo. Essa música era seguramente uma das mais tristes do disco, por causa de sua harmonia e sua letra. Essa era uma conversa ou melhor dizendo, um momento de confissão, de um homem que olhava para seu passado e seu presente e não se orgulhava dele. O primeiro estrofe deixava bem claro que o autor está em uma espécie de bordel, bebendo e se lamentando da decadência moral de sua vida.
Os versos são de lamento e arrependimento, como no começo da canção onde Elvis canta frases como essas: "Um copo de vidro cheio de whiskey / E mulheres que eu nunca conheci muito bem / Deus, as coisas que eu tenho visto e feito / A maioria delas eu ficaria envergonhado de dizer / Eu não sei como isto começou / Mas é isto que faz de um homem, "um homem" - eu acredito! / Agora eu estou agarrado ao "nada", tentando esquecer do resto". Provavelmente algum jornalista mais desavisado deve ter ouvido essa música e chegado na "brilhante" conclusão de que Elvis era um alcoólatra, como muitas vezes li em matérias publicadas por ai. Nada mais longe da verdade. Puro fruto de desinformação e ignorância da chamada "grande imprensa".
"Fairytale" é o country do conto de fadas. Eu sempre considerei uma música agradável de se ouvir, onde Elvis incorporava mesmo o caipira do sul dos Estados Unidos. Um fato curioso é que segundo as pessoas mais próximas a ele, inclusive sua turma da máfia de Memphis, Elvis sempre sintonizava nas estações de música country quando estava em seu carro, saindo de um show ou então indo para algum hotel após seu avião pousar no aeroporto. Isso demonstrava que ele estava mais interessado no cenário da música country da época do que em rock.
Aliás Elvis parece ter parado de acompanhar os grupos de rock nos anos 60. Os discos dos Beatles tinham sido a última coisa que havia lhe chamado a atenção. Depois nos anos 70 ele passou a ouvir basicamente música religiosa e música country. Nada mais. Por isso não é de se admirar que seus discos quase sempre fossem nessa direção. Assim uma faixa como "Fairytale" soava muito natural em seu repertório de estúdio, muito embora fizesse os roqueiros torcerem o nariz quando ouviam esse tipo de sonoridade.
Um fato interessante sobre esse disco é que Elvis até demonstrou muita boa vontade em promover as faixas em seus shows, algo que não vinha acontecendo com LPs anteriores. A RCA Victor também decidiu se mover um pouco melhor, já que as vendas de cópias vinham caindo progressivamente nos últimos anos. Afinal Elvis sempre foi um dos grandes vendedores do selo, o seu maior astro comercial e não havia mesmo sentido em tratar com tanto descaso seus últimos lançamentos. Assim a faixa "Bringin' It Back" foi até bem trabalhada pela RCA, reforçando sua promoção nas estações de rádio. Só que todo o esforço foi em vão. Embora seja uma bela música ela nunca chegou a ser um sucesso, um hit.
E de todas as canções do estilo country desse álbum nenhuma era mais nostálgica e saudosista do que a bonita "Green Green Grass Of Home". Aqui Elvis não escondeu todo o seu sentimento de orgulho sulista. É curioso que mesmo após ficar rico e famoso, Elvis não abriu mão de continuar morando em Memphis, sua adorada cidade. Ele poderia ir morar em Nova Iorque, Los Angeles ou qualquer outra grande cidade dos Estados Unidos, mas não quis deixar de lado suas raízes. Sempre preferiu a suburbana e secundária Memphis de seus anos de infância e adolescência. Assim fica plenamente justificada a gravação de uma música como essa. Era o mais puro estilo do sul que Elvis tanto adorava.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley
ResponderExcluirPablo Aluísio