segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Elvis Presley - Moody Blue (1977)

Esse foi o último disco lançado por Elvis. Era 1977 e o cantor já caminhava para seu trágico fim. Por isso quando ele morreu, em agosto daquele ano, os que foram nas lojas de discos para comprar algo dele, encontraram justamente esse álbum nas prateleiras. Por essa razão o sucesso foi enorme. Ao lado de "Elvis in Concert" e "Aloha From Hawaii" acabou se tornando um dos LPs mais vendidos do cantor naqueles distantes anos 1970. E isso acabou sendo muito bom. Eu considero um álbum de boa qualidade, com uma precisa seleção de faixas, todas no geral bem gravadas. O fã ou admirador eventual que levou esse vinil para casa em 1977 não ficou decepcionado. Pelo contrário.

São apenas dez faixas. Por essa época a RCA Victor raramente lançava discos de Elvis com mais de dez músicas. O tempo dos LPs com doze ou até quatorze canções tinha ficado no passado distante. Acontece que Elvis já não tinha mais o mesmo número de músicas gravadas em estúdio esperando por lançamento. Com a raridade de material a gravadora foi dosando melhor o número de músicas em cada vinil novo lançado.

A linda "Unchained Melody" abria o disco. Não poderia haver melhor apresentação. Era uma música gravada ao vivo, em 24 de abril de 1977 , A cena foi gravada para o especial "Elvis in Concert" e se tornou um dos melhores momentos daquele especial de TV. Elvis, sentado ao piano, fazia uma performance memorável desse clássico. O interessante é que o cantor já estava com um visual modificado pelos problemas que ele vinha enfrentando. Isso chocou algumas pessoas na época. Porém nada disso tirou o brilho desse momento especial. Um fato curioso é que desde os anos 1960 a RCA vinha sugerindo a gravação desse sucesso, mas Elvis sempre a deixava de lado. E de fato ele nunca a gravou em estúdio, preferindo trazer sua versão inédita diretamente no palco. Ficou especial, um momento realmente memorável de sua carreira.

"Little Darlin'" era outro clássico. Outra que foi gravada ao vivo e nunca em estúdio. Ao contrário de "Unchained Melody" que exigia uma concentração fora do comum para Elvis, aqui tudo soava bem relaxante e divertido. O próprio Elvis nunca levou essa música muito à sério, preferindo deixá-la mais no modo "puro relaxamento". Curiosamente ela foi gravada no mesmo concerto em que Elvis sentou ao piano para cantar "Unchained Melody", no dia 24 de abril de 1977. Ele parecia bem inspirado nesse dia. A RCA então aproveitou para gravar material para seus discos, uma vez que Elvis já não entrava mais em estúdio como antigamente. Aquelas maratonas de gravações, quando Elvis conseguia gravar vinte, trinta músicas em poucos dias, jã não existiam mais. A realidade de Elvis tinha mudado, para algo completamente diferente. Assim não era raro agora a RCA gravar seus shows, para aproveitar alguns momentos. Afinal a máquina de lucros em torno do cantor não poderia parar nunca!

Eu considero esse álbum de Elvis bem mais para cima do que o anterior. Aqui há um considerável número de músicas mais alegres e movimentadas. O resultado desse conjunto se traduz em um disco mais agradável de se ouvir, sem ter a melancolia do "Elvis Presley From Boulevard", considerado por muitos como um disco pesado, de complicada audição. Um bom exemplo de que "Moody Blue" tem um astral melhor vem de músicas como "Way Down". Gravada em Graceland, essa música tem uma linha de baixo bem marcante. É um country rock de qualidade. A RCA Victor viu potencial e lançou a canção em single, com destaque. Acabou chegando em primeiro lugar na parada country, um ótimo retorno comercial para a carreira de Elvis.

E por falar em country music... "If You Love Me (Let Me Know)" era a melhore representante do estilo dentro do disco. Essa faixa foi gravada ao vivo no show do dia 26 de abril de 1977. Inicialmente a gravadora não pensou em utilizar a faixa em um álbum oficial de Elvis, mas pesquisando no material gravado pela RCA que estava arquivado em Nashville, material obtido nas turnês de Elvis, o produtor Felton Jarvis resolveu selecionar esse momento para compor o disco "Moody Blue", até porque o LP necessitava de dez a doze faixas e Jarvis não tinha material suficiente de estúdio para isso. Em razão dessa escassez, o álbum acabou saindo misto, com músicas gravadas em estúdio (entenda-se a sala das selvas em Graceland) e músicas gravadas ao vivo. Antes a RCA priorizava a separação das duas coisas. Ou o disco vinha apenas com gravações de estúdio ou totalmente Live, ao vivo. Na falta de maior número de faixas disponíveis, o jeito foi apelar para uma fórmula mais diversificada, o que resultou nesse disco em que se misturava as duas opções de gravação.

E a falta de material novo era tão grande que a RCA resolveu usar a mesma versão de "Let Me Be There" que já tinha sido lançada antes no disco ao vivo "Elvis Recorded Live on Stage in Memphis". Isso nunca tinha acontecido antes dentro de um disco oficial de Elvis! E o mais curioso de tudo é que a RCA Victor promoveu o álbum como o "novo disco de inéditas de Elvis Presley". Bom, como se pode perceber, nem todas as faixas eram realmente inéditas. Essa aqui, por exemplo, já era bem conhecida dos colecionadores. Gravada em Memphis no concerto que o cantor realizou em 20 de março de 1974, já era bem conhecida dos fãs. A boa performance de Elvis, por outro lado, até justificava uma nova audição. Apenas penso que a RCA poderia ter pincelado algo realmente inédito pois a gravadora havia gravado pelo menos dois concertos em Memphis. Por que não trouxeram alguma gravação do outro show? Complicado entender.

A faixa título do disco, a boa ""Moody Blue", foi gravada em Graceland no dia 4 de fevereiro. Essa foi a sessão que Elvis interrompeu quando chegou algumas motos novas que ele tinha comprado. É a tal coisa, gravar em casa, apesar de todo o esforço do produtor Felton Jarvis em fazer tudo da forma mais profissional possível, tinha seus problemas. Uma delas era a distração por parte de Elvis. Ele sempre estava interrompendo as gravações por um motivo ou outro. Quando as motos novas chegaram em Graceland Elvis perdeu o interesse pelas músicas que estava gravando. Ele preferiu ir conferir suas novas máquinas. E como ele adorava motos, a coisa só piorou. De qualquer maneira essa canção até que foi bem gravada. Com ritmo agradável, alegre, tem um sabor de nostalgia dos anos 1970. Repare bem no arranjo das guitarras. Poucas coisas poderiam ser mais característicos daquela época do que isso. Um bom momento de um disco que foi gravado com muitas distrações por parte do cantor, mas que no final até que funcionou bem. 

"Pledging My Love" tem uma história estranha. Seu autor Ferdinand Washington afirmou que a canção foi composta no meio de uma crise suicida. Ele estava muito abalado com o fim de um relacionamento e decidiu colocar uma bala em seu revólver. Com uma garrafa de whisky na sua frente, ele começou a brincar de roleta russa, apertando o gatilho com a arma apontada para sua cabeça. Para sua sorte sobreviveu ao jogo mortal. Depois, já meio embriagado, deu os últimos retoques nessa canção, que é bem convencional, bem de acordo com o estilo country mais clássico dos anos 50, sem qualquer referência em sua letra sobre suicídio ou temas mais sombrios. Para falar a verdade a canção é até bem agradável de se ouvir, com um bonito arranjo, embora o tema da letra fale de desilusões amorosas.

Essa música foi lançada originalmente em Dezembro de 1954 pelo cantor Johnny Ace no finado selo Duke Records, um dos milhares de selos fonográficos ao estilo Sun Records que surgiram nos Estados Unidos naquela fase de popularização de gravações por pequenos estúdios. O próprio Elvis Presley foi fruto desse processo todo. Qualquer produtor musical com um pouquinho de investimento conseguia comprar uma mesa de gravação e saía gravando artistas locais. Quem sabe ele tirava a sorte e grande e conseguia um sucesso de vendas, fabricando os próprios singles por conta própria. Outro aspecto curioso é que o cantor Johnny Ace morreu em um acidente envolvendo armas de fogo, completando um ciclo meio macabro envolvendo essa música.

"She Thinks I Still Care" foi gravada por Elvis na sala das selvas em Graceland no dia 2 de fevereiro de 1976. Curiosamente em um tempo em que Elvis ia perdendo o interesse nas gravações de seus próprios discos ele abriu uma exceção em tudo e resolveu gravar duas versões diferentes dessa faixa, o que demonstrava acima de tudo que ele realmente gostava mesmo da música. A primeira versão foi bem ao estilo country de Nashville e essa versão foi a que acabou sendo escolhida para fazer parte da seleção musical do disco oficial. É uma boa versão, mas não é a minha preferida.

A melhor versão de "She Thinks I Still Care" foi aquela com estilo blues. Essa segunda versão ficou anos desconhecida dos fãs de Elvis Presley. Nunca foi lançada em sua vida e só depois de décadas é que chegou ao mercado. A forma mais simples de encontrá-la dentro da vasta coleção de discos lançados de Elvis é comprando o box "Walk a Mile in My Shoes: The Essential '70s Masters". Ela está no "Disc four: Studio Highlights 1971–1976", creditada como "unreleased alternate take". Na verdade não é apenas um take nunca lançado, mas uma versão completa, perfeita e com ótimo estilo. Em minha opinião bem melhor do que a versão original. Deveriam ter lançado no álbum de 1977, ou pelo menos como single. Arquivar uma gravação tão boa, por tantos anos, foi realmente um pecado.

"He'll Have to Go" foi gravada em Graceland, na sala das selvas, no dia 31 de outubro. É uma daquelas faixas que não fizeram sucesso na época, sendo apenas uma boa balada usada para completar o álbum. Gosto da letra, bem cinematográfica, retratando um momento complicado de um relacionamento que ficou no passado. Versos que mais parecem ter saído de um roteiro, como nos trechos em que Elvis canta: "Coloque seus doces lábios um pouco mais perto do telefone / Basta fingir que estamos juntos sozinhos / Diga ao homem para abaixar o som da jukebox / Você pode dizer ao seu amigo que está com você, que ele vai ter que ir embora". Elvis que dava longos telefonemas para sua ex-esposa Priscilla, pode ter facilmente se identificado com essa letra.

Embora a expressão "amigo" seja usado na letra, o que temos aqui é outra situação. O autor tenta convencer sua amada do passado a dispensar seu amante, para que eles possam voltar a ficar juntos. É um homem magoado pedindo para a mulher que ama que mande embora seu amante de ocasião. No caso o tal "amigo" seria nada mais, nada menos, do que Mike Stone, o amante de Priscilla, o homem que a fez deixar Elvis para ir morar com ele na Califórnia. O pior de tudo é saber que no fundo Priscilla ignorou o recado indireto que Elvis lhe mandava através dessa música para continuar ao lado de Mike. Ela não o deixou ir embora, como a canção sutilmente lhe sugeria.

"It's Easy for You" também não fez sucesso, mas tinha igualmente algo a dizer em sua letra. Aqui os papéis se invertem. É a história de um homem que largou sua esposa e seus filhos para ficar com uma amante. Só que o tempo passou e ela o largou. E agora esse homem se vê completamente abandonado, tanto por sua ex-esposa e família, como pela mulher que virou sua cabeça, fazendo com que ele jogasse fora seu casamento. Um tipo de situação até bem comum, se formos pensar bem. Praticamente todo mundo conhece uma história como essa envolvendo parentes, conhecidos ou amigos. Geralmente inclusive envolvendo homens mais velhos com mulheres mais jovens. E depois que a amante se vai o homem lhe diz que para ela é fácil fazer isso. Já ele pagou um preço alto demais pelo que fez.

A letra é de arrependimento e também de revolta. Um recado para a "outra". Aqui penso que Elvis se identificou de uma maneira diferente. Embora a música se refira a uma mulher específica, Elvis estaria colocando do outro lado todas as mulheres que ele se relacionou quando estava casado com Priscilla. É um reconhecimento de culpa, já que Elvis realmente traiu Priscilla com inúmeras mulheres, principalmente quando estava em Las Vegas fazendo suas temporadas na chamada "cidade do pecado". Ele pagou para ver e acabou se dando mal, já que a esposa o traiu também, dando o troco na mesma moeda.

Pablo Aluísio.

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