sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Megalópolis

Título no Brasil: Megalópolis
Título Original: Megalopolis 
Ano de Lançamento: 2024 
País: Estados Unidos 
Estúdio: American Zoetrope / Caesar Film
Direção: Francis Ford Coppola 
Roteiro: Francis Ford Coppola 
Elenco: Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Laurence Fishburne 

Sinopse:
Em um mundo futurista distópico se ergue uma imponente cidade chamada Nova Roma. Nela vive um arquiteto que sonha em aumentar ainda mais a grandeza daquela grande cidade, mas que encontra ferrenha oposição no prefeito, um sujeito corrupto que apenas deseja se dar bem com os lucros que seu cargo pode lhe trazer. 

Comentários: 
Eu sempre terei Francis Ford Coppola no meu altar de grandes cineastas da história. Ele tem todo o meu respeito pelo que já fez em sua maravilhosa carreira no passado. Isso porém não me faz elogiar esse filme. Lamento, mestre, mas esse novo filme é péssimo, horrível, ruim demais! É um daqueles filmes tão ruins, mas tão ruins, que você precisa dar um tempo para tentar chegar até o final. Tem que parar, deixar para ver outras partes no dia seguinte, ir nesse ritmo lento. Imagino a tortura de quem estava no cinema, não podendo fazer isso, tomar um pouco de ar fresco no meio de tanta ruindade! O pior é saber que foi o próprio Francis Ford Coppola que escreveu esse roteiro! É uma daquelas histórias sem pé, nem cabeça, que só fazem torrar nossa paciência de cinéfilos. É tudo mal costurado, mal enquadrado dentro de um contexto que é mais do que confuso. E para piorar o que já era muito ruim, o diretor resolveu abusar dos falsos cenários, construídos em computação gráfica. Aquele dourado fake me deu vontade de desistir do filme com menos de 30 minutos. Se ao menos o enredo fosse bom, ainda teria deixado isso passar, mas como já escrevi, a história é ainda pior do que a direção de arte. Enfim, em minha opinião, temos aqui o pior filme da filmografia de um mestre da sétima arte. Era melhor ele ter se aposentado, sinceramente...

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Pois é Pablo:
    O Francis Ford Copola também fez muita coisa ruim, principalmente porque se metia em enrascadas financeiras e tinha que aceitar projetos so pelo dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme foi uma enrascada financeira, mais uma na sua carreira. Custou 120 milhões de dólares e rendeu 20 milhões! Enorme fracasso!

    ResponderExcluir