quarta-feira, 23 de junho de 2010

Elvis Presley - Biografia - 1963

Janeiro de 1963 - Elvis vai para Hollywood - e não para o México! - filmar Fun In Acapulco (O seresteiro de Acapulco). No Elenco Ursulla Andrens e Elsa Cardenas. De Hollywood Elvis liga para a Alemanha e pede ao pai de Priscilla para que ela venha morar em definitivo com ele em Memphis. O Pai de Priscilla promete pensar no assunto.

Janeiro de 1963 - É lançado o single One Broken Heart For Sale / They Remind Me Too Much of You.
O single foi lançado para promover o filme It Happened At The World's fair. One Broken Heart For Sale (Otis Blackwell / W. Scott) - Elvis tinha razão, as músicas deste filme deixavam muito a desejar. A trilha de "It Happened At The World's Fair" é considerada uma das piores de toda a carreira de Elvis. Além de ser muito ruim é muito curta (menos de 30 minutos). A reclamação dos fãs foi geral e a crítica caiu em cima do disco. Como fato preocupante foi o primeiro single de Elvis a não atingir o Top Ten da Billboard, conseguindo apenas a décima primeira posição. O álbum saiu-se melhor e vendeu de forma razoável, conseguindo a quarta posição entre os mais vendidos. Mas mesmo atingindo esses índices de vendas, a RCA e o Coronel ficaram descontentes com as posições, pois eles esperavam um primeiro lugar, o que efetivamente não ocorreu. O fato demonstrava que algo não estava nos eixos, pois o público já estava demonstrando sinais claros de insatisfação. They Remind Me Too Much Of You (Don Robertson) – O sempre correto Robertson escorrega um pouco com essa canção. Não que ela seja ruim, mas que fica abaixo do esperado fica, principalmente por fazer parte de um single de Elvis. Era de se esperar por isso que ela fosse mais bem produzida e cuidada. Mas no fim das contas é apenas mais uma canção romântica pop de rotina. O Single foi lançado em janeiro de 1963. Elvis a canta corretamente e imprime um toque mais sofisticado à harmonia original. Realmente mostra que o cantor conseguia, mesmo em material de baixa qualidade, imprimir sofisticação e classe. Não é a melhor música do filme, mas imprime um mínimo de qualidade ao material de forma geral. Um dos momentos mais interessantes da trilha, o que não quer dizer grande coisa.

Abril de 1963 - É lançado o filme It Happened At The World's fair (Loiras, Ruivas e Morenas, no Brasil). No outono de 1962 Elvis começou as filmagens de It Happened At The World's Fair (loiras, ruivas e morenas, 1963). Mas esta não seria uma produção isenta de problemas. Logo no começo dos trabalhos Elvis reclamou a seu empresário da qualidade do material da trilha sonora, depois de ouvir as músicas que iria gravar, Elvis chegou a conclusão de que todo o repertório era muito fraco. Depois Elvis teve que se deslocar para Seatlle, para as tomadas externas e novos aborrecimentos surgiram. Como as gravações eram feitas ao ar livre e durante a feira mundial, as cenas sofreram várias interrupções em decorrência do assédio dos fãs, tornando tudo mais longo e demorado. Além disso o cantor não gostou nada do roteiro e muito menos do script, ele queria papéis mais sérios e estava insatisfeito com os que Hollywood lhes dava. Elvis queria fazer personagens com mais profundidade e não apenas comédias musicais românticas. Ele nunca entendeu que grandes astros não esperam e nem pedem bons papéis, eles exigem. Para piorar ainda mais, as filmagens ocorreram durante a crise dos mísseis de Cuba, um dos momentos mais tensos entre EUA e URSS, quando o mundo chegou bem perto de uma guerra nuclear entre as duas potências. Enfim, desde o começo estava previsto que esse não seria um projeto fácil para o cantor e a equipe técnica. Apesar de tudo o filme foi completado dentro do cronograma. A estória tratava do romance entre um piloto de avião e uma enfermeira do hospital, durante a feira mundial de Seattle. Como resultado final o filme fez sucesso e apesar de todas as críticas o público prestigiou.

Olho Clínico: Beyond The Bend(Weisman / Wise / Fuller) – A primeira música do disco dá bem o tom da trilha sonora de Loiras Ruivas e Morenas. Tudo muito leve e soft, beirando o infantil, com Elvis deixando de uma vez por todas sua imagem de rebelde dos anos 50. Aqui está Elvis, vestindo um terno e gravata impecáveis, devidamente embrulhado para a família americana. Os dias de roqueiro rebelde ficariam para trás de uma vez por todas, sob os aplausos do Coronel Parker e dos produtores da MGM. Relax (S. Tepper / Roy C. Bennett) – Tentativa mal sucedida de reviver Fever do disco "Elvis Is Back!". Faltou entrosamento e produção nessa música muito fraquinha do filme. Elvis está até mesmo transparecendo um certo desinteresse pelo conjunto e harmonia musical. Não o culpo. Faltou mesmo talento aos escritores dessa canção. Nem quando muda para uma contagem de tempo mais rápida gera interesse. Perda de tempo. Take Me To The Fair (S.Tepper / Roy C. Bennett) – Esse seria o tema principal do filme, mas os produtores mudaram de idéia e elegeram "One Broken Heart for Sale" como tema central da trilha sonora. Novamente a tentativa de produzir um material pasteurizado demais, que satisfizessem a todos, prejudicou o resultado final. Mal executada, a canção não desperta maior atenção. A banda de Elvis também não colabora muito e está no piloto automático. Desnecessária e burocrática.

Curiosidades: Durante as filmagens Elvis se envolveu com a atriz Yvonne Craig, nada muito sério, apenas um breve romance de verão. / Elvis foi convidado para uma visita à rainha da Inglaterra durante as filmagens em Seattle, mas infelizmente não foi possível para ele se deslocar ao Reino Unido, por não dispor de tempo livre em sua agenda cheia de compromissos. Essa pelo menos foi a informação oficial divulgada à imprensa na época. Muitos autores afirmam que a razão principal do cancelamento do encontro foi a impossibilidade do Coronel sair dos EUA por ser imigrante ilegal / Numa ponta não creditada o ator mirim Kurt Russel, futuro astro em Hollywood, contracenou com Elvis / O figurino de Elvis foi criado pelo famoso estilista Sy Devore / Nos estúdios da MGM Elvis utilizou os camarins que pertenceram no passado ao lendário ator Clark Gable.

Junho de 1963 Elvis lança o single Devil in Disguise / Please Don't Drag String Around.
Single de relativo sucesso que chegou ao terceiro lugar nos Estados Unidos e ao primeiro lugar na Inglaterra. Duas canções retiradas das sessões conhecidas como "The Lost Album". As músicas foram gravadas em maio de 1963 em Nashville com a clara intenção de compor um disco novo de Elvis que não fosse trilha sonora. Porém os executivos mudaram de idéia e começaram a utilizar todo o material como "Bonus Songs" em discos diversos, principalmente de trilhas de filmes. Em razão disso muitas músicas foram lançadas até 4 anos depois de terem sido gravadas. O material foi desperdiçado e grande parte dele passou em branco na carreira de Elvis - ótimas canções acabaram completamente ignoradas. Nos anos 90 a RCA reconheceu o erro cometido e uniu todas as canções em um mesmo CD denominado "The Lost Album". Antes tarde do que nunca.

Outras músicas do The Lost Album: Memphis, Tennessee (Chuck Berry) - Faixa retirada das sessões do "The Lost Album". Muito bem arranjada e executada por Elvis e banda. Sem dúvida essa canção não poderia passar em branco na sua carreira, não só por sua importância na história do Rock como também pelo fato de ter o nome de sua querida cidade. Elvis e Chet Atkins deram um tratamento de luxo e à altura desse clássico moderno de Chuck Berry. Aliás Elvis sempre se deu muito bem com músicas compostas por Chuck Berry. Essa não foge à regra, sendo um grande momento da carreira de Elvis e que deve ser conhecido por todos. Finders Keepers, Losers Weepers - (Dory Jone / Ollie Jones) - Música que foi gravada nas sessões do The Lost Album. Este disco deveria ter sido lançado, pois as músicas gravadas estão entre as melhores de Elvis nos anos 60. Entre as gravações do The Lost Album estão: "Devil in Disguise", "Please Don't Drag That String Around", "Long Lonely Highway" e a própria "Memphis, Tennessee". Isso sem dúvida demonstra como foram produtivas essas sessões. Never Ending (Buddy Kaye / Phil Springer) - Nesse disco originalmente foram lançadas três músicas bônus, todas gravadas em 1963 e essa é a primeira delas. "Never Ending" é uma bonita balada, com um ritmo acima da média, contando com o ótimo trabalho da banda de Elvis em Nashville. A voz de Elvis parece diferente, lembrando algo como "I love you Because". Se não soubesse diria que essa música era de 54, ou então 55. Foi lançada em um single como lado B de "Such a Night" (gravada em 60 e cujo single tinha uma foto de Elvis em 56 na capa!) em 1964 e não conseguiu entrar nas paradas. Ganhou um pouco de destaque em um disco no Brasil lançado em 89: Good Rocking Tonight- The Best of Elvis vol 2. Blue River (Paul Evans / Fred Tapias) - Em 1965, enquanto os Beatles dominavam a cena musical, os produtores de Elvis quebravam a cabeça para encontrar alguma música para lançar como single de fim de ano, visto que fazia quase dois anos que Elvis não gravava nada além de trilhas sonoras. Cavucando, encontraram uma gravação de 1957, "Tell Me Why", que foi lançada alcançando a mera 33º posição. Para o lado B do single lançaram uma música gravada em 1963, um roquinho bastante curto com conteúdo que lembrava ligeiramente "Heartbreak Hotel", mas que nem chegava ao dedão do pé desse grande clássico. A música era "Blue River" e alcançou a péssima 95º posição, quase nem entrando no Hot 100, merecidamente, pois não é lá essas coisas. Legalzinha, no máximo. Essa música foi lançada em fevereiro de 1966 na Inglaterra como lado A, tendo como lado B uma música gravada para a trilha de "Girl Happy" (!): "Do Not Disturb". Oh bagunça que eram os singles de Elvis dessa época! Os fãs ingleses apreciaram mais a música, que chegou ao 22º lugar nas paradas. What Now, What Next, Where To (Don Robertson / Hal Blair) - O disco encerra com essa composição bem fraquinha de Don Robertson, que escreveu com certeza material muito melhor como "Love Me Tonight", gravado na mesma sessão dessa música. Com um ritmo arrastado e um letra esquecível não acrescenta nada ao disco. Curiosidade: Foi gravada em uma única tentativa.

Junho de 1963 - Depois de várias idas e vindas, Priscilla Ann Beaulieu se muda de forma definitiva para Graceland.

Julho de 1963 - Elvis começa as filmagens de Viva Las Vegas.
Elvis e Ann-Margret - Foi quando visitava a família na costa oeste no verão americano de 1963 que Priscilla pela primeira vez se tornou alvo da imprensa nacional, devido ao caso que Elvis estava tendo com Ann Margret. Tudo começou no final de julho, em Las Vegas, onde Elvis e Ann Margret filmaram "Viva Las Vegas". Quando o filme terminou, ambos estavam enamorados. Uma prova disso é que pela primeira vez em sua vida Elvis começou a sumir de casa por dois, três dias e até uma semana para passá-los na residência de Ann Margret, em Hollywood Hills. Essa violação da regra de que as mulheres tinham de vir até ele, era apenas um dos sinais que os caras da Máfia de Memphis interpretaram como verdadeira paixão. Enquanto o romance de Elvis e Ann pegava fogo, Priscilla ficava em Graceland, aguardando a volta de seu namorado, como ela mesmo recorda em seu livro "Elvis e Eu": "Eu estava transtornada desde que soubera que a estrela do novo filme de Elvis seria Ann Margret, a starlet em ascensão mais rápida em Hollywood. Ann Margret fizera apenas uns poucos filmes, inclusive bye bye birdie, mas já fora apelidada pela imprensa como "Elvis Presley de saias". Elvis estava curioso em relação a ela, tenho comentado que "a imitação é a forma mais sincera de lisonja". Compreendi que se lhe revelasse meus temores, ele podia não dizer nada para me tranqüilizar. Afinal porque eu tinha tanta certeza de que no instante em que Elvis estivesse longe de mim - e perto de Ann Margret - surgiria um romance entre os dois? Cada vez que eu me aprontava para ir ao encontro de Elvis em Los Angeles, ele apresentava uma alegação qualquer para adiar a visita: - "Este não é o momento mais conveniente, baby. Estamos com problemas nas filmagens" - "Que problema?" - eu questionava - Elvis cinicamente me respondia: - "O caos é total aqui. Tenho um diretor maluco que está perdidamente apaixonado por Ann. Pela maneira como ele está dirigindo, dá até para pensar que o filme é todo dela. Ele está favorecendo Ann em todos os closes" - Elvis fez uma pausa - "E não é só isso: querem também que ela cante algumas canções comigo. O coronel ficou furioso. Disse que eles terão de me pagar um extra para cantar com ela". Enquanto escutava a arenga de Elvis, tentei me compadecer com a situação. Mas, emocionalmente, estava mais preocupada com a estrela do filme do que com o diretor. - "Como está Ann Margret?" - Perguntei - "Acho que ela é uma boa garota" - respondeu Elvis. Então ele logo descartou o assunto com a expressão "uma típica starlet de Hollywood". Minha preocupação foi temporariamente atenuada. Eu sabia que ele sempre encarava as atrizes de maneira desfavorável, chegando mesmo a comentar: "Elas estão mais interessadas em suas carreiras e o homem fica em segundo plano. Não quero ser o segundo para qualquer coisa ou qualquer pessoa. É por isso que você não precisa se preocupar com a possibilidade de eu me apaixonar pelas atrizes que trabalham comigo" Eu queria acreditar, mas não podia ignorar as notícias na imprensa sobre o romance ardente que estava acontecendo nas filmagens de "Viva Las Vegas". Só que o romance no set de Las Vegas, segundo os boatos, não era entre Ann Margret e o diretor e sim entre Ann Margret e Elvis. Uma noite em que estávamos conversando pelo telefone perguntei abruptamente: "Tem algum fundo de verdade?" - "Claro que não" - respondeu Elvis, caindo na defensiva no mesmo instante - "Você sabe como são esses repórteres. Adoram ampliar qualquer coisa. Ela apenas aparece por aqui nos fins de semana, em sua motocicleta. Brinca um pouco com a turma e depois vai embora. Isso é tudo" - Mas isso não era o suficiente para mim. Ann Margret estava lá e eu não. Enfurecida, declarei: "Quero ir para aí agora!" - Elvis ficou visivelmente surpreso com a minha reação e se saiu com essa: - "Agora não é possível. Estamos terminando o filme e voltarei para casa dentro de uma ou duas semanas. Mantenha-se aí e trate de conservar acesso o fogo da paixão" - De forma melancólica eu lhe respondi: "A chama está ardendo muito baixa. É melhor alguém voltar logo para casa e atiçar o fogo". Quando estava preparada para entrar em uma verdadeira guerra com Ann por Elvis, aconteceu uma coisa que deixou todos surpresos: de repente Elvis e Ann Margret desmancharam o namoro. Alguns rapazes da Máfia de Memphis encontraram Ann nos estúdios dias depois e conversaram sobre o assunto: - "Pensamos que vocês estavam apaixonados" - disse um deles - "Eu também" - falou a atriz - "E daí, o que aconteceu?" - quis saber um dos caras. Ann respondeu: "Não sei. Perguntem ao seu chefe. Eu não tenho a mínima idéia". Quando Elvis voltou de Hollywood resolvi mexer nas suas coisas atrás de provas, foi então que achei um bilhete na sua carteira que dizia: "Não posso entender - Scoobie". Era de Ann Margret. Tive certeza. Scoobie era o apelido que ela dera a si mesmo, como Elvis me confessou depois. A frase era também o título do primeiro disco de sucesso que ela gravou no começo dos anos sessenta. Era evidente que Elvis se dissociara completamente de Ann Margret, cortando os vínculos entre os dois. Rasguei o telegrama em pedacinhos, joguei no vaso e puxei a descarga, com a maior satisfação. - "Não deixa passar muita coisa não é mesmo baby? Para uma garotinha você é uma mulher típica" - Ele estava rindo - "Acho que é melhor eu tomar cuidado". Retribui o sorriso, mas pensei: "Nada disso. Sou eu quem precisa tomar cuidado. A amizade mútua e o respeito profissional entre Ann Margret e Elvis persistiram até o dia de sua morte. Ao longo dos anos ele nunca esqueceu de enviar um buquê de flores em forma de guitarra, desejando sucesso para a atriz sueca, sempre que ela estreava em um novo show ou em um novo filme!"

Agosto de 1963 - A RCA lança o disco "Elvis Golden Records vol 03". Este disco reúne os principais sucessos de Elvis Presley lançados em singles na primeira metade dos anos 60. Aqui são reunidas as principais músicas de Presley no período logo após sua saída do exército norte americano. O que se nota é uma mudança no estilo musical de Presley que substituiu o Rock'n'Roll puro dos anos 50 por um som mais Pop com arranjos glamourizados e de influências européias, vide as italianas "It's Now or Never" e "Surrender". Apesar desta mudança de rumo o que se pode notar é que Elvis continuava a ditar e comandar os arranjos de suas músicas. Presley foi criticado por esta mudança, porém seus singles se tornaram novamente os líderes do "Hit Parade" Mundial o que de certa forma avalizou este novo rumo artístico. Este novo caminho seguido por Elvis foi consolidado com o crescente número de filmes estrelados por ele nos anos 60. De qualquer forma este LP traçou o estilo adotado por Presley durante os anos seguintes.

Setembro de 1963 - O Coronel sela o destino da carreira de Elvis durante os anos 60 ao assinar um contrato de sete anos com a MGM. O contrato será lamentado por Elvis anos depois, principalmente pela falta de qualidade dos personagens que lhe serão impostos pelo estúdio. O cantor descobre mais tarde que, apesar de ótimo do ponto de vista financeiro, o contrato é péssimo para sua carreira artística. Elvis depois entenderá que na verdade entrou em um círculo vicioso de filmes ruins, trilhas fracas e produções de baixo orçamento. Mas só vai descobrir isso anos depois de assinar esse contrato.

Outubro de 1963 - Elvis começa as filmagens de mais um filme onde faz papel duplo: Kissin Cousins (Com caipira não se brinca). A maioria das cenas foram filmadas em uma conhecida estância para a prática de esqui, Big Bear, próxima à Los Angeles.

Outubro de 1963 - Elvis lança o single Bossa Nova Baby / Whitcraft. A canção Bossa Nova Baby (Jerry Leiber/Mike Stoller) foi lançada para promover o filme Fun In Acapulco (O seresteiro de Acapulco, no Brasil). Não pense que é uma música do ritmo que imortalizou Tom Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes. É uma canção pop escrita por Leiber e Stoller que já havia sido lançada em 1962 pelo grupo Tippie & The Glovers. Foi lançada em um single em outubro de 1963 com "Witchcraft" no lado B. O single foi lançado antes da trilha e chegou ao oitavo lugar nas paradas do Tio Sam. A única canção realmente "Bossa Nova" interpretada por Presley foi "Almost in Love" do compositor brasileiro Luís Bonfá, que aliás foi lançada junto com o sucesso "A Little Less Conversation" em um single no final dos anos 60.

Novembro de 1963 - Chega às telas "Fun in Acapulco" (O seresteiro de Acapulco).
O filme "O Seresteiro de Acapulco" foi dirigido por Richard Thorpe, diretor de "Jailhouse Rock" (o prisioneiro do rock, 1957) e produzido por Hall Wallis pela Paramount Pictures. É um dos filmes mais conhecidos de Presley e um de seus grandes sucessos. Aqui Elvis interpreta um ex-trapezista, que após um acidente, vai trabalhar num Hotel na cidade mexicana de Acapulco. Elvis ainda contracena com Ursulla Andress, que estava no auge do estrelado, após o sucesso do primeiro filme de James Bond, "Dr No" (007 contra o satânico Dr.No, 1962). É mais uma comédia romântica de Elvis, no mesmo estilo de outros filmes do cantor nos anos 60. Assim Elvis é colocado em um cenário maravilhoso, com lindas garotas ao redor, tudo embalado com algumas canções escritas sob medida para o filme. O outro filme de Elvis lançado em 1963 foi "It Happened at the World's Fair" (loiras, ruivas e morenas, 1963), filme dirigido por Norman Taurog, filmado na feira mundial em Seattle. Todas as duas produções foram comédias românticas musicais de relativo sucesso de público, mas não de crítica. Todos foram impiedosamente malhados pelos jornais americanos. Realmente Elvis precisava mudar, estes filmes estavam de certa forma arruinando a carreira musical do cantor. A crítica especializada afirmava que Elvis estava se acomodando, com os milhares de dólares vindo de Hollywood, ou seja, estava deixando sua carreira musical de lado, para se dedicar inutilmente ao cinema.

Destaques do disco: Fun In Acapulco (Ben Weisman/Sid Wayne) - Canção título do filme. Sem nenhum exagero esta é uma das melodias mais bonitas interpretadas por Elvis. A Música não é apresentada por Presley durante o filme, só sendo apresentada nos letreiros iniciais com o cenário exuberante das praias e paisagens mexicanas ao fundo. Esta linda canção foi gravada nos estúdios Radio Recorders em Hollywood no dia 23 de janeiro de 1963. Viño, Diñero Y Amor (Tepper/Bennett) - Mike Windgreen (O Personagem de Elvis no filme) está trabalhando em um barco no começo do filme quando seus amigos, um bando de mexicanos com seus sombreros, chegam cantando esta música. Elvis a canta num esfumaçado bar logo após. Aqui começa a história de "O Seresteiro de Acapulco" que foi um dos filmes mais vistos do ano de 1963 nos Estados Unidos e na Europa. I Think I'm Conna Like It Here (Don Robertson/Hal Blair) - Don Robertson era um dos melhores compositores românticos de Presley. Aqui ele fez uma canção gostosa de ouvir com um ritmo bem relaxante. Elvis não deixa por menos e apresenta uma ótima interpretação. Fica claro que quando Presley contava com um bom material ele demonstrava toda a extensão de seu talento. You Can't Say No In Acapulco (Feller/Fuller/Morris) - Elvis canta esta canção à beira da piscina no Hotel do filme onde "Mike" trabalhava. Um fato digno de nota foi a polêmica causada por um boato que envolveu o cantor durante as filmagens. Elvis nunca foi ao México sendo as suas cenas gravadas em estúdio em Hollywood. A Imprensa marrom então acusou Elvis de ser "Racista" com os mexicanos. Presley não foi ao México porque era mais barato para o estúdio usar o método de "Black Projection" em que as paisagens do México eram projetadas em uma tela atrás do astro. Sem dúvida isto acabou sendo muito desagradável para Elvis e os membros da equipe de filmagem. Porém com o tempo isto tudo foi superado. Love Me Tonight (Don Robertson) - "Bonus Song" ou "canção brinde" que não fazia parte da trilha do filme mas era incluído no LP para completar cronologicamente o disco. Esta sem dúvida é uma das mais belas músicas feitas por Don Robertson. Ela foi gravada no dia 27 de maio de 1963 em Nashville.

Dezembro de 1963 - Em rara entrevista Elvis defende seus filmes e sua carreira no cinema: "Intelectuais me dizem que tenho que progredir como ator, tomar desafios e tudo o mais. Eu gostaria de progredir, mas aprendi a não ir além dos meus limites. Talvez um dia eu faça um filme de arte ou algo parecido, mas não agora. Já fiz onze filmes e todos deram dinheiro e foram bem nas bilheterias. Eu seria um tolo se mudasse o rumo da minha carreira". Anos depois ele se arrependeria dessas declarações.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Biografia - 1962

Janeiro de 1962 - Elvis comemora seu 27º aniversário e é homenageado por Dick Clark no famoso programa "American Bandstand".

Fevereiro de 1962 - Elvis lança o single "Good Luck Charm / Anything that's Part of You". Good Luck Charm (Schroder/Gold) - Esta canção foi a última de Elvis até "Suspicious Minds" a alcançar o primeiro lugar entre os singles mais vendidos da parada americana. Isto reflete de certa forma a dificuldade no qual Elvis iria passar até 1969 quando ele voltaria de novo ao topo. Entre as causas desta "maré baixa" enfrentada por Elvis estavam a má qualidade de suas trilhas de filmes aliados à crescente concorrência da invasão britânica (Beatles e Rolling Stones).Anything that's Part of You (Robertson) - Uma das mais belas músicas de Don Robertson interpretadas por Presley nos anos 60. Robertson era mesmo um craque em músicas românticas, pena que esta foi de certa forma desperdiçada como Lado B do single "Good Luck Charm" em fevereiro de 1962. De certa forma o LP Elvis Golden Records vol.3 a colocou finalmente no lugar que merece, ou seja, entre as "gravações douradas de Elvis".

Março de 1962 - Estréia Follow That Dream (Em cada sonho um Amor, no Brasil) - Elvis faz o papel de um jovem caipira que luta contra o governo que quer tirar as terras de sua família. Com direção de Gordon Douglas e contando no elenco com Arthur O'Connel e Ann Helm. Em Abril de 1962 a RCA Victor lançou toda a trilha desse filme em um EP, compacto duplo com quatro canções: Follow That Dream, Angel, What a Wodrefull World e I'm Not the Marryng Kind. O EP chegou ao 15º lugar na parada de sucessos da revista Billboard.

Março de 1962 - Elvis volta ao Havaí para mais um filme, Girls, Girls, Girls (Garotas, Garotas e mais Garotas). Oito mil fãs o esperam no aeroporto de Waikiki. As tomadas serão gravadas em locação na ilha de Kona Coast. Novamente na direção Norman Taurog.

Junho de 1962 - É lançado o disco "Pot Luck With Elvis".
Durante os anos sessenta a carreira de Elvis iria seguir os objetivos traçados pelo Coronel Tom Parker, ou seja, Elvis iria estrelar três filmes por ano. Estes filmes iriam ser acompanhados por trilhas sonoras que seriam lançadas junto com os filmes durante os feriados americanos. A meta sem dúvida era transformar Elvis em um ator e para isso até sua maravilhosa carreira musical deveria ser colocada de lado. Desta forma poucas músicas foram gravadas por Elvis sem que estas fizessem parte de alguma trilha de filme durante este período. As canções deste disco não fazem parte de nenhum filme de Elvis (exceto "Steppin'Out of line") e foram gravadas entre as gravações das trilhas dos filmes "Follow That Dream" (em cada sonho um amor, 1962) e "Kid Galahad" (talhado para campeão, 1962). O maior sucesso de Elvis nas telas em 1962 foi o filme "Girls, Girls, Girls" (garotas e mais garotas, 1962). O que se pode notar é que mesmo toda a correria para gravar as canções deste disco, elas são muito superiores às músicas das trilhas que Elvis gravou no período. Elvis era um ótimo cantor e um ator apenas mediano, infelizmente o empresário Tom Parker só iria chegar a esta conclusão no final dos anos sessenta.

Destaques do disco: Kiss Me Quick (Doc Pomus / Mort Schuman) - O maior sucesso de Elvis Presley no Brasil. Interessante notar que este sucesso todo só ocorreu mesmo em nosso país, sendo que "Kiss me Quick" teve uma discreta passagem pelas paradas americanas (trigésimo quarto lugar na parada da revista Billboard). Ela foi lançada também como canção principal de um single com "Suspicion" no lado B. "Kiss me Quick" foi gravada no dia 25 de Junho de 1961 em Nashville. Em 1977 foi lançado um disco no Brasil que se tornou um de seus mais populares LPs por aqui. A coletânea se chamava "Elvis - Disco de Ouro", e tamanho foi o sucesso que ela foi relançada no mínimo seis vezes ao longo dos anos. As faixas que puxavam o disco eram justamente "Kiss me Quick" e "It's Now or Never". Something Blue (Paul Evans / Al Byron) - Outro momento romântico do disco. O disco Pot Luck alcançou a quarta posição na parada da revista Billboard, sendo este desempenho considerado insatisfatório pelo Coronel e pelos executivos da RCA, porém se ele não obteve o sucesso esperado a sua qualidade é indiscutível como se percebe quando se ouve esta canção. Ela foi gravada no dia 18 de março de 1962. Bom momento romântico deste trabalho musical, que é caracterizado pelo bom gosto, estilo e qualidade. That's Someone You Never Forget (Red West / Elvis Presley) - Composição do Rei do Rock junto com seu guarda-costas Red West. Elvis conheceu Red ainda adolescente e ambos se tornaram grandes amigos. Em 1976 Elvis acabou demitindo Red que junto com seu irmão Sony escreveriam o livro "Elvis, What Happened?" (Elvis, o que aconteceu?). Este livro trazia pela primeira vez ao público aspectos da vida particular de Elvis como o abuso de drogas entre outras coisas. Triste fim para uma longa amizade.

Junho de 1962 - Priscilla chega para passar as férias ao lado do namorada em Memphis. Tudo é feito com discrição para não levantar suspeitas na imprensa. Elvis viaja com Priscilla à Las Vegas onde vão à shows, visitam butiques caras e namoram à luz de velas em restaurantes da moda. Em um deles Elvis é reconhecido e tem que sair pela porta dos fundos por causa do tumulto causado pelos fãs. Apesar de tudo o romance entre os dois renasce de forma mais forte do que quando estavam na Alemanha.

Julho de 1962 - A RCA lança o single "She's Not You / Just Tell Her Jim Said Hello". She's Not You (Pomus/Stoller/Leiber) - Uma rara parceria entre Leiber & Stoller e o compositor Pomus. O Resultado infelizmente não fez jus ao talento das partes envolvidas. Esta é uma canção de Presley que envelheceu o que de certa forma não aconteceu com a maioria das canções de Elvis. Ela foi lançada em julho de 1962 com "Just tell Her Jim Said Hello" no lado B. Já a deliciosa canção Just Tell Her Jim Said Hello de autoria de Jerry Leiber e Mike Stoller se tornou a melhor parte do single, porém como foi lançada como Lado B acabou se tornando mais uma excelente gravação desperdiçada dentro da carreira de Elvis.

Julho de 1962 - Elvis viaja à Seattle para as filmagens de It Happened At The World's Fair (loiras, ruivas e morenas).

Julho de 1962 - Mais um filme de Elvis chega às telas. Kid Galahad (talhado para campeão, no Brasil) é uma refilmagem de um filme de mesmo nome estrelado por Humphrey Bogart e Bette Davis na época de ouro de Hollywood, com direção do premiado diretor Michael Curtiz. Aqui Elvis conta com Charles Bronson e direção de Phil Karlson. A trilha sonora com todas as músicas do filme é lançada em agosto desse mesmo ano em um EP, compacto duplo com as seis canções: King Of The Whole Wide World, This is Living, Riding The Rainbow, Home is Where The Heart is, I Got Lucky e A Whistling Tune. O EP chega ao 30º lugar na Billboard.

Curiosidades: Tom Parker também era um homem com extraordinários poderes psíquicos. Ele era, por exemplo, um ótimo hipnotizador. Durante os anos em que as organizações Presley esteve confinada a uma tediosa rotina de fazer um filme atrás do outro, o Coronel uniu seu estilo bonachão aos seus poderes de controlar a mente produzindo cenas de irresistível humor, como conta Albert Goldman em seu livro "Elvis": "Durante as filmagens de Kid Galahad, certa vez o coronel hipnotizou Sonny West, o guarda costas de Elvis, instruindo-o para que dissesse ao diretor Phil Karlson que o filme cheirava mal, a atuação era horrível, a direção era nojenta e toda a produção era uma terrível perda de tempo. Num intervalo da filmagem, o grande, corpulento Sonny caminhou até o diretor e lançou-lhe a impressionante e insultosa conversa. O diretor ficou boquiaberto com o choque, enquanto o Coronel bebia a cena, rindo consigo mesmo e esforçando-se para que seu rosto não o traísse. Finalmente Karlson gritou: "Quem é esse sujeito? Tirem-no daqui!" Quando lhe explicaram a piada, o diretor ficou espantado por Sonny West ter atuado tão convincentemente e sem dar um sorriso sequer. "Ele estava hipnotizado" explicou o Coronel. "Ele não poderia ter feito isso de outro jeito". Virando-se para Sonny o diretor do filme perguntou: "Isso é verdade?" "Sim Senhor, é verdade sim", admitiu Sonny. Os dotes psíquicos do Coronel não eram limitados apenas à hipnose. Há anos ele sofria de uma ruptura de disco na coluna, motivo pelo qual ele sempre usava uma bengala. Mas nunca se submeteu a uma cirurgia, preferindo controlar a dor, às vezes insuportável, através do poder de sua mente.

Outubro de 1962 - A RCA lança o single "Return do Sender".
Para promover o filme "Girls, Girls, Girls" é lançado o single "Return To Sender / Where do You Come From". Return To Sender (Blackwell / Scotty) - O grande sucesso do filme. Foi lançado como lado principal de um single de grande sucesso. Chegou ao segundo lugar nas paradas. Aqui Elvis homenageia o estilo do cantor de soul Jackie Wilson. Inclusive na cena em que ele canta esta música ele faz questão de usar os mesmos movimentos de Wilson. Um fato curioso e engraçado: Uma vez em Las Vegas um sujeito jogou um sapato no palco, Elvis que não perdia uma piada, pegou o sapato e jogou de volta cantando "Return to Sender" (de volta ao remetente). A platéia foi ao delírio. Em tempo: a música é de autoria do guitarrista Scotty Moore. Where do You Come From (Batchelor / Roberts) - Lado B do único single extraído deste disco. A introdução é puro romantismo, com Elvis acompanhado sozinho pelo piano. Logo após entra o apoio vocal do grupo The jordanaires de forma soberba. Em resumo: Elvis, o pianista Dudley Brooks e os Jordanaires em grande momento.

Novembro de 1962 - Estréia "Girls, Girls, Girls" (Garotas, Garotas e mais Garotas no Brasil). "Girls, Girls, Girls" é um típico filme de Elvis Presley dos anos 60. Rodado no Hawaii, com direção de Norman Taurog e produzido por Hal B. Wallis, a película foi o maior sucesso do cantor nas telas no ano de 1962. Começou a ser filmado com os títulos provisórios de "Cumbo Ya-Ya", "Welcome Aboard", "Jambalaya" e "A girl in Every Port" e finalmente mudado para "Girls, Girls, Girls" por causa da música dos Drifters. O grande problema de filmes como este é que acabaram levando Elvis a se distanciar de seu público, pois nesta época ele parou de fazer shows ao vivo. Assim quem queria ver Elvis, só pagando uma entrada de cinema. Esta era a visão equivocada do empresário do cantor, Tom Parker. Sem shows, gravando as músicas que os estúdios lhe colocavam a disposição, Elvis começou a se isolar cada vez mais. As trilhas ainda faziam sucesso nesta época, mas a partir de 1963, os fãs clubes iriam promover uma campanha para ele voltar à estrada. Infelizmente isso só iria ocorrer seis anos depois. Isolado e distante da realidade das pessoas, que eram sempre a grande fonte de inspiração do estilo Presley, ele iria amargar nos anos seguintes uma grave crise artistica. Mas essa é uma outra história...

Destaques do disco: Girls, Girls, Girls (Leiber / Stoller) - Dois minutos e trinta segundos de prazer. Um dos melhores temas principais de filmes do cantor. A dupla Leiber e Stoller escreveu esta canção para o grupo The Drifters em 1961. Foi lançada no mesmo ano pelo selo Atlantic, alcançando um grande sucesso. Elvis gravou duas versões diferentes: uma na tarde do dia 27 e outra na madrugada do dia 28. Esta última versão foi utilizada na cena final do filme. Destaque para o saxofonista Boots Randolph e o grupo The Jordanaires. Because of Love (Batchelor / Roberts) - Romântica, linda, voz perfeita de Elvis, um verdadeiro prazer sem culpas. Foram gravadas 16 canções para este filme, mas só utilizaram 13, deixando de fora: "Mama", "Dainty Little Moonbeams" e "Plantation Rock", esta última aliás uma injustiça, pois é muito boa. Não perde em nada para outras canções deste disco, mas, o pessoal da Paramount resolveu fazer alguns cortes e a música foi arquivada. Uma pena. I Don't Wanna Be Tied (Giant / Baum / Kaye) - Belo embalo. Bem ao estilo do Pop dos anos 60. Aqui Scotty Moore se faz mais presente comandando a banda de apoio de Elvis. O arranjo aliás é bem elaborado com introdução de novos instrumentos de percussão. O final é característico das canções de Blues.

Dezembro de 1962 - Priscilla Ann Beaulieu chega para passar o natal e ano novo ao lado de Elvis em Graceland.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Elvis Presley - Biografia - 1961

Elvis Presley - Biografia - 1961
Fevereiro de 1961 - Elvis lança o Single "Surrender / Lonely Man" - Surrender(Pomus/Schuman) - Outra versão de uma canção italiana vencedora do Festival Napolitano de Piedigrotta no ano de 1909. "Torna a Sorriento", seu título original, foi gravada pelo cantor Mario Lanza em 1951 pela RCA. Presley era grande Fã de Lanza o que justifica a gravação desta música. Assim como aconteceu com "It's Now or Never" esta canção se tornou líder das paradas quando foi lançada em Fevereiro de 1961. Elvis aqui esbanja seu poderio vocal numa interpretação que deixaria o velho Lanza orgulhoso. Para o Lado B do single o Coronel escolheu a bela música Lonely Man do filme Wild In The Country (coração rebelde, no Brasil). O Single se tornou um grande sucesso de Elvis, chegando simultaneamente aos primeiros lugares das paradas americanas e inglesas.

Fevereiro de 1961 - Novo compacto duplo é lançado nos EUA: "Elvis by Request - Flaming Star". Apesar do nome só trazia duas canções de estrela de fogo: "Flaming Star" e "Summer Kisses, Winter Tears", sendo o lado B ocupado por dois medalhões da carreira de Elvis: "It's Now or Never" e "Are You Lonesome Tonight?". Por quê a RCA não lançou a trilha completa nesse compacto? Provavelmente os executivos da gravadora não colocavam muita fé nessas canções e temiam uma má posição nas charts. Se essa foi a intenção o tiro saiu pela culatra, pois o EP não atingiu o Top 10, ficando apenas na 14º posição. Teria sido melhor mesmo lançar a trilha sonora completa do filme, o que traria mais organização dentro da bagunçada discografia de Elvis por essa época.

Fevereiro de 1961 - Elvis faz duas apresentações beneficientes no Ellis Auditorium de Memphis no dia 23 desse mês. O cantor recebe um prêmio da RCA pelos 76 milhões de discos vendidos até aquela ocasião. Depois de um almoço no luxuoso Hotel Claridge Elvis concede uma entrevista coletiva à imprensa.

Março de 1961 - Elvis é homenageado pela Assembléia Legislativa em Nashville. Ele faz um pequeno discurso de agradecimento.

Março de 1961 - Elvis viaja para o Havaí para o começo das filmagens de seu novo filme, Blue Hawaii (Feitiço Havaiano). Na ocasião o Rei do Rock faz seu último show ao vivo até 1969. No Havaí o cantor se apresenta para levantar fundos para o USS Arizona, navio afundado durante o ataque à Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial. Depois desse show Elvis se retira dos palcos por ordens do Coronel Parker. A partir de agora para ver Elvis cantar apenas comprando um ingresso de cinema.

Maio de 1961 - Elvis lança novo single para promover o filme "Wild In The Country". Com as canções I Feel So Bad e Wild In The Country. I Feel So Bad do autor Chuck Willis trazia Elvis Presley em ritmo de Blues. Aqui ele conta com a importante contribuição de seu saxofonista titular Boots Randolph. "Blues" é um ritmo inventado pelos escravos negros americanos nas grandes plantações de algodão do sul dos EEUU. Elvis era um garoto do Mississippi o que explica sua intimidade com este ritmo que ele ouvia no rádio desde criança. Esse single trouxe mais um disco de ouro para o Rei do Rock, se tornando Top 5 na Billboard e segundo lugar na Inglaterra nas listas dos singles mais vendidos. Porém o single britânico apresentava uma curiosidade: a ordem das músicas foi invertida.

Destaques da trilha de Wild In The Country: In My Way - (F. Wise / B. Weisman) - Essa canção é do filme "Wild In The Country" (coração rebelde, no Brasil). O filme foi uma tentativa de Elvis em melhorar seus papéis no cinema. Como o roteiro do filme foi por demais intimista, as músicas acabaram indo pelo mesmo caminho. Aqui Elvis duela solitariamente com um violão, sem acompanhamento nenhum. A voz de Elvis está especialmente bela nessa canção, que é muito curta, com pouco mais de 1 minuto e 20 segundos. A canção é triste e serena. Ponto positivo para a voz de Elvis, que aqui se destaca. Forget Me Never (F. Wise / B. Weisman) - Outra música do filme "Wild In The Country" que conta apenas com Elvis e violão. Essas músicas desse filme pouco acrescentam à carreira de Elvis. Apesar de extremamente profissional, Elvis não queria que esse filme tivesse canções, pois sua intenção era apenas desenvolver seu lado de ator dramático. Quando soube que teria que gravar uma trilha para o filme Elvis ficou visivelmente desapontado. Por isso houve uma certa má vontade de sua parte, mas nada que chegue a prejudicar a música em si. Como afirmei antes, o lado profissional de Elvis nessas ocasiões falava mais alto. Mesmo contrariado ele tentaria dar o melhor de si. O que não ajudou mesmo foi o próprio material à sua disposição, que era apenas razoável. No final é apenas um momento mediano e esquecível do disco.

Junho de 1961 - A RCA Victor lança um novo disco de Elvis, Something For Everybody. - Ótimo momento da discografia de Elvis Presley nos anos 60. Este disco quando foi lançado em maio de 1961 alcançou rapidamente o primeiro lugar da parada musical da Revista Billboard ocupando esta posição durante três semanas consecutivas. "Something For Everybody" foi gravado em apenas uma sessão de gravação em Nashville! Elvis entrou nos estúdios às 10 da noite do dia 12 de março e gravou até às cinco da manhã do dia seguinte. Em pouco mais de 7 horas o cantor já havia terminado sua parte deixando todas as músicas prontas para a RCA. Neste caso a pressa não foi inimiga da perfeição, pois este fato demonstra o alto poder de trabalho de Elvis e também o qualifica como o mais rápido "hit maker" da história. O que aconteceu realmente era que Elvis e banda já estavam devidamente ensaiados ao entrar em estúdio, então foi apenas uma questão de se chegar ao take adequado. No mesmo mês que este disco foi lançado o single "I Feel So Bad / Wild in the Country" chegava ao quinto lugar na parada americana e ao primeiro na parada britânica. O lado B deste single promovia o lançamento de mais um filme de Elvis "Wild in the Country" (coração rebelde, 1961). Este filme marca a tentativa de Elvis em estrelar filmes de maior qualidade com roteiros melhores e papéis dramáticos, porém seu objetivo não foi alcançado pois seus maiores sucessos cinematográficos iriam ser as comédias musicais românticas como "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961). De qualquer forma a música "I Sleeped, I Stumbled, I Feel" foi incluída no disco para promover o lançamento do filme.

Destaques do disco: There's Always Me (Don Robertson} - Maravilhosa canção romântica escrita pelo ótimo compositor Don Robertson. Robertson inclusive compareceu ao estúdio de gravação e trocou algumas idéias com Elvis. É sem sombra de dúvida uma das mais belas músicas interpretadas pelo Rei do Rock, que nos presenteia com um momento mágico. Além de contar com a voz de Elvis em um de seus melhores momentos, esta traz ainda a participação muito especial da vocalista Millie Kirkham. Simplesmente ouça e se emocione. I'm Comin Home (Charlie Rich) - A Melhor canção de todo o disco. Conta com ótimos solos musicais de Scotty Moore na guitarra e Floyd Cramer no Piano. A canção se tornou um grande sucesso na época chegando ao primeiro lugar nas paradas. Ele representa a típica canção pop do início dos anos sessenta. Sem dúvida uma música para entrar na história do Rock mundial. Sentimental Me (Cassin/Moreheread) - Sucesso em 1949. Elvis foi de certa forma fiel à original dando apenas uns toques para que ela se encaixasse em seu estilo musical. No final tudo saiu bem como podemos conferir. Nesta época começaram a surgir as primeiras críticas ao excesso de músicas românticas nos discos de Elvis. Ele porém não se importou com elas e continuou a gravar belas canções de amor como esta. Starting Today (Don Robertson) - O Compositor Don Robertson dá o tom do lado romântico deste disco. Aqui outra de suas pérolas musicais interpretada de forma impecável pelo Rei do Rock e seu grupo. Elvis e Don Robertson se tornaram amigos, inclusive o cantor o convidou a ir a Graceland para juntos discutirem e falarem sobre música. Gently (Wizeth/Lisbona) - Canção Romântica bem ao estilo acústico que difere bastante das outras músicas do disco. Sem dúvida é um belo momento da carreira de Elvis. Fez parte também da última coletânea da discografia de Elvis o LP "Welcome to my World". Elvis a gravou três vezes e escolheu uma das versões como a definitiva. As outras duas seriam lançadas em discos piratas nos anos 80.

Junho de 1961 - Wild In The Country (Coração Rebelde, no Brasil) é lançado nos EUA. Um ano após deixar o exército Elvis Presley deu seguimento ao seu plano de se tornar um ator respeitado em Hollywood. Depois de fazer concessões aos estúdios com G.I.Blues Elvis se sentia forte o suficiente para exigir certo controle artístico sobre sua carreira no cinema. O chefão da Fox, Darryl F. Zanuck, já havia dado carta branca a Elvis para ele escolher o roteiro que quisesse para seu próximo filme no estúdio. Então Elvis foi à caça de uma boa estória para ser filmada. Depois de ler pilhas de scripts e roteiros Elvis escolheu "Wild in The Country", uma adaptação de uma peça teatral que havia sido escrita para ser estrelada pelo ator Montgomery Clift. Infelizmente antes das filmagens programadas Clift sofreu um sério acidente de carro ao sair da casa de Elizabeth Taylor e teve o rosto completamente desfigurado pelo painel de seu carro. Com isso o projeto do filme foi arquivado. Ao cair nas mãos de Elvis no verão de 1960 o rei do rock se entusiasmou pelo roteiro e pela chance de finalmente fazer um filme com conteúdo mais dramático. Para Elvis esse filme deveria ser filmado de forma fiel à adaptação da peça teatral. Com a aprovação de Darryl F. Zanuck o projeto começou a tomar forma com a contratação do conceituado diretor Phillp Dune e a escalação das atrizes Hope Lange, Tuesday Weld e Cristina Crawford.

Olho Clínico: Tudo ia bem com Coração Rebelde" até o dia em que o coronel Parker resolveu ler o teor da estória do novo filme de Presley. Parker ficou chocado com o que leu! Em primeiro lugar a estória era completamente dramática com final trágico - Elvis faria um personagem que se envolvia com uma mulher mais velha, não haveria músicas e o pior: Elvis se suicidaria no final! Uma coisa inaceitável na visão de Tom Parker, sempre preocupado com a imagem de seu principal (e único) cliente! Atuando pelas costas de Elvis o coronel começou a tomar as rédeas do projeto: o final foi mudado por um grupo de roteiristas contratados pelo empresário, o romance entre Elvis e uma mulher mais velha foi suavizado e foi encaixada diversas músicas dentro do filme (no roteiro original o personagem principal nem sabia cantar!). Elvis ficou completamente desapontado pois o filme agora se aproximava cada vez mais de sua comédias bobocas! Tudo em que havia apostado agora estava indo por água abaixo! Tentou vencer a queda de braço com Parker e Zanuck mas não conseguiu, principalmente depois que o diretor Phillip Dune resolveu ceder às pressões comerciais envolvidas na realização da película. Assim Elvis se viu totalmente sozinho na defesa do roteiro original que havia lido. Finalmente o presidente da Fox se reuniu com Elvis e demonstrou que as mudanças seriam mais benéficas ao sucesso do filme. Elvis resolveu então tentar salvar o que restava do script mas não obteve êxito em um set completamente controlado pela mão forte do todo poderoso magnata Darryl F. Zanuck. Finalmente acabou cedendo as pressões, com um forte sentimento de frustração e decepção com a maneira de fazer filmes em Hollywood. E assim "Coração Rebelde" se tornou um filme sem identidade própria, um mistão indigesto que tentava colocar sob o mesmo teto conceitos teatrais complexos com romances inventados na última hora para suavizar a forte densidade melodramática da trama. E também se tornou o adeus de Elvis às suas pretensões de exercer uma atividade de ator independente de sua carreira musical, principalmente depois do sucesso arrasa quarteirão do filme "Feitiço Havaiano", que chegou nas telas nesse mesmo ano. E a fusão desse dois fatores: o sucesso de "Feitiço Havaiano", comédia musical leve cheia de canções, e o relativo fracasso de "Coração Rebelde", filme com pretensões mais sérias, iria determinar como seria a futura carreira de Elvis no cinema, onde ele não iria mais sair do esquema imposto pelos grandes estúdios, das comédias musicais românticas. Era o fim do sonho de Elvis em se tornar um novo Marlon Brando ou James Dean. Será que se tivesse tido a oportunidade ideal, Elvis teria se tornado um grande ator? Nunca saberemos ao certo, infelizmente.

Julho de 1961 - Elvis viaja para a Flórida para as filmagens de Follow That Dream (Em cada sonho um amor). No dia 30 desse mês é eleito o "Rei da Festa Latina", as filmagens são interrompidas para que Elvis possa comparecer ao evento.

Agosto de 1961 - Elvis lança o single His Latest Flame / Little Sister. (Marie's The Name) His Latest Flame (Pomus/Schuman) - Priscilla Presley relata em seu livro "Elvis & Eu" (Elvis and Me, Ed. Rocco, 1985) que pensou seriamente que Elvis estava envolvido com uma garota chamada "Marie" quando esta canção foi lançada. Isto reflete bem o pensamento juvenil da garota de 14 anos que se apaixonou por Presley em 1958 e que iria se casar com ele em 1967. Priscilla, que era filha de um oficial da Força Aérea, conheceu Elvis quando ele servia o exército Americano na Alemanha. Foi uma paixão avassaladora entre ambos, tanto que Elvis nunca iria se recuperar de seu divórcio em 1973 quando Priscilla o abandonou. Little Sister (Pomus/Schuman) - Música lançada como lado B do single "His Latest Flame" em agosto de 1961. A letra é bem fraquinha, porém o ritmo é ótimo principalmente pela aula de guitarra de Scotty Moore. Elvis no filme de 1970 "That's The Way It Is" (Elvis é assim, 1970) apresenta esta música em um ensaio com sua banda, nada levado à sério mas que serve para animar o ambiente durante as gravações.

Outubro de 1961 - Elvis começa novo filme em locação nas montanhas Idyllwild, perto de Los Angeles. O filme se chama Kid Galahad (Talhado para Campeão). Elvis resolve comprar uma residência em Los Angeles pois está cansado de ficar hospedado em hotéis. No final acaba comprando duas mansões, uma em Bel Air e outra em Belagio Road.

Outubro / Novembro de 1961 - Estréia Blue Hawaii.
Estréia nos EUA e Europa o maior sucesso da carreira de Elvis: Blue Hawaii (Feitiço Havaino, no Brasil). Este filme e sua trilha sonora se tornariam um enorme sucesso de vendas quando foram lançadas para as férias de fim de ano. O LP com a trilha completa atingiu rapidamente o primeiro lugar ficando nesta posição durante 5 Meses!!! (recorde absoluto). O single extraído da trilha com "Can't Help Falling in Love / Rock A-Hula Baby" também acompanhou o grande sucesso deste filme. "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961) seria o grande responsável pelos rumos que a carreira de Elvis iria tomar a partir daí. Praticamente todos os seus filmes posteriores iriam seguir a fórmula desta película, com o roteiro versando sobre garotas bonitas, praias turísticas e o interesse romântico do personagem principal. A direção do filme ficou novamente a cargo de Norman Taurog e a estrela seria novamente a atriz Joan Blackman que já havia contracenado com Elvis em "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957). O roteiro era baseado no romance "O rapaz Havaiano da praia" e a estória versava sobre um jovem de família rica, recém saído do exército, que tentava vencer na vida sozinho. O disco, é claro, segue a mesma temática do filme e Elvis pelo menos no caso desta trilha nos brinda com algumas belas canções que ficaram imortalizadas na sua voz e que iriam se incorporar definitivamente em seu repertório de Shows durante os shows dos anos 70. "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961) é isso aí: um filme bonito de se ver, mostrando os pontos mais turísticos das ilhas havaianas, com Elvis pegando umas ondas com seu "jacaré", namoros, diversão e música. Talvez por ser sido tão "relax e na paz" tenha tido tanto sucesso.

Destaques do disco: Blue Hawaii (Robin/Rainger) - Música título do filme. A versão original desta canção foi lançada em 1937 por Bing Crosby para a trilha do filme "Waikiki Wedding". Em 1957 o cantor Billy Vaughn a relançou com grande sucesso. Finalmente Elvis gravou sua versão em 22 de março de 1961. Sem sombra de dúvida é uma bela canção que faz jus ao talento do Rei do Rock. A crítica Pauline Kael escreveu sobre "Blue Hawaii": "Elvis parece que deixou sua moto e seu casaco de couro negro à la Brando de lado e o trocou por uma prancha de surf! Só uma coisa parece não ter mudado: seu topete para fazer filmes bobinhos". Almost Always True (Wise/Weisman) - Música deliciosa e empolgante da trilha. O grande destaque fica com a maravilhosa participação do Saxofonista Boots Randolph. O elenco de "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961) contava ainda com Nancy Winters, Angela Lansbury, Roland Winteres e Joan Blackman. O filme foi produzido por Hall Wallis para a Paramount Pictures. No More (Yradler/Robertson/Blair) - Adaptação do grande sucesso mundial "La Paloma" do compositor cubano Sebastian Yradler. A adaptação foi feita por Don Robertson, que novamente compareceu em estúdio para ajudar nas gravações. É um dos mais belos momentos de toda a carreira de Elvis Presley. Aqui fica claro que quando o Rei contava com material de ótima qualidade ele demonstrava toda a plenitude de seu talento. A inclusão desta canção italiana se justifica porque o personagem de Elvis serviu o exército na Itália. Assim ele a canta para seus amigos na praia para mostrar o som que rolava nas forças armadas. Hawaiian Weeding Song (King/Hoffman/Manning) - Canção que Elvis cantou para Priscilla na sua lua de mel segundo o próprio relato dela no livro "Elvis e Eu" (Elvis and Me, Editora Rocco, 1985). Pode-se encontrar duas versões ao vivo desta canção gravadas pelo cantor nos anos setenta. Uma está presente no já citado disco "Alternate Aloha" e a outra que faz parte do trabalho musical póstumo "Elvis in Concert". Termina assim a trilha, como no filme, com a "canção havaiana de casamento"

Novembro de 1961 - Elvis lança o Single "Can't Help Falling in Love / Rock a Hula Baby". Can't Help Falling In Love (Peretti/Creatore/Weiss) - Canção baseada em "Plaisir d'Ámor" do compositor francês de origem alemã Jean Paul Martini. A versão de Presley foi muito feliz pois foi muito bem adaptada. O maior sucesso do filme. Quando foi lançada em Single em Novembro de 1961 alcançou um enorme sucesso de vendas. Nos anos setenta ela seria utilizada como desfecho de todos os seus shows. Nos anos 90 o grupo UB40 faria uma nova versão de grande sucesso. Rock a Hula Baby (Wise/Weisman/Fuller) - Lado B do Single "Can't Help Falling in Love". Vinha classificado no compacto como "twist special". A verdade é que esta não é uma canção do ritmo imortalizado por Chubby Checker e sim apenas mais uma canção pop da trilha. Curiosidade: as filmagens, ao contrário do que pode parecer, foram um tédio para Elvis. Ele afirmou depois que tinha que ficar trancado no Hotel e só descia para as tomadas de cena. Elvis não poderia sair à praia para se divertir como um pessoa comum, pois certamente iria acontecer um tumulto, assim ele só sairia do hotel para realmente trabalhar. O Single inglês novamente inverteu a ordem das canções colocando "Rock A Hula Baby" no lado A.

Dezembro de 1961 - Depois de 4 anos e meio Elvis acaba seu namoro com Anita Wood. Priscilla Ann Beaulieu se torna a nova namorada oficial de Elvis, apesar da distância. Os dois ficam horas ao telefone e Elvis deseja que ela venha passar as festas de fim de ano ao seu lado. Infelizmente as coisas não dão certo e Priscilla fica na Alemanha.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Biografia - 1960

Elvis Presley - Biografia - 1960
Março de 1960 - Elvis volta aos Estados Unidos.
Elvis dá baixa do Exército e volta para os Estados Unidos, onde se apresenta no posto militar do Fort Dixon no dia 5 de março de 1960, para formalizar o fim de sua carreira no exército. A volta de Elvis causa um verdadeiro rebuliço na mídia dos Estados Unidos. Os principais rádios e TVs do país narram passo a passo todo o trajeto do avião de Elvis em seu retorno, inclusive em uma rápida parada na Escócia para reabastecimento. Essa seria a única vez que Elvis pisaria em solo britânico. Uma multidão saúda Elvis na volta para casa, o aeroporto é tomado por fãs e Elvis tem que sair por uma porta lateral. Depois pega um trem de volta à Memphis. Durante toda a viagem o vagão de Elvis é saudado por fãs, em qualquer parada que fizesse, mesmo que fosse de madrugada ou em uma estação isolada. Na chegada em Memphis mais de 10 mil fãs o esperam na estação local, forçando Elvis a descer antes e ir de carro para sua casa. Ao reabrir as portas de Graceland Elvis sente imediatamente a falta de sua querida mãe, morta um ano antes. Para aliviar a solidão, Elvis começa a telefonar constantemente para a namorada adolescente que deixou na Alemanha, Priscilla Ann Beaulieu. O namoro inocente entre os dois havia se transformado em uma paixão avassaladora nos últimos dias de Elvis na Alemanha e em pouco tempo Elvis iria trazê-la para morar com ele em Graceland. Havia uma enorme ansiedade por sua volta pois o ritmo musical do qual era Rei estava jogado no esgoto (mais ou menos o que ocorre com o Rock'n'Roll atualmente). Uma série incrível de fatos desagradáveis havia atingido os principais nomes do verdadeiro Rock: Um acidente automobilístico havia acabado com as carreiras de Eddie Crochran e Gene Vincent, Little Richard havia decidido abandonar a música para se dedicar à religião, Chuck Berry havia sido preso por tráfico de escravas brancas, Ritchie Valens e Buddy Holly sofreram um acidente fatal e finalmente o inventor da expressão Rock'n'Roll, o DJ Alan Freed, estava preso e falido, em suma o Rock estava no fundo do poço. Por isso a volta de Elvis significa muito para os jovens da época pois os ídolos que estavam na mídia nada mais eram que idiotas como Fabian e Frankie Avalon além de outros "minielvis".

O Namoro entre Elvis e Priscilla: Gradualmente o ritmo das visitas de Priscilla à cada de Elvis mudou para duas ou três vezes por semana e, eventualmente, quatro vezes por semana. Lamar ia buscá-la em Wiesbaden, logo no começo da noite, e dirigia uma hora até chegarem em Bad Nauheim. Depois, no fim da noite, outra longa viagem de volta. Assim que a freqüência dessas visitas aumentou, seu objetivo mudou. Agora, em vez de festinhas em volta do piano, o famoso herói sexual, e sua "teen angel" passavam a noite no quarto sozinhos, conversando sobre carros, cinema e maquiagem. Mas o que pensavam os Beaulieus, ao ver sua filhinha ir passar a noite com um notório símbolo sexual? Bem, quando Priscilla contou a Elvis que as mentiras que era forçada a inventar para explicar porque chegava em casa tão tarde da noite, não estavam mais colando, e que isso poderia por um fim às visitas, Elvis decidiu ir direto ao coração do problema. Ele e Vernon telefonaram aos Beaulieus e marcaram uma visita. O que disseram aos pais de Priscilla não se sabe exatamente, mas é bastante provável que tenham explicado que, um dia, quando Elvis deixasse o exército e restabelecesse sua carreira artística, ele iria querer se casar e cuidar da família. Embora nenhuma promessa de casamento tenha sido feita nesse primeiro encontro, essa idéia estava implícita na mente de todos. A Sr Beaulieu chegou a dizer a filha que sua relação com Elvis representava a "oportunidade de sua vida". Por volta de setembro de 1959, Elvis viu os primeiros sinais de que sua carreira estava revivendo. Hal Wallis veio de Hollywood para supervisionar o trabalho de uma Segunda unidade de produção, que iria filmar algumas cenas de fundo para o primeiro filme de Elvis depois do exército. Logicamente, o filme iria explorar dramaticamente suas aventuras na Alemanha, como recruta do Tio Sam. Elvis não gostou nada da idéia, mas guardou seu descontentamento só para si. Ele queria papéis que não apenas explorassem versões fantasiosas de sua vida, mas nunca disse nada ao produtor Wallis. Elvis passaria toda a sua longa carreira em Hollywood lamentando-se do fato de não ganhar bons papéis. O que ele nunca aprendeu é que atores não ganham bons papéis – eles exigem. Os últimos meses na Alemanha passaram rapidamente. Três semanas antes de dar baixa, Elvis mandou sua família de volta para Memphis. No dia final ele embarcou em um DC 7 no aeroporto de Frankfurt, de volta aos Estados Unidos.

Março de 1960 - Elvis é elogiado por todo o país e por todos os segmentos da sociedade ianque. Todas as estações de rádio lhe prestam homenagens, transmitindo programas especiais apenas com músicas do Rei do Rock. Líderes políticos exaltam o ato de Elvis servir o exército americano na Europa e até mesmo religiosos radicais afirmam que Elvis é um exemplo para todos os jovens americanos! A gravadora de Elvis anuncia que tem mais de um milhão de pedidos antecipados das futuras gravações de Elvis, isso tudo mesmo antes dele entrar em estúdio. A Paramount Pictures também anuncia que o cachê de Elvis será o maior já pago a um ator em Hollywood. O roteiro é totalmente inspirado na vida real de Elvis na Alemanha, mostrando um soldado americano louco por garotas. Elvis estava no topo do mundo mais uma vez.

Março de 1960 - Elvis lança o single "Stuck on You / Fame and Fortune"
O primeiro single de Elvis é lançado e chega ao topo das paradas em apenas 6 horas! E leva ouro dois dias depois! Elvis lidera todas as paradas, de todos os países, mais uma vez. Stuck on You (Schroder/McFarland) - Canção título do primeiro single lançado por Elvis após seu retorno aos Estados Unidos em 1960. Elvis a apresentou no especial de TV "welcome Home Elvis" apresentado por Frank Sinatra, mais conhecido como "the voice". Na ocasião Presley fez um dueto com Mr.Sinatra no medley "Witchcraft / Love Me Tender". Interessante salientar que nos anos 50 Sinatra afirmara "O Rock'n'Roll é um ritmo cantado e escutado por cretinos". Bem, Sinatra nunca foi conhecido por sua eloqüência mesmo, mas pelo talento dele a gente perdoa. Fame and Fortune (Wise/Weisman) - Música que foi apresentado na TV norte americana no especial apresentado por Frank Sinatra chamado "Welcome Home Elvis" em homenagem ao retorno de Presley aos Estados Unidos depois dele servir o exército na Alemanha Ocidental. Nesta ocasião Elvis exibiu seu famoso Topete de 15 centímetros com muita brilhantina numa imagem que ficou consagrada como símbolo dos anos 50 e 60. "Fame and Fortune" foi lançada como lado B do single "Stuck on You" em 1960.

Abril de 1960 - Elvis lança o disco "Elvis Is Back!" - Esse disco é a resposta do cantor a todos que estavam desesperados por sua volta. Elvis estava de volta! No dia 20 de março o cantor entrava nos estúdios B da RCA em Nashville para a sua primeira sessão de gravação após o serviço militar. Em 3 de Abril Elvis retornava para completar a gravação das canções deste disco. Além das músicas que estão presentes no disco foram gravadas ainda "It's Now or Never", "Stuck on You", "Fame and Fortune", "A Mess Of Blues", "I Gotta Know" e "Are You Lonesome Tonight?", todas essas lançadas em singles de enorme sucesso e que foram reunidas posteriormente no LP "Elvis Golden Records Vol.3". O Disco "Elvis is Back!" (LSP 2231) foi lançado em poucos dias, vendendo como nunca, provando que os fãs não haviam esquecido o Rei do Rock, mesmo depois dele ter ficado 2 anos longe dos Estados Unidos prestando serviço militar na distante Alemanha Ocidental. O disco ganha disco de ouro em apenas uma semana, deixando Elvis aliviado. Em uma ocasião, quando estava na Alemanha, Elvis chegou a perguntar para Priscilla se os fãs americanos ainda se lembravam dele!

Destaques do disco: Make Me Know It(Otis Blackwell) - Elvis esbanja versatilidade nesta canção deliciosa de se ouvir. Fica registrada aqui a importância do grupo vocal gospel "The Jordanaires" no som do cantor. É a primeira gravação do Rei após sua volta ao cenário musical mundial depois de seu período como soldado na Alemanha, onde ele viria a conhecer sua futura esposa Priscilla. Esta canção foi gravada no dia 20 de março de 1960 em Nashville. Elvis e seu produtor Steve Sholes acrescentaram alguns instrumentos para melhorar a canção. Fever (J.Davenport/E.Cooley) - Esta música foi um grande sucesso com Peggy Lee e Little Willie John antes de Elvis resolver gravá-la. O autor Otis Blackwell aqui usa um pseudônimo, J.Davenport. A versão de Presley foi completada no dia 3 de abril de 1960 em Nashville logo após o especial que o cantor gravou com Frank Sinatra para a TV Americana, "welcome Elvis". Na ocasião Elvis fez um dueto com "ol' blues eyes" nas canções "Love me Tender" e "Withcraft", esta última o grande sucesso de Sinatra e não uma música de mesmo nome que Elvis gravaria três anos depois. O especial foi um grande êxito onde Elvis teve a oportunidade de apresentar seus novos sucessos que estavam liderando a parada de singles. Madonna também fez uma belíssima versão desta canção levando "Fever" de volta às paradas muitos anos depois. Such A Night (Lincoln Chase) - Grande sucesso dos Drifters quando foi lançada. A versão com Elvis foi gravada no dia 4 de Abril de 1960. Não foi extraído nenhum single do disco "Elvis Is Back!" na ocasião de seu lançamento, curiosamente porém em 1964 foi lançado um compacto com "Such A Night" no Lado A, junto com "Never Ending". O Single temporão alcançou um relativo sucesso alcançando o décimo terceiro lugar em agosto daquele ano. Anos depois iria dar nome a um CD de "takes alternativos".

Abril de 1960 - Elvis freta um trem e parte para Hollywood para o começo das filmagens de seu novo filme, G.I. Blues (saudades de um pracinha). No elenco Juliet Prowse. Durante as filmagens Elvis conhece a filha e a esposa do presidente do Brasil JK, o rei e a rainha da Tailândia e participa, ao lado da atriz Shirley McLaine, de uma animada festa de aniversário do cantor Dean Martin nos estúdios da Paramount em Hollywood.

Maio de 1960 - Elvis grava o programa "Welcome Home Elvis" com Frank Sinatra
Frank Sinatra morde a própria língua e paga uma verdadeira fortuna para Elvis se apresentar no seu programa na TV. É uma tentativa desesperada de Sinatra em salvar seu show do cancelamento, por falta de audiência. O Rei do Rock que nunca foi com a cara de Sinatra, também se segura e dá uma força ao "amigo". Elvis se apresenta e arrasa, conquistando a maior audiência do ano. Esse histórico encontro foi finalmente lançado em DVD em 2004, trazendo o famoso especial "Welcome Home Elvis", feito logo após o retorno de Elvis aos EUA, quando o Rei do Rock deu baixa no exército do Tio Sam. O DVD traz o show na íntegra do especial de TV gravado em Miami no dia 12 de maio de 1960. Ele foi exibido pela rede ABC na época e a participação de Elvis se resume a meros seis minutos! O que se percebe facilmente é que Sinatra, que não era bobo nem nada, se aproveita ao máximo possível do evento para se promover e também para promover alguns membros de sua turma como Sammy Davis Jr e Peter Lawford. Então eles utilizam a oportunidade (e a audiência) para dar uma canja ao cantor Sammy Davis Jr (o único grande artista da noite, sem contar Elvis e Sinatra é claro!) e aos apadrinhados Nancy Sinatra e Joey Bishop, dois artistas que só estão lá porque são da panelinha de Sinatra. Convenhamos, os dois não tinham um pingo de talento. E então depois de quase 40 minutos de tortura mental e chatices, finalmente aparece Elvis para apresentar seu single "Stuck on You / Fame and Fortune". Ele simplesmente estraçalha com Sinatra e cia, que fica visivelmente colocado para escanteio. Sua contrariedade é aliás evidente, pois ele chega ao ponto de satirizar a letra de "Love me Tender" e tenta em vão boicotar o seu próprio dueto com Elvis. Às vezes é difícil de agüentar a falta de caráter de Sinatra. Infelizmente o Rei do Rock canta pouco, fala menos ainda e vai embora muito rápido. Acho que depois disso Sinatra nunca mais chamou Elvis para um dueto, pois ele era muito egocêntrico e não gostava nada de ficar na sombra. Mas com Elvis de lado, coitado, ele simplesmente desapareceu! A imagem não é muito boa, mas a culpa não é a do DVD em si, mas sim da tecnologia televisiva da época. Resumindo: vale a pena ter esse DVD? Se você quiser ter um pedaço importante da história da música e do século XX em sua coleção, sim! (mesmo que tenha que levar para casa junto o nepotismo de Sinatra).

Julho de 1960 - Elvis lança o single "It's Now or Never / A Mess Of Blues"
It's Now Or Never (Schroder/Gold) - Versão em língua inglesa para a conhecida canção italiana "O Sole Mio" (que fez parte da trilha da novela "Terra Nostra"). "O Sole Mio" foi gravada por inúmeros artistas ao longo da história, sendo que em 1899 ela ganhou o festival Napolitano Piedigrota, considerado um dos mais importantes da Europa. A Primeira versão em língua inglesa foi gravada por Tony Martin em 1949 com o título de "There's no Tomorrow". Em 1960 Elvis Presley gravou sua versão que se tornou um de seus maiores sucessos alcançando o primeiro lugar em Agosto de 1960. Foi também seu single mais vendido!
A Mess of Blues - Nada menos do que um dos melhores lados B da história. Eficiente incursão de Elvis Presley em um dos mais americanos ritmos que existem: o blues. Esse era o começo de um casamento musical que iria continuar até os últimos dias do Rei do Rock.

Julho de 1960 - Elvis se desloca para San Fernando Valley para filmar as cenas de seu novo filme, Flaming Star (Estrela de Fogo). As filmagens duram 42 dias, Elvis estrela o filme ao lado de Barbara Eden da famosa série "Jeannie é um gênio". O filme é um western socialmente consciente e a primeira grande tentativa de Elvis em atuar em um papel realmente dramático. O roteiro original havia sido escrito especialmente para o ator Marlon Brando.

Julho de 1960 - O Pai de Elvis, Vernon Presley, casa-se com Dee Stanley. Elvis que era muito ligado à sua mãe não comparece ao casamento. Depois desabafa com Priscilla por telefone, falando que seu "velho" havia perdido a cabeça por uma "loira qualquer". Mas Elvis não mostra seus sentimentos ao novo casal, preferindo não falar nada. Também resolve receber como "irmãos" os três filhos de Dee (Rick, David e Stanley) comprando-lhes presentes.

20 de Outubro de 1960 - Estréia o filme G.I.Blues.
G.I. Blues é o primeiro filme lançado de Elvis após servir o exército na Alemanha. No Brasil recebeu o título de "Saudades de um Pracinha". O filme foi dirigido por Norman Taurog e produzido por Hal Wallis e contava em seu elenco com Juliet Prowse (a atriz era na época um dos casos amorosos de Frank Sinatra). O filme logo se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Elvis, estreando simultaneamente em mais de 800 cinemas dos Estados Unidos. Em apenas três dias ele recuperou o dinheiro investido, se transformando em um dos campeões de bilheteria de 1960. Elvis faz o papel de Tulsa McLean, um soldado na Alemanha, que faz uma aposta com os amigos de farda de que conseguiria conquistar a garota mais difícil de Frankfurt, uma bailarina interpretada por Juliet Prowse. A trilha sonora lançada dias depois, se tornou primeiro lugar em todas as paradas e Elvis conseguiu o feito de ganhar cinco discos de ouro em apenas três meses! Este filme seria o percursor dos filmes de Elvis nos anos sessenta com seus roteiros fracos e trilhas de gosto duvidoso. Apesar de tudo, "G.I.Blues" apresenta alguns momentos interessantes sendo uma de suas melhores trilhas nos anos sessenta. Elvis porém não gostou nada dos resultados, mas preferiu manter sua decepção só para si. Neste mesmo ano Elvis iria realizar dois projetos de alto nível artístico. O primeiro foi a gravação do disco gospel "His Hand in Mine", velho sonho do cantor. O outro foi a realização do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960), western dirigido pelo aclamado diretor Don Siegel e co-estrelado pela atriz Barbara Eden. Este filme foi bastante elogiado pela crítica e se tornou um bem sucedido veículo para o sonho de Elvis em se tornar um ator respeitado. Ambos os filmes, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960) e "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960) foram grandes sucessos de bilheteria.

Destaques do disco: Blue Suede Shoes (Carl Perkins) - Uma nova versão para o clássico de Carl Perkins. Apesar de ser muito bem arranjada com um ótimo acompanhamento ela não consegue se tornar melhor do que a versão do cantor para o disco "Elvis Presley" (1956). Algo se perdeu, talvez falte um pouco de garra e pique nesta versão. Porém sem dúvida é um dos pontos altos de todo a trilha. Elvis não a canta no filme, ela só aparece quando um soldado liga um jukebox. Tonight Is So Right For Love (Sid Wayne/Silver Joe Lilly) - Houve problemas relativos a esta música em relação aos direitos autorais na Europa. Ela é baseada na canção "Barcarola" do grande compositor Jacques Offenbach. O caminho encontrado foi gravar uma nova canção que lembrava em muito esta. A nova música se chamou "Tonight is all Right For Love" sendo esta baseada na valsa "Contos do Bosque de Viena" de Johann Strauss. Quando este disco foi relançado em CD as duas composições foram incluídas o que não havia ocorrido na edição brasileira do disco lançado na época. What's She Really Like (Sid Wayne/Silver Joe Lilly) - É apresentada de forma bastante discreta no filme numa cena em que Elvis canta num banheiro! Este era um problema dos filmes do cantor: como acrescentar tantas músicas num só filme? Em decorrência disso o rei cantou ao longo de sua carreira nas mais diversas ocasiões: em barcos (garotas e mais garotas, 1962), em cassinos (entre a loira e a morena, 1965), dentro d'água (Joe é muito vivo, 1968), em montanhas russas (o carrossel de emoções, 1964), dirigindo veículos (feitiço havaiano, 1961), pescando (garotas e mais garotas, 1962) e até em helicópteros (no paraíso do Havaí, 1966)! Frankfort Special (Sid Wayne/Sherman Edwards) - Elvis interpreta esta divertida canção em um trem! Pois é, como havia várias músicas na trilha então não se devia desperdiçar tempo para apresentá-las. O ritmo aliás lembra o som de um trem em movimento. De qualquer forma vale por ser um momento de alto astral do disco e do filme.

Novembro de 1960 - Elvis volta aos estúdios da 20th Century Fox para as filmagens de mais um filme, Wild In The Country (Coração Rebelde).

Novembro de 1960 - Elvis lança o single "Are You Lonesome Tonight? / I Gotta Know" - Are You Lonesome Tonight ? (Turk/Handman) - Outra versão de Presley para uma música do início do século XX. "Are you Lonesome Tonight ?" foi grande sucesso na era do cinema mudo com o cantor Al Jolson (Que iria estrelar o primeiro filme falado da história "O Cantor de Jazz") em 1926. Em 1959 surgiria outra versão com Jaye P. Morgan pela própria RCA. Finalmente a versão de Presley foi gravada no dia 4 de Abril de 1960 e lançada em Novembro do mesmo ano se tornando mais uma música de "the pelvis" a atingir o Primeiro lugar entre os mais vendidos. I Got Know - Lado B desse single. É uma música menor dentro da discografia de Elvis. Mas não deixa de ser muito boa e um símbolo do pop que rolava nas paradas no começo dos anos 60.

Dezembro de 1960 - Elvis lança o disco Gospel "His Hand in Mine".
Ao retornar do Exército em 1960, Elvis resolveu realizar um de seus sonhos, gravar um álbum de canções religiosas. A realização deste trabalho foi fruto de muito empenho pessoal do próprio Elvis, o empresário dele, o coronel Parker, não via com bons olhos a gravação deste disco, pois temia prejuízos financeiros com sua realização. Elvis bateu o pé e exigiu que iria fazer o disco, com ou sem a aprovação dele. E assim o fez. O disco foi chamado de "His Hand in Mine" e é hoje considerado um de seus mais bonitos trabalhos. O disco fez um enorme sucesso, para espanto de Parker e da RCA, e provou que Elvis estava certo. A intenção de Elvis na realidade na gravação deste disco era homenagear a sua mãe, que havia morrido poucos anos antes. Segundo as próprias palavras de Elvis este disco era "um trabalho de amor". Ele participou efetivamente de todos os arranjos, de todo o trabalho de direção musical, praticamente monopolizou todas as fases da produção, realmente o verdadeiro produtor do disco foi o próprio Elvis. Escolheu as canções pessoalmente levando como critério de escolha a importância delas em sua vida, por isso o disco é recheado de canções da metade do século, algumas mais agitadas e algumas spirituals. As gravações foram realizadas em Nashville em outubro de 1960. Elvis declarou: "Esse disco será uma forma de mostrar minha gratidão para com os quartetos gospel. Acho que praticamente conheço todos os hinos já feitos. Adoro ficar sozinho ao piano, em Graceland, tocando essa música". No final de 1960, Elvis afirmou a um repórter que "His Hand in Mine" tinha se tornado o seu trabalho musical de que tinha mais orgulho. O disco ficou na lista dos mais vendidos durante todo o ano seguinte, se tornando mais um grande êxito em sua carreira.

Destaques do disco: His Hand In Mine (Mosie Lester) - Como tema principal do disco Elvis escolheu essa conhecida canção gospel de Mosie Lester. Como sempre fazia, Elvis resolveu modificar o arranjo da música original. Para isso ele realçou ainda mais a presença do quarteto gospel que o acompanhava. Depois modificou o acompanhamento instrumental dando destaque especial ao piano, ao contrário do órgão da versão de Mosie Lester. Por fim, resolveu trocar a seqüência original do refrão, aproveitando para modificar também o tempo da canção. Enfim, Elvis a reconstruiu ao seu gosto e como sempre suas escolhas se revelaram bem vindas, pois sem dúvida deram mais consistência a essa antiga canção gospel. Milk White Way (Elvis Presley) - Mais um exemplo do poder de trabalho de Elvis dentro dos estúdios. Aqui ele transformou mais uma vez uma tradicional canção religiosa para lhe dar um sabor todo especial. As mudanças foram ótimas, a música, antes mais lenta e melancólica, se transformou nas mãos de Elvis em um momento alto astral do disco. Elvis a deu ritmo e embalo. Se não fosse pela letra gospel poderia até ter entrado em qualquer disco convencional de sua carreira. Completamente diferente da tradicional canção religiosa, tanto que a RCA resolveu até mesmo lhe dar os créditos de autoria da música. Nota 10 para Elvis, que provou mais uma vez que realmente tinha ritmo correndo em suas veias. Swing Down Sweet Chariot (Elvis Presley) - Outra música que foi totalmente arranjada e adaptada por Elvis. O mais importante sobre essas gravações religiosas de Elvis é o fato dele ter trazido o gingado típico das músicas de R&B ao Gospel. Misturar gêneros e fundi-los sempre foi uma coisa natural para Elvis, que aliás detestava rotular qualquer tipo de ritmo ou música. Como disse Sam Phillips: "Elvis era daltônico", ou seja, ele não queria distinguir as canções de que gostava, para ele pouco importava o rótulo, seja a música fosse classificada como branca, negra, rock, pop, gospel; para Elvis isso não tinha importância, pois para ele tudo era música, tudo era mágica.

Dezembro de 1960 - Elvis lança o filme "Flaming Star" (Estrela de fogo, no Brasil). Este foi o filme que Elvis exigiu do Coronel Parker, pois ele queria levar adiante suas pretensões de começar uma carreira dramática de ator. O Filme, um western socialmente consciente, é muito bom e satisfaz até mesmo quem nunca foi fã de Elvis. Ele canta apenas uma música e realmente dá conta do recado como ator. Mas acontece que na realidade ninguém queria ver Elvis atuando, todos os seus fãs queriam mesmo era ver o querido ídolo cantando nas telas e nada mais. O filme foi bem nas bilheterias, mas não tão bem sucedido como seus musicais. O Coronel Parker provou a Elvis sua teoria, ele deveria mesmo era se concentrar nos seus filmes repletos de garotas, carrões e cenários bonitos. Elvis ainda tentaria mais tarde com "Coração Rebelde", mas esse acabou indo mal nas bilheterias e afundou de vez com as intenções de Elvis em estrelar filmes dramáticos. A partir daí Elvis iria concentrar sua carreira no cinema apenas em comédias musicais estilo "Feitiço Havaiano" e "Amor a toda velocidade".

Destaques: A trilha do outro filme de Elvis em 1960, "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)", contava com as seguintes canções: "Summer Kisses, Winter Tears", "Flaming Star", "Britches" e "A Cane and A Starched Collar", esta última aliás, a única cantada por Elvis no filme. Summer Kisses, Winters Tears(Wise / Weisman / Loyd) - Música do filme "Flaming Star" (estrela de fogo, 1960)". Apesar das 4 músicas, a RCA preferiu não lançar um compacto duplo com as mesmas, e ao invés disso, lançou outro EP em fevereiro de 1961 chamado "Elvis by Request - Flaming Star". Apesar do nome só trazia duas canções de estrela de fogo: "Flaming Star" e "Summer Kisses, Winter Tears", sendo o lado B ocupado por dois medalhões da carreira de Elvis: "It's Now or Never" e "Are You Lonesome Tonight?". No final dos anos 60 a RCA lançaria o disco "Singer Presents Elvis Singing Flaming Star and Others", que apesar do nome só trazia a música tema do filme entre as faixas, sendo essas uma reunião de muitas canções de trilhas sonoras dos anos 60.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Elvis Presley - Rockin´ Tonight!

Elvis Presley - Rockin´ Tonight!
Lançamento alemão que reúne as primeiras canções gravadas por Elvis com os Blue Moon Boys. O primeiro CD traz gravações do Louisiana Hayride e o segundo, chamado de "Rockin'Roots" faz uma mistura de canções de fases diversas. Já havia sido lançado antes em 2002. Sem grandes novidades. Lançamento nos EUA: setembro de 2004.

Elvis Presley Rockin' Tonight - CD 1: That's All Right - Blue Moon of Kentucky - Hearts of Stone - That's All Right - Tweedle Dee - Money Honey - Blue Moon of Kentucky - I Don't Care If the Sun Don't Shine - That's All Right - Baby, Let's Play House - Blue Moon of Kentucky - That's All Right - Good Rockin' Tonight - I Got a Woman - Tweedle Dee - I'm Left, You're Right, She's Gone - Baby, Let's Play House - Maybellene - That's All Right - Heartbreak Hotel - Long Tall Sally - I Was the One - Money, Honey - I Got a Woman - Blue Suede Shoes - Hound Dog - I Was the One - Love Me Tender - Hound Dog

CD 2: Blue Suede Shoes - Mystery Train - I Love You Because - That's All Right - Blue Moon of Kentucky - Good Rockin' Tonight - I'm Coming Home - A Woman's Love (Thrill of Your Love) [#] - I'm Movin' On - Little Cabin on the Hill - Tomorrow Never Comes - Faded Love - I'll Hold You in My Heart - Blue Eyes Crying in the Rain - Old Shep - Joshua Fit the Battle - Just Because - Milk Cow Blues - I'll Never Let You Go - I Will Be Home Again - Aure Lee (Love Me Tender) - Tomorrow Night - So Glad You're Mine - When My Blue Moon Turns to Gold Again - That's When Your Heartaches Begin - I Need You So - My Baby Left Me - I Was Born About 10, 000 Years Ago.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - A Night At The Sahara

Elvis Presley - A Night At The Sahara
Temporada que Elvis fez no Sahara Tahoe Hotel. Todas as canções foram gravadas no dia 8 de maio durante o Dinner Show. Essa até que foi uma série de shows em que Elvis se mostrou um pouco mais inspirado do que o habitual. Mesmo demonstrando em algumas músicas um certo cansaço e fadiga. Lançamento nos EUA: setembro de 2004.

A Night At The Sahara - 2001 Theme / C C Rider / Young Love / I Got A Woman - Amen / Dialogue / Love Me / If You Love Me Let Me Know / You Gave Me A Mountain / All Shook Up / Teddy Bear - Don't Be Cruel / Sweet Caroline / Happy Birthday / Trying To Get To You / My Way / Polk Salad Annie / Introductions / Early Morning Rain / What'd I Say / Solos / Love Letters / Hail Hail Rock'n'Roll / Hurt / Hound Dog / Softly, As I Leave You / Burning Love / My Heavenly Father (Kathy Westmoreland) / Can't Help Falling In Love.

Pablo Aluísio.

domingo, 20 de junho de 2010

Elvis Presley - Elvis Movin' Mobile

Elvis Presley - Elvis Movin' Mobile
Esse é o novo CD bootleg de Elvis chamado de "Movin Mobile" com um show gravado em Mobile no dia 2 de junho de 1975. Vem também com algumas músicas bônus de uma outra apresentação de Elvis em Cincinnati no dia 21 de março de 1976 e um encarte de luxo com mais de 12 fotos coloridas de ótima qualidade dessa perfomance. Destaque para a capa (muito bonita por sinal). Selo: Madison Label. Data de lançamento nos EUA: outubro de 2004.

Elvis Movin' Mobile - 1 - I Got A Woman / Amen ; 2 - Love Me ; 3 - If You Love Me (Let Me Know) ; 4 - Love Me Tender (with false start) ; 5 - All Shook Up ; 6 - Teddy Bear / Don't Be Cruel ; 7 - Hound Dog ; 8 - The Wonder Of You (with false start) ; 9 - Burning Love ; 10 - Introductions by Elvis of vocalists, band ; 11 - Johnny B. Goode ;12 - Drum solo ; 13 - Bass solo ; 14 - Piano solo ; 15 - Introductions by Elvis of vocalists, orchestra ; 16 - School Day ; 17 - T-R-O-U-B-L-E ; 18 - I'll Remember You ; 19 - Why Me Lord? ; 20 - Let Me Be There (with reprise) ; 21 - An American Trilogy ; 22 - Funny How Time Slips Away (with reprise) ; 23 - Little Darlin' ; 24 - Mystery Train / Tiger Man ; 25 - Can't Help Falling In Love / Closing Vamp. Bonus: track 26 - Let Me Be There (previously unreleased stereo recording) March 21, 1976 Evening Show in Cincinnati OH.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Walk That Lonesome Road

Elvis Presley - Walk That Lonesome Road
Este bootleg muito interessante traz um show de Elvis realizado no dia 4 de setembro de 1972. Existe outro bootleg com o mesmo concerto que foi lançado em 1998 pelo selo Rock Legends, chamado "I'll Remember You", mas que trazia a apresentação incompleta. Aqui o fã vai ter acesso ao Dinner Show completo. Gravado em Las Vegas. De quebra muitas bônus songs gravadas na mesma temporada. Data de lançamento nos EUA: outubro de 2004.

Walk That Lonesome Road - 2001 Theme - See See Rider - Johnny B. Goode - Until It's Time For You To Go - You Don't Have To Say You Love Me - Polk Salad Annie - What Now My Love - Fever - Love Me - Blue Suede Shoes - Heartbreak Hotel - All Shook Up - Hound Dog - I'll Remember You - Walk That Lonesome Road (The Stamps) - Suspicious Minds - Band Introductions - My Way - A Big Hunk 'O Love - Yu Gave Me A Mountain - Mystery Train/Tiger Man - Can't Help Falling In Love - Closing Vamp Bonus-Songs: The Wonder Of You (August 4, 1972 Opening Show) - An Amercian Trilogy (August 4, 1972 Opening Show) - I Got A Woman/Amen (August 10, 1972 Midnight Show) - Proud Mary (August 10, 1972 Midnight Show) - You've Lost That Lovin' Feeling (August 10, 1972 Midnight Show) - For The Good Times (August 10, 1972 Midnight Show).

Pablo Aluísio.

sábado, 19 de junho de 2010

The Beatles - Help! - Parte 3

Para muitos a maior obra-prima da carreira dos Beatles é o clássico romântico "Yesterday". Quando Paul escreveu a música, após pensar na melodia ao acordar numa certa manhã, ele ficou convencido que a música não era original. De que ele apenas estava se lembrando de uma antiga música cantada por seu pai. O velho tinha feito parte de uma banda de jazz nos anos 30 e estava sempre tocando velhas músicas ao piano quando a família se reunia. Será que era isso mesmo que estava acontecendo?

Paul levou a música para o produtor George Martin que não se lembrava de nenhuma música com aquelas notas. Logo era mesmo uma criação pura da mente de Paul. Ao falar com o produtor esse deu a ideia de que usar um quarteto de cordas na gravação da faixa, pois assim ela ganharia um acompanhando clássico que depois a imortalizaria. Isso também significava tirar os demais Beatles da gravação. A música teria apenas Paul, os músicos clássicos e George Martin arranjando tudo.

Paul escolheu pelo caminho certo. Optou por um arranjo clássico. A gravação ficou maravilhosa e os demais três Beatles ficaram completamente de fora da versão original. Melhor assim. O resto é história. Considerada a música com o maior número de versões da história da música, "Yesterday" se tornou ainda maior que os próprios Beatles, ganhando vida própria. Curiosamente ela foi mal posicionada na trilha sonora, ficando perdida lá no final do Lado B do vinil. Nem em single foi lançada na Inglaterra. Mesmo assim logo se destacou, virando um grande hit da época. Um daqueles sucessos que rompem o teste do tempo. Ainda hoje é uma das melodias mais conhecidas em todo o mundo.

Para compensar o romantismo de "Yesterday" John Lennon resolveu trazer um cover bem barulhento para fechar o álbum, justamente a música que viria logo a seguir do clássico imortal de Paul. Estamos falando do rock "Dizzy, Miss Lizzy" de autoria de Larry Williams. Seria um dos últimos covers da discografia dos Beatles pois eles logo iriam abandonar essa coisa de gravar músicas de outros artistas em seus álbuns. A partir de determinado momento os Beatles decidiram que só iriam gravar músicas de sua própria autoria, fossem da dupla Lennon e McCartney ou de George Harrison. Eles fechariam para sempre o espaço para outros compositores em seus discos.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

The Beatles - Help! - Parte 2

Eu sempre gostei de "It's Only Love". Pena que John Lennon não apreciava e ele tinha composto a faixa. Lennon considerava a letra muito fraca. O tema mostrava um sujeito tímido e apaixonado que ficava feliz apenas em ver a amada passar ao seu lado. Um caso exemplar de amor platônico. Anos depois John diria que havia composto essa música romântica apenas para completar o lado B do álbum "Help!". Paul McCartney, por outro lado, defendeu "It's Only Love", dizendo que era uma boa canção pop e que os Beatles na época não faziam literatura, mas apenas boas músicas populares.

A música "I Need You" foi composta por George Harrison. Também é cantada por ele nessa versão oficial do disco. Uma canção simples, mas bem arranjada e executada. George, como era de se esperar, colocou a guitarra em evidência em toda a música e isso acabou se tornando a maior característica dessa faixa. Já era um sinal do potencial do músico, algo que só iria crescer nos anos que viriam. Esse ainda não era o George Harrison de "Here Comes The Sun" ou "Something", mas já demonstrava que estava no caminho certo.

"Ticket to Ride" foi um dos grandes hits desse disco, uma das músicas mais tocadas nas rádios na época de lançamento original do LP. Há muitas histórias envolvendo o real significado dessa letra, desde as mais pueris, até mesmo as mais, digamos, picantes, onde os Beatles estariam falando na verdade dos clubes noturnos de Hamburgo, na Alemanha, quando eles passaram por aquele país. Qual seria a versão verdadeira? Isso se perdeu nas areias do tempo. É uma letra que pode ter vários significados diferentes, como era bem ao gosto de John Lennon quando escrevia suas composições.

"Act Naturally" não foi composta pelos Beatles, mas sim pela dupla formada por Johnny Russell e Voni Morrison. É uma música country, muito agradável aos ouvidos, escolhida especialmente para o timbre vocal de Ringo Starr.  Na década de 1970 John Lennon iria dar algumas declarações indelicadas em relação ao Ringo, dizendo que ele não era o maior cantor do mundo. Bom, Lennon poderia passar sem essa, afinal para que atacar o companheiro de banda, não é mesmo? De qualquer forma Ringo passou por cima de tudo isso e aqui soa perfeito em meu ponto de vista. A música é simples, mas igualmente um dos bons momentos do disco.

Pablo Aluísio.

The Beatles - Help! - Parte 1

Retornando aos comentários dos discos oficiais dos Beatles vamos agora tecer algumas observações sobre o disco "Help!" de 1965. Lembrando que tomarei como base a discografia inglesa dos Beatles, do selo EMI, por ser considerada a oficial. A discografia dos Estados Unidos é diferente, com outros discos lançados pela Capitol, outras seleções de faixas. E sobre a discografia brasileira posso fazer textos sobre as peculiaridades inerentes a esses discos nacionais bem diferenciados. Isso porém será tema para outra ocasião. Vamos falar de "Help!" então...

Segundo o próprio John Lennon os Beatles estavam cheirando muita cocaína quando gravaram o álbum "Help!". Para John era óbvio que a letra pedindo socorro não era apenas uma poesia ao sabor do vento, era sim um verdadeiro pedido de socorro, pelo menos por parte dele. Havia toda aquela loucura da Beatlemania acontecendo, os Beatles eram pressionados para escrever um sucesso atrás do outro, muito consumo de drogas e a vida havia se tornado uma roda viva de insanidade. Pedir socorro era algo natural para John Lennon. Quem poderia culpá-lo por agir assim? De uma maneira ou outra essa faixa virou um clássico imediato dos Beatles, se tornando rapidamente um grande sucesso mundial.

As demais canções da trilha sonora também eram muito interessantes. Particularmente gosto muito do ritmo de "The Night Before". Aliás essa faixa foi considerada tão satisfatória pelos Beatles que em algum momento eles até mesmo cogitaram colocá-la como título do álbum, posto que obviamente foi perdido quando John Lennon apareceu com a música "Help!", essa imbatível para dar nome ao novo álbum. Também era o título ideal para o filme. A companhia cinematográfica achou ótima a sugestão de usar "Help!" como nome do filme. Era chamativo e tinha o impacto necessário. "The Night Before" havia sido composta por Paul McCartney. Seu estilo pessoal está em cada detalhe, em cada nota musical.

A balada "You've Got to Hide Your Love Away" tem uma doce melancolia. Essa criação de John Lennon tem claras tintas no estilo de Bob Dylan. O cantor e compositor americano inclusive havia se encontrado com os Beatles. Segundo John, ele não gostou muito de Dylan. Achou ele muito paranoico e estranho. Isso porém não os impediu de fumar maconha ao lado do cantor norte-americano, terminando a noite dando muitas risadas. Após ouvir alguns discos de Dylan, John chegou na conclusão que poderia fazer algo melhor, no próprio estilo do colega músico. E assim nasceu essa faixa, que aliás ficou excelente. Um John Lennon cheio de inspiração e talento tentando seguir os passos e o estilo de Bob Dylan. Tudo resultando numa pequena obra-prima dos Beatles nessa fase.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 3

"A Boy Like Me, A Girl Like You" é definitivamente uma boa música dessa trilha sonora. Durante anos eu tive uma certa implicância com essa faixa por causa da letra que sempre considerei piegas um pouco além do ponto do razoável, mas hoje em dia já ouço com outro ponto de vista. Tudo tem seu lugar na história e essa música, mesmo sendo melosa como é, ainda é uma boa criação da dupla Sid Tepper e Roy C. Bennett. Quem escreveu tantas boas trilhas como "GI Blues" certamente merece um pouco de crédito. Merece o benefício da dúvida.

Dessa mesma dupla ainda temos a música "The Walls Have Ears". É uma espécie de tango, mas com uma linhagem mais pop. Elvis não cantaria um tango autêntico em suas suas trilhas sonoras dos anos 60. Seria interessante, sem dúvida, mas não fazia a linha comercial que ele seguia nessa época. Essa canção também tem um aspecto interessante que ainda hoje chama a atenção.

Algumas fãs mais do que atentas dizem que quando fez a cena Elvis estava sexualmente excitado e que isso pode ser visto claramente ao se assistir ao filme. Constrangedor? Certamente que sim, mas sinceramente penso que nesse caso as imaginações das senhoritas (e senhoras também) voaram um pouco longe demais. Elvis está vestido com uma calça preta que pode causar esse tipo de ilusão de ótica. Na realidade não há nada nesse sentido para ver (ainda bem!).

"We'll Be Together" tem trechos em espanhol e uma melodia que algum tempo depois iria ser mais explorada em trilhas sonoras como "O Seresteiro de Acapulco". Eu gosto do solo de violão no começo da faixa, além do solo que vai lhe acompanhando até o final. O refrão "Juntos Estaremos", como eu já escrevi, ficaria perfeitamente ajustado na trilha de Acapulco. Elvis dando seus primeiros passos em direção ao cancioneiro de língua espanhola.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 2

"Return to Sender", criação da dupla formada por Otis Blackwell e Winfield Scott, foi o grande hit desse álbum. Foi lançada como single, com a romântica "Where Do You Come From" no lado B. No filme Elvis resolveu fazer uma pequena homenagem ao cantor Jackie Wilson, recriando sua maneira de cantar, gestos característicos, etc. Falecido nos anos 1980, esse artista foi considerado um dos melhores cantores de soul da história da música norte-americana. Realmente foi um nome fundamental. Elvis aqui deixou esse pequeno tributo a ele. Claro, ficou tudo muito bom.

"Where Do You Come From" que vinha no lado B do single "Return to Sender" também era uma boa faixa da trilha sonora desse filme. Uma música romântica ao velho estilo, com Elvis caprichando na vocalização. Foi composta por outra dupla talentosa formada por Ruth Bachelor e Bob Roberts. Não ficariam apenas nessa gravação. Elvis iria gravar outros temas dessa dupla de compositores, quase sempre músicas bem românticas para filmes de Elvis em Hollywood. Era uma característica deles.

Bem, o personagem de Elvis nesse filme era um jovem que sonhava em comprar seu próprio barco de pesca. Esse tipo de embarcação estava na faixa de 10 mil dólares. Então ele passava o filme inteiro procurando um jeito de arranjar essa quantia para comprar seu tão sonhado barco no Havaí. E com esse tema em cima da mesa os compositores da trilha sonora tinham que compor músicas nessa linha. Não no estilo havaiano que havia sido ouvido na trilha sonora de "Blue Hawaii", mas algo diferente.

Acabaram se saindo com temas como "Thanks to the Rolling Sea". Essa faixa, meio pop, meio rock, com sabor caribenho, foi criada pelo famigerado trio "Kissin Cousins" formado por Bill Giant, Bernie Baum e Florence Kaye. Segundo algumas biografias eles tinham duas características que faziam com que o Coronel Parker gostasse deles. Era rápidos e baratos. Suas músicas custavam muito menos do que qualquer criação de um Leiber e Stoller, por exemplo. Então para o Coronel, que visava principalmente lucro, estava bom demais. No final das contas essa música é até legalzinha. Nada memorável, mas que funcionava dentro do contexto do filme.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 1

Retomando os comentários sobre os álbuns oficiais da carreira de Elvis Presley vamos tratar aqui da trilha sonora do filme "Girls! Girls! Girls!". Esse disco foi lançado em novembro de 1962 e a RCA Victor tinha claramente a intenção de repetir o grande sucesso da trilha sonora de "Blue Hawaii" (Feitiço Havaiano, de 1961). O filme também seria filmado no Havaí, mas o produtor Joseph Lilley optou certamente por não voltar para aqueles arranjos havaianos do disco anterior. Assim "Girls! Girls! Girls!" apresentaria uma sonoridade própria. E sem dúvida temos aqui um título de Elvis bem agradável de se ouvir. Há uma certa irregularidade entre as músicas, algumas muito boas, outras mais fracas. O conjunto entretanto sempre me soou muito bom de se ouvir.

E o álbum começa muito bem com a faixa título "Girls! Girls! Girls!". Essa música foi composta pela ótima dupla Leiber e Stoller, mas não havia sido composta especialmente para Elvis. Só depois é que foi selecionada para ser a canção tema do filme. É um ótimo momento, onde se sobressai o talento do saxofonista Boots Randolph. Sempre que havia necessidade de um belo solo de sax, esse músico era chamado para tocar nas gravações de Elvis. Nessa faixa ele teve total liberdade, algo parecido havia acontecido na gravação de "Reconsider Baby" do disco "Elvis is Back!". O resultado não poderia ser diferente, logo se revelou dos melhores.

A música seguinte mantinha o bom nível do disco. "I Don't Wanna Be Tied" foi composta pelo trio Bill Giant, Bernie Baum e Florence Kaye. Esse trio iria cair nas graças do Coronel Parker e conforme o tempo foi passando eles foram compondo mais e mais músicas para os filmes de Elvis. Um exemplo seria a trilha sonora de "Kissin Cousins", praticamente toda composta por eles. Aqui escreveram um bom tema que apresenta ótimo ritmo, bem cadenciado. Há também um certo sabor caribenho em seu arranjo.

Entre as baladas eu destaco "Because of Love". Composta por Ruth Bachelor e Bob Roberts é um dos bons momentos românticos da trilha sonora. Tem claramente seus clichês, mas isso passa longe de prejudicar o resultado final. Elvis parece bem à vontade em sua performance. O interessante é que no roteiro do filme o coração do personagem de Pelvis era disputado por duas mulheres, como sempre uma mais jovem e uma mulher mais madura. E essa love song, claro, era mais um tema de amor dentro da história do filme. Se isso se perdeu com o tempo, a canção ainda se manteve firme com uma das melhores faixas dessa trilha sonora.

Pablo Aluísio.