quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Sully: O Herói do Rio Hudson

Esse filme deveria ter estreado no fim de semana passado, porém o desastre aéreo que vitimou os atletas do Chapecoense fez com que a distribuidora resolvesse adiar por uma semana sua estreia nas telas de cinema do Brasil. Para o estúdio seria muita falta de sensibilidade colocar um filme sobre uma queda de avião depois daquela tragédia da vida real. Pois bem, agora finalmente os brasileiros poderão conferir essa produção. A má notícia é que embora conte uma história interessante o filme não é grande coisa, infelizmente. O problema básico aqui é a estrutura do roteiro. Para quem não sabe do que se trata, o filme conta a história real de um voo que partindo de Nova Iorque acabou sendo atingido por aves que vinham em direção contrária ao avião. As turbinas explodiram e o piloto (o Sully do título) precisou fazer uma manobra arriscada, pousando o grande avião nas águas geladas do Rio Hudson. Uma boa estrutura de roteiro seria contar isso de forma cronológica. Não é o que acontece. Assim que o filme começa já encontramos o comandante Sully (Tom Hanks) se recuperando da queda. Ele é considerado um herói pela imprensa, porém um comitê de aviação é formado para investigar o que aconteceu.

O roteiro assim se desenvolve em cima das reuniões desse comitê, com Sully tentando se defender das acusações de que ele tinha condições de procurar por uma pista de pouso de um aeroporto próximo, ao invés de levar o avião para o meio do rio. Todos os aspectos mais interessantes da história vão surgindo apenas em flashbacks que mostram o passado e nisso o roteiro se perde. Não há clímax na verdade. O acidente é mostrado na segunda parte do filme, o que faz com que sua parte final seja destituída de carga dramática. Tom Hanks é um ótimo ator. Ele é aquele tipo de presença que faz valer o filme. O problema é que o comandante Sully é um protagonista sem carisma. Veterano, com cabelos grisalhos, ele parece ser uma pessoa austera, dura, séria, de poucas palavras. Até no momento do acidente ele parece demonstrar pouco calor humano. Hanks assim vê sua capacidade de cativar o público perder parte de seu potencial. Essa austeridade parece ter sido seguido à risca pelo diretor Clint Eastwood que também criou uma obra seca demais. Em suma, é um filme que não cativa e nem emociona. Conta apenas sua história de forma eficiente.

Sully: O Herói do Rio Hudson (Sully, Estados Unidos, 2016) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: Todd Komarnicki, baseado no livro "Highest Duty", escrito por Chesley 'Sully' Sullenberger / Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney / Sinopse: O filme conta a história da queda de um avião nas águas do Rio Hudson. O comandante Sully (Hanks) precisou fazer uma manobra única para evitar a morte dos 155 passageiros. Filme premiado no Hollywood Film Awards na categoria de Melhor Ator (Tom Hanks).

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Westworld - Primeira Temporada

Título no Brasil: Westworld 
Título Original: Westworld 
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Home Box Office (HBO)
Direção: Jonathan Nolan, Jonny Campbell
Roteiro: Lisa Joy, Jonathan Nolan
Elenco: Anthony Hopkins, Ed Harris, Evan Rachel Wood, Jeffrey Wright, Rodrigo Santoro
  
Sinopse:
Em um futuro próximo um parque temático é inaugurado. O visitante pode se sentir como um cowboy do velho oeste, interagindo com uma série de androides de última geração que recriam personagens típicos do velho oeste americano. Seu criador e mentor, o Dr. Robert Ford (Anthony Perkins), criou todo aquele universo como uma forma revolucionária de diversão, só que algo começa a dar errado, com os robôs desenvolvendo estranhos comportamentos.

Episódios Comentados:

Westworld 1.01 - The Original
Eu tenho a opinião de que uma boa série deve conquistar o espectador já em seu episódio piloto. E é justamente o que acontece aqui. A HBO resolveu produzir uma série que é baseada em um filme antigo chamado "Westworld - Onde Ninguém Tem Alma", estrelado pelo astro Yul Brynner.  A premissa é basicamente a mesma, só que obviamente remodelada e modernizada. Assim acompanhamos a rotina desse estranho parque onde robôs e andróides convivem com seres humanos (citados como "ricaços idiotas" por um dos personagens) que pagam para viver como se estivessem nos tempos do velho oeste. Até aí tudo bem, nada muito estarrecedor. O problema surge quando algumas dessas máquinas começam a desenvolver comportamentos completamente fora dos padrões. Eles devem seguir sua programação, atuar como se estivessem em um filme, com roteiro pré determinado. A questão é que surgem resquícios de inteligência artificial em alguns modelos, fazendo com que os criadores do parque fiquem intrigados com esses novos excessos, situações não esperadas, que vão surgindo em diversos modelos. O principal deles é Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para agir como uma típica mocinha de filmes de faroeste. Seu pai sofre um pane emocional quando encontra uma foto estranha em seu curral e a partir daí uma série de eventos começam a surgir por todos os lugares do parque. Nesse episódio piloto temos uma surpresa divertida quando Rodrigo Santoro surge como um fora da lei que entra na cidade para tocar o terror entre os moradores. Seu destino, também fora do script, acaba surpreendendo. Enfim, ótimo primeiro episódio, demonstrando que vem muita coisa boa por aí. Essa série certamente vale a pena acompanhar. Não vá perder. / Westworld 1.01 - The Original (EUA, 2016) Direção: Jonathan Nolan, Jonny Campbell / Roteiro: Lisa Joy, Jonathan Nolan / Elenco: Anthony Hopkins, Ed Harris, Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Rodrigo Santoro.

Westworld 1.02 - Chestnut
Maeve Millay (Thandie Newton), a prostituta negra do saloon, começa a ter lembranças de um ataque nativo quando ela perdeu seu próprio escalpo em um banho de sangue. Não era para isso acontecer. Sua programação não traz essa possibilidade. É certamente a prova de que algo está saindo errado com os protótipos que povoam Westworld. Além dela a bela mocinha Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) também está tendo espasmos parecidos. Ela começa a ter consciência de si mesma ao se olhar no espelho. Enquanto isso o cowboy e pistoleiro vestido em negro Ed Harris quer descobrir o que significa o labirinto! É um veterano em Westworld e por isso tem carta branca, mas logo fica claro que ele obviamente está exagerando. Por fim uma dupla de amigos chega em Westworld. Um deles é um sujeito tímido e contido. O outro, alucinado. Sua experiência valerá o ingresso pago? É o que veremos. Eis mais um bom episódio de "Westworld". Nesse aqui pela primeira vez um personagem resolve se revoltar contra os humanos, ao se deparar com o setor de reparos dos seres robóticos. Eles ficam empilhados, mais parecendo uma cena do holocausto. A mesma Maeve ao ver aquela cena tenta reagir, causando todos os tipos de problemas. A inteligência artificial leva ao conhecimento de si mesmo e de sua situação. Para o caos resta apenas um pequeno passo. / Westworld 1.02 - Chestnut (Estados Unidos, 2016) Direção: Richard J. Lewis / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.
 
Westworld 1.03 - The Stray  
Esse é certamente um dos episódios mais explicativos da série. O engenheiro Bernard Lowe (Jeffrey Wright) se reúne com seu chefe, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) para lhe explicar o que estaria acontecendo. Alguns "anfitriões" (os seres robóticos que habitam Westworld) estariam apresentando comportamentos bem estranhos, fugindo do script, dos roteiros previamente programados para eles. Nesses momentos de surtos eles falavam com uma entidade imaginária chamada Arnold! O Dr. Ford imediatamente liga os pontos. No passado seu sócio, o Dr. Arnold, teria levantado a hipótese de criar uma consciência própria nos programas e aplicativos dos anfitriões. Claro que algo assim, que criaria uma verdadeira inteligência artificial, seria algo bem perigoso. A ideia então foi rejeitada, mas ao que tudo indica o Dr. Arnold deixou algo impresso nos robôs, algo que ele não avisou a ninguém antes de sua morte. Agora os incidentes começam a ocorrer com maior frequência, com destaque para Dolores (Wood) que foge completamente do roteiro da repetitiva estória onde via sua família ser morta para reagir e fugir. Definitivamente algo muito inovador (ou sinistro) está acontecendo no mundo de Westworld. / Westworld 1.03 - The Stray (Estados Unidos, 2016) Direção: Neil Marshall / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy/ Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright. Anthony Hopkins.

Westworld 1.04 - Dissonance Theory
Os "anfitriões" vão ficando cada vez mais cientes de si mesmo. A prostituta de saloon Maeve Millay (Thandie Newton) começa a ter cada vez mais espasmos de lembrança de quando foi levada até os laboratórios de Westworld para conserto. Ela consegue visualizar os homens que encontrou por lá. Sonho e realidade se misturam em sua mente. Ao ver uma jovem garota índia levando um pequeno boneco que se parece com as pessoas que encontrou nas salas de reposição do parque ela tem uma visão mais clara do que está acontecendo. Procurando fugir cada vez mais dos ciclos narrativos suas atitudes fora do padrão começam a chamar a atenção dos programadores da atração. Algo parecido vai acontecendo também com Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood). Sua programação não a impede mais de ter cada vez mais lembranças traumáticas das mortes de seus parentes na fazenda. Antecedendo tudo o que estaria prestes a acontecer novamente ela se antecipa e consegue fugir. É curioso que no mundo de Westworld os visitantes humanos parecem sempre prontos a agir da pior forma possível, como assassinos e estupradores. Os roteiros obviamente usam esse aspecto para tecer uma sutil crítica contra o lado animalesco do homem. Por fim, outro aspecto a se considerar, vem da segunda participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro na série. Ele interpreta o anfitrião Hector Escaton, um pistoleiro vestido de negro que sempre aparece na cidadezinha do velho oeste para tocar o terror. Aqui ele acaba servindo de fonte de informações para Maeve, que está sempre em busca de respostas. / Westworld 1.04 - Dissonance Theory (Estados Unidos, 2016) Direção: Vincenzo Natali / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy/ Elenco:  Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Anthony Hopkins.

Westworld 1.05 - Contrapasso
Pelo andar da carruagem já sabemos que Dolores Abernathy (interpretada pela linda e elegante Evan Rachel Wood) tem uma espécie de programação especial, implantada por Arnold. Provavelmente um gênesis de inteligência artificial que só se desenvolveu desde que foi implantada pela primeira vez. Dentro de "Westworld" ela já anda com seus próprios passos, bem longe de sua narrativa original. Ela se junta a alguns visitantes humanos e a outros "anfitriões" e acaba indo parar em um vilarejo mexicano cheio de soldados confederados. Lá acaba participando de um ataque a uma carroça da União que supostamente estaria cheia de nitroglicerina, um composto químico altamente explosivo. Outro destaque desse episódio é a cena em que finalmente ficam frente a frente os dois melhores atores do elenco. Sentados em uma mesa, numa vila perdida do velho oeste, Anthony Hopkins e Ed Harris travam os melhores diálogos que já vi até aqui. Dois grandes mestres da arte de atuar em um excelente "duelo" de egos e falsas intenções. Por fim uma revelação para a anfitriã prostituta de saloon Maeve Millay. Ela desperta dentro da sala de concertos e manutenção de "Westworld" e encara essa nova realidade que para muitos de seus semelhantes não passa de uma lenda! / Westworld 1.05 - Contrapasso (Estados Unidos, 2016) Direção: Jonny Campbell / Roteiro:  Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.

Westworld 1.06 - The Adversary  
Sigo acompanhando "Westworld". A cada novo episódio as coisas vão ficando mais claras. Esse aqui é especialmente revelador. A "anfitriã" Maeve Millay (Thandie Newton) já está criando consciência de si mesma. Ela se deixa enforcar propositalmente por um cliente para retornar ao setor de reparos de Westworld. Uma vez lá trava amizade com um jovem reparador, um oriental que não apenas revela toda a verdade como a leva para um verdadeiro tour pelas instalações. Algo bem surreal e inesperado. Já o engenheiro-chefe Bernard Lowe (Jeffrey Wright) descobre que há uma série de anfitriões sem registros na central de controles. Ele então resolve investigar in loco o que estaria acontecendo e descobre que o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) mantém um verdadeiro santuário de anfitriões originais, da época de fundação do parque. Eles revivem um momento especial de sua infância. Essa porém pode ser apenas uma fachada para algo maior, algo que acaba sendo descoberta por uma das engenheiras, ao descobrir que transmissões via satélite estão sendo enviadas para as máquinas, dando comando de voz de Arnold (o outro fundador de Westworld) a elas. Isso explicaria parcialmente o estranho comportamento de alguns anfitriões. E é justamente por essas respostas que o personagem de Ed Harris tanto procura. Ele acaba se envolvendo numa cilada ao tentar enganar um grupo de soldados da União, algo que acaba em intenso tiroteio. Afinal o que significaria o tal labirinto? De maneira em geral tenho gostado de "Westworld". Há certamente boas ideias aqui. Recentemente a HBO anunciou que a série terá uma segunda temporada. O que posso dizer? Seguramente será muito bem-vinda! / Westworld 1.06 - The Adversary (Estados Unidos, 2016) Direção: Frederick E.O. Toye / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.

Westworld 1.07 - Trompe L'Oeil
Esse episódio é um dos mais reveladores da série. O curioso é que no episódio anterior a atriz Evan Rachel Wood não tinha participado, mas agora ela retorna com sua personagem, a anfitriã Dolores Abernathy. Ela está indo aos confins de Westworld em busca de respostas, já que ela é uma das que apresentam claros sinais de inteligência artificial. Vai ter que lidar com selvagens de uma tribo fantasma e renegados confederados! E por falar em reações inesperadas dos anfitriões, nesse episódio a companhia resolve puxar o tapete do engenheiro Bernard Lowe (Jeffrey Wright) e mais do que isso, eles começam a conspirar para tirar o próprio criador do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), de Westworld. Ford porém já estava esperando por esse tipo de traição! Ele manteve por anos uma instalação secreta, onde criou novos protótipos de anfitriões, com avanços notáveis. Um deles é justamente Bernard, seu braço direito. Isso mesmo, o engenheiro-chefe é ele mesmo um anfitrião criado especialmente por Ford! Quem poderia imaginar? Pior para a Dra. Theresa Cullen (interpretada pela atriz sueca Sidse Babett Knudsen). Ela acaba entrando em uma armadilha sem saber que está prestes a passar por uma situação literalmente mortal. Enfim, um dos episódios vitais para entender tudo o que acontece em Westworld, um lugar tão selvagem como o velho oeste que procura recriar! / Westworld 1.07 - Trompe L'Oeil (Estados Unidos, 2016) Direção:  Fred Toye / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco:  Evan Rachel Wood, Thandie Newton.

Westworld 1.08 - Trace Decay
A série "Westworld" vai ficando cada vez mais interessante. Nesse episódio o personagem do Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) sai apagando os rastros do crime que ele mandou Bernard Lowe (Jeffrey Wright) cometer. No episódio anterior inclusive o espectador descobriu que Bernard não é uma pessoa comum, mas sim um anfitrião. Isso foi uma surpresa e tanto. Pois bem, já que ele é um robô nada mais simples do que apagar sua memória, só que Ford ignora que apagando essa parte de suas lembranças acabará apagando outra também - o que irá gerar uma desconfiança geral nos demais funcionários de Westworld. Na outra linha narrativa Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) segua sua viagem nos confins do parque. Ela reencontra a velha vila onde viveu uma de suas narrativas. Encontra tudo destruído. O curioso é que sua memória parece intacta. Já a prostituta Maeve Millay (Thandie Newton) já sabe tudo o que acontece em Westworld e ela começa a agir, usando uns membros da manutenção para atender seus interesses. Por fim o episódio revela mais aspectos do personagem do pistoleiro negro (interpretado pelo ótimo Ed Harris). Para quem gosta do personagem vai curtir bastante. É isso, mais uma excelente peça nesse quebra-cabeças chamado Westworld. / Westworld 1.08 - Trace Decay (Estados Unidos, 2016) Direção: Stephen Williams / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Anthony Hopkins, Ed Harris, Rodrigo Santoro, Thandie Newton, Jeffrey Wright.

Westworld 1.09 - The Well-Tempered Clavier
Esse texto contém spoiler. Assim se você ainda não assistiu a primeira temporada de "Westworld" ou esse nono episódio em particular recomendo que não siga em frente em sua leitura. Pois bem, um aspecto que sempre chamo a atenção em "Westworld" é que essa série do canal HBO começou muito bem e segue cada vez mais interessante. Não é tão fácil encontrar novas séries que lhe conquistem desde os primeiros momentos. Nesse episódio temos várias revelações. Uma delas, a mais curiosa de todas, é saber que Bernard Lowe (Jeffrey Wright) nada mais é do que uma cópia de Arnold, o antigo sócio do Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins). O público já havia ficado surpreso no episódio anterior ao descobrir que Bernard não era um ser humano, um engenheiro trabalhando na companhia e agora temos essa outra surpresa. Como se sabe Arnold criou uma série de protótipos com I.A. (inteligência artificial) e será justamente esse grupo de androides que darão início a uma verdadeira revolução. Bernard também é dessa série e tenta de todas as formas liquidar com o Dr. Ford, inclusive usando uma anfitriã, mas ele acaba não sendo bem sucedido em seus planos. Outro acontecimento chave esse episódio ocorre quando Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) chega em uma igrejinha de uma cidade do velho oeste. Em seu porão estava instalado o laboratório de Arnold, onde tudo começou. Justamente lá ela descobre enfim tudo o que aconteceu, agora é só sair com vida, pois o pistoleiro negro (Ed Harris) está em seu encalço. Como afirmei antes, esse é um episódio acima da média de uma série que já é muito boa, por seus méritos próprios. / Westworld 1.09 - The Well-Tempered Clavier (Estados Unidos, 2016) Direção: Michelle MacLaren / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy/ Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Anthony Hopkins.

Westworld 1.10 - The Bicameral Mind
Esse texto contém spoiler. Assim se você ainda não assistiu ao episódio final de "Westworld" pare a leitura por aqui. Pois bem, esse último episódio da primeira temporada me surpreendeu em alguns pontos, mas em outros foi menos surpreendente do que eu poderia esperar. Em 90 minutos de duração conseguiu fechar bem essa temporada. A sacada de unir dois personagens que não pareciam ter nada a ver em apenas um, foi realmente bem interessante. O pistoleiro negro interpretado por Ed Harris era um mistério desde o primeiro episódio, até que aqui tudo fica bem claro. Confesso que gostaria de voltar aos primeiros episódios para verificar se essa reviravolta teve mesmo sentido desde o começo. Mesmo assim descobrir o destino de William e o que ele se tornou foi uma surpresa e tanto, não há como negar. O destino do Dr. Ford e sua última história estava meio que delimitado há bastante tempo. Todos sabiam que os anfitriões, mais cedo ou mais tarde, iriam se rebelar contra seus criadores. Dolores sempre foi também uma peça chave. Os roteiristas ligaram assim o destino do Dr. Ford com seu antigo sócio, tendo ambos o mesmo fim... curiosamente sendo executados por Dolores. A explicação sobre o labirinto (algo que parecia maior, mas que era apenas um jogo infantil) também foi muito criativa. O único "porém" que fica daqui para frente é o que acontecerá na próxima temporada (já programada para estrear em 2018). Uma vez que os anfitriões estão rebelados, que massacres já foram cometidos, que agora eles podem fazer mal aos seres humanos, o que sobrará? Provavelmente a próxima temporada seja de pura ação, o que vai esvaziar a série como um todo. Afinal tudo já parece ter sido revelado. De qualquer maneira "Westworld" é uma daquelas séries que você não pode deixar de conferir, mesmo que as expectativas para a segunda temporada não sejam das melhores. / Westworld 1.10 - The Bicameral Mind (Estados Unidos, 2016) Direção: Jonathan Nolan / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy/ Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Anthony Hopkins / Sinopse: Em um futuro próximo, um parque de diversões temáticos esconde um segredo inimaginável.

Pablo Aluísio.

domingo, 27 de novembro de 2016

Westworld - Segunda Temporada

Westworld - Segunda Temporada
Não consegui recuperar muitas resenhas dessa segunda temporada de Westworld. De qualquer maneira segue abaixo os textos que sobreviveram ao tempo. De maneira em geral gostei dessa segunda leva de episódios e a razão é até simples de explicar, pois os roteiros seguiram bem de perto a primeira temporada, a minha preferida. Os personagens, os cenários e a ambientação não havia sido mudada de forma tão forte como iria acontecer com as temporadas seguintes. Mantendo sua essência a temporada foi mais do que satisfatória.

Westworld 2.07 - Les Écorchés
Desde que a segunda temporada de Westworld começou eu fiquei com um pé atrás. Afinal aquele episódio final da primeira temporada parecia tão definitivo, com a morte dos humanos e o controle sendo assumido pelos "anfitriões". Nessa segunda temporada temos muitos episódios onde o foco é a ação, o combate entre os dois grupos. A boa novidade chega justamente nesse sétimo episódio (um pouco tarde alguns poderiam dizer). Isso porque aqui temos maiores explicações sobre o que aconteceu no sistema dos primeiros anfitriões que se revoltaram. A volta do personagem de Anthony Hopkins certamente é um diferencial. Ford encontra Bernard e lhe diz que o próprio conceito do parque como um mero centro de diversões é bem equivocado. Westworld seria na realidade um laboratório onde as máquinas poderiam aprender com os humanos, com seus sentimentos, seus atos e seus modos de agir. Achei esse aspecto do roteiro bem genial. Afinal estamos falando aqui de inteligência artificial, de seres com autonomia própria ou como os roteiristas quiseram qualificar, com "livre arbítrio". Isso é o centro, o cerne de tudo o que vinha acontecendo desde o começo da série. Exagerando um pouco poderia dizer até mesmo que o espectador poderia assistir o primeiro episódio dessa temporada e depois ignorar todos os demais, pulando diretamente para esse sétimo episódio. Seria um bom exercício de como não perder tempo com os episódios anteriores.  / Westworld 2.07 - Les Écorchés (Estados Unidos, 2018)  Estúdio: HBO / Direção: Nicole Kassell / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright

Westworld 2.08 - Kiksuya
Esse episódio é todo centrado na figura do personagem Akecheta (Zahn McClarnon). Ele é um anfitrião nativo que começa a apresentar problemas de comportamento. O que estaria acontecendo? Basicamente ele está se lembrando de outras narrativas do passado, o que cria um problema e tanto dentro do programa de diretrizes. Ele cria uma consciência de seu passado. Em termos de ritmo o roteiro se arrasta um pouco. Esse guerreiro da nação fantasma nunca teve maior importância até agora. Assim o personagem tem que ser apresentado, mostrando suas primeiras narrativas, quando ele se apaixona por um bela indígena, até o momento em que resolvem mudar seu comportamento, o transformando em um guerreira sanguinário, cuspindo fogo (como ele mesmo diz em determinado momento). Aí entra o caos em sua mente. Ele se lembra desse passado, tenta reencontrar a garota, causando diversos problemas dentro do parque. Também descobre uma das portas de saída de "Westworld" onde ele acredita poderá ir para outro mundo, o mundo certo. Por fim temos aqui também uma frustração. O que mais me interessava nesse episódio era ver o destino do pistoleiro "Man in Black" (Ed Harris) que mesmo sendo baleado várias vezes no final do episódio anterior consegue sobreviver, sendo levado por sua filha. Esperava por algo mais definitivo. / Westworld 2.08 - Kiksuya (Estados Unidos, 2018) Estúdio: HBO / Direção: Uta Briesewitz / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.

Pablo Aluísio.

sábado, 26 de novembro de 2016

The Bridge

The Bridge - Série do canal FX (uma subsidiária dos estúdios Fox) que tem feito grande sucesso na TV americana. A premissa é interessante pois coloca dois estilos de investigação bem diferentes (a americana e a mexicana) tentando solucionar o caso. A policial de El Paso é uma mulher com alguns problemas de comportamento, com tendências de sofrer de transtorno obsessivo compulsivo. Já o policial mexicano é um veterano que não está muito empenhando em descobrir ou ir a fundo no crime (na verdade a polícia mexicana é retratada na série da pior forma possível, como um bando de sujeitos que não estão nem aí com a explosão da violência que assola seu país).

"The Bridge" na verdade é um remake (pensou que só no cinema acontecia esse tipo de coisa?) de uma série europeia de grande sucesso. O grande diferencial é que aqui o foco se transfere para explorar as diferenças culturais existentes entre dois países tão diferentes quanto Estados Unidos e México. Apesar do olhar preconceituoso em certos momentos o programa certamente vale a pena, confirmando mais uma vez a explosão de criatividade que impera nas séries americanas atualmente. / The Bridge (The Bridge, EUA, 2013 - 2016) Direção: Gwyneth Horder-Payton, Alex Zakrzewski, entre outros / Roteiro: Elwood Reid, Björn Stein, Meredith Stiehm, entre outros / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish / Sinopse:  O corpo de uma mulher é encontrado na linha que separa a fronteira entre Estados Unidos e México. Inicialmente o caso fica sob jurisdição da polícia de El Paso mas depois que se descobre que na verdade são pedaços de duas mulheres diferentes, uma americana e uma mexicana, a solução do crime passa a ser de competência tanto da polícia dos Estados Unidos como da do México.

Episódios Comentados:

The Bridge 1.13 - The Crazy Place
A cada dia "The Bridge" vai ficando mais interessante. A região onde a série se passa nos lembra imediatamente de "Breaking Bad". Aliás a tal ponte que dá título ao seriado é justamente aquela que liga Estados Unidos e México. Sempre que um crime é cometido no local abre-se jurisdição para que as duas forças policiais venham a trabalhar juntas. A partir daí é aquele negócio, os policiais mexicanos são porcalhões, corruptos e completamente comprometidos com os chefes do tráfico local. O único que parece se salvar é mesmo o tira Marco Ruiz (Demian Bichir), embora de vez em quando ele também peça favores ao cartel dominante na região. Do lado americano surge a policial Sonya Cross (Diane Kruger), loira, linda, mas também meio maluca. O foco da primeira temporada que se encerrou aqui era encontrar o assassino de uma jovem que foi encontrada na ponte, brutalmente morta, com parte de seu corpo no território americano e parte no lado mexicano. Depois do desfecho sobra para Marco Ruiz que acaba perdendo seu próprio filho para o insano criminoso. Agora chamo a atenção para um fato interessante nessa série. A temporada inicial nem tinha ainda terminado e os roteiristas resolveram já começar a desenvolver o gancho da segunda. Curioso isso, pois já deixa o espectador com vontade de conferir os novos episódios. Novamente temos uma jovem mexicana desaparecida e pelo visto o crime é tão banal na região que nem os policiais do México se importam mais em investigar. Parece até o Brasil, onde a vida humana já não vale mais nada. / The Bridge - The Crazy Place (EUA, 2013) Direção: Gwyneth Horder-Payton / Roteiro: Elwood Reid, Dario Scardapane / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.01 - Yankee
Primeiro episódio da segunda temporada. Essa série tem excelentes personagens e roteiros muito bem estruturados. Não é aquele tipo de série policial com episódios independentes, que podem ser assistidos separadamente. Há uma estória em ordem cronológica, assim não assista sem começar do primeiro episódio da primeira temporada para depois seguir em frente. Aqui temos um fato no mínimo estranho. A agente Sonya Cross (Diane Kruger) casualmente acaba conhecendo o irmão do assassino de sua irmã. Até aí tudo bem, não se pode odiar o sujeito apenas pelo seu parentesco. O problema é que ela vai além e acaba se envolvendo emocionalmente (e sexualmente) com ele! Tudo bem que Sonya não é o tipo de personagem que você possa qualificar como normal, mas chegar a esse ponto, convenhamos, já é um pouco demais. A cada dia que passa acredito que ela na verdade sofra de algum distúrbio, talvez seja uma portadora de algum tipo de transtorno de personalidade limítrofe! Quem sabe... Na outra linha narrativa Marco Ruiz (Demian Bichir) segue com sua cruz após a tragédia dos acontecimentos da primeira temporada. O casamento acabou e ele chega ao ponto de fazer um pacto com um narcotraficante mexicano (algo que certamente lhe custará bem caro depois). E por falar em cartel de drogas aqui temos uma amostra de como agem. No episódio anterior um carregamento de sessenta milhões de dólares cai nas mãos dos federais. Alguém terá que pagar por isso e acaba sobrando para um corrupto gerente de banco do lado americano da fronteira. Seu subordinado, que se equivocou nas datas de transporte do dinheiro, possibilitando a apreensão da fortuna por parte dos policiais paga o preço mais alto que se pode imaginar: a sua própria vida! / The Bridge 2.01 - Yankee (EUA, 2014) Direção: Keith Gordon / Roteiro: Hans Rosenfeldt, Måns Mårlind / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.04 - The Acorn
Não deixa de ser curioso o fato de que atualmente encontramos várias protagonistas de séries americanas que não são pessoas muito equilibradas do ponto de vista mental. A agente Sonya Cross é um exemplo. Interpretada pela loiraça alemã Diane Kruger ela não bate muito bem da cabeça. Além de ser esquisita, antissocial e cultivar um comportamento fora dos padrões, agora decidiu se envolver com o irmão do assassino de sua própria irmã! Bizarro? Certamente. Assim como Carrie Mathison (Claire Danes) de "Homeland" ela parece sempre nutrir um estranho desejo de se relacionar com os homens mais improváveis possíveis. Nesse processo vai perdendo o pouco de juízo que ainda lhe resta. E por falar em gente louca o que dizer da assassina desconhecida que eles procuram? Uma mulher que matou um jovem garoto e depois o enterrou em um barril de produtos químicos numa fábrica abandonada perto da fronteira. Por trás de tudo temos o grande chefe do tráfico da região, Fausto Galvan (Ramón Franco), que está pouco se lixando para os que morrem ao atravessarem seu caminho. O interessante nesses últimos episódios de "The Bridge" é que os roteiristas estão explorando cada vez mais a figura do jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard). Quando ele surgiu na série pela primeira vez era um tipo indigesto, rude, cínico, porcalhão e com muitos problemas envolvendo bebidas. Agora ele está aos poucos se tornando um dos personagens centrais dos roteiros, inclusive nesse episódio, quando descobre um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo agências bancárias na fronteira entre México e Estados Unidos. Dinheiro de traficantes de drogas, é bom frisar. / The Bridge 2.04 - The Acorn (EUA, 2014) Direção: Colin Bucksey / Roteiro: Måns Mårlind, Hans Rosenfeldt / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish, Ramón Franco.

The Bridge 2.05 - Eye of the Deep
Infelizmente nos dias de hoje o México já pode ser considerado um narcoestado. O que exatamente quer dizer essa denominação? Significa afirmar que praticamente todos os setores da sociedade, incluindo aí o setor público e suas instituições, já estão devidamente corrompidos pelo poder econômico do tráfico internacional de drogas. A proximidade com os Estados Unidos (o maior consumidor de drogas do mundo) levou o Estado mexicano ao colapso, até porque é uma mera questão econômica: sempre que existir um mercado consumidor haverá um setor produtor a fornecer seu produto para atender a demanda sempre crescente. E é justamente na fronteira entre Estados Unidos e México que se passa o enredo de "The Bridge". Veja o caso desse episódio. O policial Marco Ruiz (Demian Bichir) pede um favor ao traficante Fausto Galvan (Ramón Franco) para que ele arranje uma maneira de lhe colocar dentro do presídio onde está preso o assassino de seu filho. Marco pretende matar com as próprias mãos o sujeito que tirou a vida de seu amado filho, um jovem que tinha todo um futuro pela frente, mas que foi morto de uma forma covarde e brutal. Como se isso não fosse o bastante, o jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard) é procurado por um agente da DEA (a agência que combate o tráfico nos Estados Unidos). Ele lhe passa uma nova informação, bem explosiva aliás, a de que a própria CIA estaria envolvida no milionário mercado do tráfico internacional de drogas, algo que se comprovado poderia derrubar poderosos figurões do governo americano. Uma amostra do poder de infiltração dos grandes cartéis de drogas do México dentro das fronteiras dos Estados Unidos. / The Bridge 2.05 - Eye of the Deep (EUA, 2014) Direção: Alex Zakrzewski / Roteiro: Meredith Stiehm, Elwood Reid, Mauricio Katz / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.07 - Lamia
Sonya Cross (Diane Kruger) definitivamente não é uma mulher muito normal. Além de ter um comportamento estranho, que muitas vezes foge dos padrões sociais, ela ainda leva um relacionamento esquisito com o homem que na verdade é o irmão do assassino de sua irmã! Bizarro? Certamente sim. Nesse episódio seu namorado a leva para uma caixa d'água remota, localizada bem no meio do deserto. Em sua base ele mostra a Sonya os restos mortais de uma outra vítima de seu irmão, uma jovem que ficou anos e anos enterrada lá, sem que ninguém soubesse. Isso enfurece o veterano policial Hank Wade (Ted Levine) que passou muitos anos em busca da garota desaparecida. Esse fato faz com que Sonya finalmente resolva se distanciar de seu bizarro affair. Enquanto isso o jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard) finalmente encontra o elo de ligação entre o dinheiro do tráfico de drogas do bando de Fausto Galvan (Ramón Franco) e um importante banco da região, algo que se concretiza até mesmo em vários investimentos supostamente legais locais, como um grande complexo residencial à venda nas redondezas da cidade. Essa descoberta custará caro para uma colega de Frye que acaba tendo sua casa invadida, sendo sua companheira esfaqueada no meio da noite. Por fim o cerco do DEA vai aos poucos se fechando sobre Galvan e sua quadrilha. Uma fazendeira americana da fronteira acaba se encontrando com um agente, disposta a fazer um acordo judicial para contar tudo o que sabe, sendo depois levada para o programa de proteção às testemunhas. A fronteira entre México e Estados Unidos nunca foi tão violenta e brutal e ela, com receios de ser morta, acaba procurando por uma saída daquela situação extrema. / The Bridge 2.07 - Lamia (EUA, 2014) Direção: Adam Arkin / Roteiro: Hans Rosenfeldt / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

As Neves do Kilimanjaro

Título no Brasil: As Neves do Kilimanjaro
Título Original: The Snows of Kilimanjaro
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Henry King
Roteiro: Casey Robinson, baseado na obra de Ernest Hemingway
Elenco: Gregory Peck, Susan Hayward, Ava Gardner, Hildegard Knef
  
Sinopse:
Durante um safári na África, um escritor americano, Harry Street (Gregory Peck), acaba se ferindo na perna numa caçada. Levado de volta ao acampamento o ferimento se agrava, se tornando infeccioso. Enquanto aguarda socorro ele começa a recordar de seu passado, dos amores e das oportunidades perdidas em sua vida. Em pouco tempo começa também a delirar, misturando recordações com lamúrias pois começa a perceber que não sairá vivo dessa situação. Apenas sua esposa Helen (Susan Hayward) tenta de todas as formas mantê-lo vivo. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Leon Shamroy) e Melhor Direção de Arte (Lyle R. Wheeler e John DeCuir).

Comentários:
Nem sempre a adaptação de livros para o cinema consegue resultar em filmes irrepreensíveis. A transposição é sempre complicada. Veja o caso dessa produção. Em 1936 o escritor Ernest Hemingway publicou o conto "The Snows of Kilimanjaro" na revista Esquire. Nele um caçador branco de origem americana agonizava na África, à beira da morte, enquanto fazia um verdadeiro balanço de sua vida. Em 1952 Hollywood comprou os direitos da obra e o transformou nesse filme. Como havia lacunas na trama o roteirista Casey Robinson usou de farto uso de flashbacks para voltar ao passado, mostrando a vida de Harry Street, o protagonista, em sua busca pelo sucesso no trabalho e no amor, mesmo que ele acabasse achando que no final tudo foi em vão. É interessante notar que em praticamente todos os romances e livros que escreveu Hemingway usava sempre de aspectos biográficos de sua vida pessoal em seus personagens. Um exemplo pode ser encontrado aqui. O escritor interpretado por Gregory Peck era na verdade o próprio Ernest Hemingway. Ele vai para a África em busca de emoções, depois participa da guerra civil espanhola e se apaixona por uma linda enfermeira. Ora, basta lembrar de outros filmes baseados na obra desse autor para perceber que todos esses elementos se repetem em livros (e filmes) como "Adeus às Armas" e "Por Quem os Sinos Dobram". No fundo ele sempre escrevia sobre si mesmo, sua visão de mundo e suas experiências pessoais. 

"As Neves do Kilimanjaro" tem como característica maior o fato de que há uma clara tentativa em se unir os elementos de filmes de aventura com uma abordagem mais intelectual, mais reflexiva. Por essa razão o filme foi considerado um pouco lento em seu lançamento, fruto provavelmente do estilo mais pesado do diretor Henry King. Mesmo com esse pequeno problema de ritmo (que é inegável) o filme se destaca mesmo por seu elenco. Além de Gregory Peck como o personagem principal brilham ainda a maravilhosa Ava Gardner como Cynthia Green, o grande amor do passado do escritor, e Susan Hayward, como a dedicada e paciente esposa dele. Gardner, um dos símbolos sexuais mais famosos da época, esbanja sensualidade ao mesmo tempo em que dá um aspecto transtornado para sua personagem. Ela não consegue lidar muito bem com suas emoções, ao mesmo tempo em que tem uma postura inconsequente e impulsiva com seus amores. Com boas tomadas da linda região onde fica a montanha do Kilimanjaro (a mais alta do continente africano, sempre com neves eternas em seu pico) o filme consegue ao mesmo tempo servir como diversão e retrato de um dos mais consagrados escritores americanos de todos os tempos. Algo que convenhamos não é pouco coisa. Assim deixo a recomendação para os admiradores de Ernest Hemingway e dos filmes de aventura do cinema clássico americano. É certamente uma boa pedida.

Pablo Aluísio.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Resgate de uma Consciência

Título no Brasil: Resgate de uma Consciência
Título Original: All My Sons
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Irving Reis 
Roteiro: Chester Erskine, baseado na obra de Arthur Miller
Elenco: Edward G. Robinson, Burt Lancaster, Mady Christians
  
Sinopse:
Joe Keller (Edward G. Robinson) é um pequeno industrial que consegue escapar de uma acusação criminal por parte do governo americano. Ele foi acusado de ter vendido peças defeituosas para as forças armadas durante a II Guerra Mundial. Por causa desses cilindros com problemas de fabricação usados em aviões de combate vários militares morreram durante uma operação. Joe porém conseguiu provar que não teve culpa. Já seu sócio não teve muita sorte e foi condenado. Sua vida aos poucos vai voltando ao normal até que seu filho Chris Keller (Burt Lancaster) lhe comunica que vai casar com a namorada de seu irmão, desaparecido durante a Guerra. Pior do que isso, ela também é filha do sócio de Joe que está preso em seu lugar. Vários conflitos familiares começam a vir à tona justamente por causa desse relacionamento. Filme indicado no Writers Guild of America na categoria de Melhor Roteiro (Chester Erskine).

Comentários:
O roteiro desse filme foi adaptado de uma peça teatral escrita por Arthur Miller, escritor e intelectual que se casaria com a atriz Marilyn Monroe dentro de alguns anos. O tema central desse enredo é a culpa. O relacionamento entre pai e filho entra em colapso quando esse último descobre que seu pai Joe foi o responsável direto pela morte de militares americanos na II Guerra. Ele vendeu cilindros de aviação com defeitos de fabricação. Pior do que isso, ele sabia de tudo. Para não perder dinheiro resolveu enviar o material defeituoso mesmo assim. Depois que tudo foi descoberto acabou denunciado na justiça. Com muita habilidade e bons advogados conseguiu que apenas seu sócio fosse considerado condenado, embora todos soubessem que ele foi o verdadeiro culpado pela morte daqueles homens. Tudo estaria superado após ele conseguir escapar da prisão nos tribunais, mas o passado acaba voltando na figura de Ann Deever (Louisa Horton). Ela foi namorada do irmão de Chris (Lancaster), desaparecido em combate. Pior, ela é também filha do homem que foi condenado no lugar de Joe (Robinson). Como resolver e superar essa delicada questão familiar? 

Esse filme é um excelente drama de conflitos que podem surgir dentro de uma família. O filho admira seu pai, mas depois tudo é destruído ao descobrir que ele seria um criminoso, um covarde e um hipócrita. Um papel tão complexo assim caiu como uma luva para o grande Edward G. Robinson. Ele interpreta esse patriarca, um homem que lutou para que nada faltasse para sua família, mesmo que para isso tenha ultrapassado vários limites morais, éticos e legais. É interessante que Edward G. Robinson aparenta ser um tipo "paizão", boa praça, amigo de todos no filme. Isso na fachada externa. Por baixo de tudo isso existe um homem que tomou uma decisão errada, mesmo sabendo que colocaria em risco a vida de homens inocentes. Burt Lancaster, como seu filho, ainda era bem jovem. Ele está mais contido do que o normal, talvez por falta de uma experiência maior, mesmo assim se sai muito bem nos momentos mais dramáticos ao lado de Robinson, um veterano que sabia tudo da arte de atuar. Contando com Elia Kazan em sua equipe técnica (ele fez parte da produção do filme), esse "All My Sons" tem um excelente elenco, atuações inspiradas e um roteiro com muito conteúdo ético e até mesmo filosófico. Uma pequena obra prima sobre as escolhas que não devemos tomar ao longo de nossas vidas.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Seu Único Desejo

Título no Brasil: Seu Único Desejo
Título Original: One Desire
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jerry Hopper
Roteiro: Lawrence Roman, baseado no livro de Conrad Richter
Elenco: Anne Baxter, Rock Hudson, Julie Adams, Natalie Wood
  
Sinopse:
Clint Saunders (Rock Hudson) ganha a vida trabalhando no cassino de Tacey Cromwell (Anne Baxter). Eles mantém um romance que já dura anos. Realmente se gostam muito. O problema é que Clint tem ambições maiores na vida. Ele deseja ir embora, para uma nova cidade, procurando por um novo recomeço. Inicialmente Tacey hesita em lhe seguir, mas depois resolve deixar tudo para trás para junto a Clint e seu pequeno irmão Nugget (Barry Curtis) começar um novo lar. Nas primeiras semanas tudo vai muito bem, até que Clint começa a mostrar interesse numa bela e rica jovem da sociedade, Judith Watrous (Julie Adams), a filha de um senador. Para surpresa de Clint a garota também se mostra logo interessada por ele começa a fazer de tudo para levá-lo ao altar, deixando Tacey em uma situação realmente complicada e delicada. 

Comentários:
Belo filme! Realizado em uma das fases mais produtivas e bem sucedidas da carreira do ator Rock Hudson, o filme investe em um triângulo amoroso entre Clint (Hudson), Tacey (Baxter) e Judith (Adams). O primeiro é um sujeito pobre com muitas ambições. Ele quer deixar a profissão de carteador em cassinos para buscar algo melhor, talvez um bom emprego como bancário já que ele tem muita habilidade com números em geral. Para isso se muda para uma nova cidade no oeste ao lado da fiel e dedicada Tacey (Baxter). É o começo do século XX e as oportunidades estão por toda parte. Na nova localidade Clint vê uma oportunidade de subir na vida ao cortejar a rica Judith, filha de um senador! Seria a forma de subir rápido na vida, sem muito esforço. O problema é que ele está comprometido com Tacey. Como resolver esse problema? O roteiro é tão bem escrito que de repente somos surpreendidos com reviravoltas sutis que usam a ganância de Clint como suporte para os eventos que vão acontecendo. Judith que no começo parece ser uma jovem correta logo começa a conspirar para destruir o romance de Clint e Tacey, ao mesmo tempo em que a desmoraliza perante a comunidade por causa de seu passado de corista e garota de salão em cassinos do leste. 

A situação se torna tão tensa que tudo vai parar na justiça onde Tacey, indefesa, acaba sendo praticamente banida da cidade. Enquanto isso Clint vai caindo cada vez mais na teia arquitetada por Judith que de boa moça realmente não tinha nada. O mais interesse é que diante tudo que vai acontecendo em cena ficamos na dúvida se Clint é realmente um canalha ou apenas mais uma vítima das armações de Judith. Além da boa trama de autoria do romancista Conrad Richter o filme ainda se destaca pelas boas atuações de todo o elenco e uma participação que chamará bastante a atenção dos cinéfilos que gostam de filmes clássicos. Fazendo o papel de uma jovem órfã surge a futura estrela Natalie Wood, que convence tanto na caracterização de uma moleca sapeca como da de uma jovem adolescente rebelde que deseja fugir com o amor de sua vida (na realidade um homem casado que só lhe trará infelicidades). Anne Baxter também está maravilhosa. Sua personagem é de uma mulher mais velha que larga tudo por um grande amor, mas que depois vê seus sonhos de felicidade ruírem por causa de uma concorrente bem mais jovem e bem mais rica. Já Rock Hudson segue em sua linha tradicional, a do galã boa pinta, disputado por todas as mulheres. O diferencial é que seu papel é muito bem construído pelo roteiro, sempre deixando o espectador em dúvida sobre suas reais intenções. Em suma, mais um belo drama romântico dos anos 50, com o melhor que o cinema americano da época poderia oferecer ao público.

Pablo Aluísio.

Mombasa, a Selva Negra

Título no Brasil: Mombasa, a Selva Negra
Título Original: Beyond Mombasa
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: George Marshall
Roteiro: James Eastwood, Richard English
Elenco: Cornel Wilde, Donna Reed, Christopher Lee, Ron Randell, Leo Genn
  
Sinopse:
Quando o americano Matt Campbell (Cornel Wilde) chega à África para se unir ao seu irmão em uma exploração de minas de ouro, descobre que ele foi brutalmente assassinado. As suspeitas recaem sobre guerreiros leopardos provenientes de uma tribo remota que jamais fez contato com a civilização. A explicação não convence muito Campbell que resolve ir até o lugar da morte de seu irmão para investigar. Assim é formado um grupo que adentra a selva, não sem antes passar por inúmeros desafios e perigos nessa aventura em direção ao coração do continente negro.

Comentários:
Um bom filme de aventura passado na África selvagem. O roteiro foge um pouco da pura temática de homens brancos ocidentais sobrevivendo aos desafios do continente africano para também investir no mistério da morte do protagonista do filme. Quem o teria matado? Teria sido o caçador Gil Rossi (Christopher Lee, em um papel bem diferente em sua carreira), um especialista em safáris que teria muito a ganhar com a morte do irmão de Matt? Ou o próprio sócio dele, Eliot Hastings (Ron Randell), para se apoderar das riquezas da mina de ouro recém descoberta? Até mesmo o missionário evangélico Ralph Hoyt (Leo Genn) poderia ter cometido o crime por ter interesses na região! Como se vê o roteiro segue nessa linha ao estilo Agatha Christie onde o espectador precisa descobrir a identidade do verdadeiro assassino no meio daquelas pessoas que formam o grupo de expedição que vai até as regiões mais distantes da África. Dentre elas também não podemos nos esquecer da Antropóloga Ann Wilson (Donna Reed) que está naquele continente justamente para estudar as origens da humanidade. 

O roteiro, que foi escrito baseado no conto "The Mark of the Leopard" de James Eastwood, também abre espaço para um pouco de romance e até mesmo humor, como era bem comum em filmes como esse na época. Há até margem para algumas tiradas irônicas quando, por exemplo, o personagem interpretado por Cornel Wilde satiriza a visão romântica que os americanos tinham da África. Ao descer de um barco ele encontra casualmente uma turista que reclama dos mosquitos e do mal cheiro da região, ao qual responde: "Estava esperando pelo quê? Humphrey Bogart?" - uma clara referência ao filme "Uma Aventura na África" que ajudou na formação dessa visão romântica e boba daquelas terras inóspitas. Outra fato digno de nota é que parte do filme foi rodado nas ruínas da cidade antiga de Gedi, no Quênia. As origens dessa comunidade antiga até hoje são debatidas, sendo que alguns historiadores acreditam que teria sido o primeiro posto comercial árabe na África da história, algo que se perdeu nas areias do tempo. Enfim, fica aqui a dica de "Mombasa, a Selva Negra" para quem gosta de filmes nesse estilo, com bastante elementos de aventura e mistério.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O Gavião do Mar

Título no Brasil: O Gavião do Mar
Título Original: The Sea Hawk
Ano de Produção: 1940
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Howard Koch, Seton I. Miller
Elenco: Errol Flynn, Brenda Marshall, Claude Rains, Flora Robson
  
Sinopse:
1585. Duas grandes nações lutam entre si para dominarem os mares. A Espanha prepara o lançamento de uma grande armada, com navios de longo alcance, fortemente armados. A Inglaterra precisa de tempo antes de produzir sua própria frota. A rainha Elizabeth I tem inclusive dúvidas se isso seria uma boa solução para as tensões com a Espanha. Enquanto não constrói seus próprios navios de guerra ela se utiliza de corsários, piratas clandestinamente apoiados pela coroa. Chamados de "Gaviões do Mar" eles pilham embarcações estrangeiras em busca de ouro e riquezas que estão vindo do novo mundo, das Américas recém descobertas. Entre esses capitães se destaca Geoffrey Thorpe (Errol Flynn) que está disposto a uma grande aventura nos mares da América Central. O plano é roubar o ouro que os espanhóis estão prestes a levar para seu país. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

Comentários:
Outra excelente parceria entre o astro maior da Warner na época, Errol Flynn, e o diretor Michael Curtiz. O roteiro não poderia ser mais adequado para Flynn pois ele próprio tinha muita experiência em viagens ao redor do mundo (na juventude tinha sido marinheiro por longo tempo). Assim se mostrou a escolha perfeita para viver esse corsário inglês que roubava e pilhava navios da Espanha de Felipe I. Na surdina contava com o apoio da própria coroa inglesa, pois não poderia haver uma ajuda oficial por parte da rainha Elizabeth I, haja vista que os corsários em geral não passavam de piratas. Em pleno auge da exploração colonial espanhola, os navios viajavam pelos sete mares abarrotados de ouro das civilizações Inca, Maia e Azteca. Como nesse período histórico a Inglaterra ainda não contava com uma marinha real forte o suficiente para vencer a armada ibérica, começou a contratar o serviço de mercenários dos mares, os corsários, que faziam todo o trabalho sujo, roubando essas riquezas que já tinham sido roubadas dos nativos da América. Era uma espécie de ironia do destino. O filme é tecnicamente perfeito. A Warner construiu imensos cenários em seus estúdios reproduzindo as antigas naus da época em que o enredo se passa. Tudo é extremamente minucioso nesse aspecto. As cenas de ação, com ataques e batalhas navais, são excepcionalmente bem realizadas. Curtiz era realmente um artesão no que diz respeito a esse gênero de aventuras nos mares. 

Por essa razão o filme conta com pelo menos duas sequências inesquecíveis. A primeira acontece quando o navio comandado pelo capitão Thorpe (Flynn) resolve enfrentar um navio da frota de Felipe I. Após uma intensa troca de tiros de canhões finalmente os piratas comandados por Flynn invadem o navio inimigo. Ótima sequência que não envelheceu em absolutamente nada (mesmo tendo sido feito há mais de 70 anos!). Um primor de competência técnica. A outra cena que chama bastante atenção ocorre quando o personagem interpretado por Errol Flynn começa a se livrar da pesada pena de galés que lhe foi imposta pela coroa espanhola, quando criminosos eram acorrentados nos porões das naus para servirem como remadores. Essa sequência inclusive tem uma semelhança incrível com "Ben-Hur", com uma situação extremamente semelhante. A única nota de desgravo que teria a escrever em relação a esse filme seria sobre o fato do roteiro ter deixado de lado a grande guerra que se travaria nos mares entre Espanha e Inglaterra. Os acontecimentos que vemos acontecem na véspera disso acontecer. Tudo bem, isso se deve em parte também ao fato dos roteiristas terem priorizado mais a estória pessoal do capitão Thorpe e não propriamente tudo o que aconteceu entre as duas grandes nações naquele período tão conturbado. Mesmo com essa observação não há realmente o que reclamar em termos de qualidade e excelência cinematográfica, pois "Gavião dos Mares" é de fato uma maravilha da sétima arte, sendo muito provavelmente a melhor aventura dos sete mares já feita até hoje! Um marco da história do cinema clássico americano.

Pablo Aluísio.

O Espadachim Negro

Título no Brasil: O Espadachim Negro
Título Original: The Black Knight
Ano de Produção: 1954
País: Inglaterra
Estúdio: Warwick Film Productions
Direção: Tay Garnett
Roteiro: Alec Coppel, Dennis O'Keefe
Elenco: Alan Ladd, Peter Cushing, Patricia Medina, André Morell
  
Sinopse:
John (Alan Ladd) é um humilde ferreiro que fabrica espadas nos tempos de reinado do lendário Rei Arthur (Anthony Bushell). O que poucos desconfiam é que o vil Sir Palamides (Peter Cushing) pretende destruir a corte de Camelot, conspirando para matar o Rei e seus cavaleiros. Para isso usa de falsos guerreiros vikings que supostamente estariam destruindo os castelos dos principais nobres da corte. O vilão deseja que o Rei Mark (Patrick Troughton) reine no lugar do deposto Arthur por toda a Inglaterra. Para combater esse plano maquiavélico, John resolve incorporar o Cavaleiro Negro, um misterioso herói que lutará pela justiça e por Arthur.

Comentários:
O ator Alan Ladd (1913 - 1964) foi um dos grandes astros do western americano. Basta lembrar do grande clássico "Os Brutos Também Amam" para entender bem isso. Pois bem, em 1954 ele aceitou o convite de produtores britânicos para atuar em uma produção bem diferente em sua carreira. Ao invés de interpretar um cowboy em mais uma produção de faroeste ele aqui surgiria como um verdadeiro cavaleiro medieval! Ao assistir ao filme a única conclusão que cheguei foi a de que esse estilo definitivamente não caiu muito bem para Ladd. Ele está bem apático no papel de um cavaleiro negro que tenta salvar a corte do Rei Arthur. Estão lá todos os cavaleiros da távola redonda, os cenários medievais, os castelos, o figurino colorido típico da época, as donzelas, mas nada disso parece funcionar muito bem. O principal defeito desse filme vem de seu roteiro que soa muito mal escrito e cheio de clichês em todos os momentos. A trama é das mais singelas que você possa imaginar, quase em linguagem de história em quadrinhos. Há um rei virtuoso (Arthur), um vilão sarraceno inescrupuloso (interpretado por Peter Cushing, maquiado para parecer ser um autêntico mouro) e é claro o herói, o próprio ferreiro John (Ladd) que nos momentos necessários se transforma no misterioso Cavaleiro Negro, defensor da justiça e da honra (com ecos que lembram demais outro personagem famoso, o Zorro!). Embora perca pontos em termos de roteiro e enredo, o fato é que o filme como um todo tem boa e bonita produção. 

A direção de arte aliás é um dos pontos favoráveis para se assistir até o fim. Mesmo em situações claramente absurdas - como a tentativa de usar o famoso monumento de Stonehenge como um templo de adoração ao deus Sol, confundindo épocas históricas diferentes - os belos figurinos compensam a falta de um conteúdo melhor em termos de roteiro. A estória estraga um pouco o filme pois é por demais boba e derivativa, mas o visual, as armaduras, os duelos, as capas, as armas medievais, tudo isso acaba ajudando bastante para compensar os pontos fracos. Dessa maneira temos que admitir que infelizmente as coisas não funcionaram muito bem. Tudo culpa do fraco texto e da atuação preguiçosa e fora do tom de Alan Ladd. Ele parece sonolento e depressivo em várias cenas, algo que não combinou com a proposta de ser um herói de filmes de aventura. Para falar a verdade ele só trabalhou durante onze dias nas filmagens, sendo substituído por um dublê depois nas várias cenas de ação. Pelo jeito não estava mesmo com muita vontade de fazer o filme. Muito provavelmente se Errol Flynn estivesse nesse papel as coisas teriam sido bem melhores. Com Ladd tudo o que temos mesmo é um protagonista que em nenhum momento chega a empolgar. Então é isso, "The Black Knight" é um filme visualmente bem bonito, mas igualmente vazio em seu conteúdo.

Pablo Aluísio.