domingo, 27 de novembro de 2016

Westworld - Segunda Temporada

Westworld - Segunda Temporada
Não consegui recuperar muitas resenhas dessa segunda temporada de Westworld. De qualquer maneira segue abaixo os textos que sobreviveram ao tempo. De maneira em geral gostei dessa segunda leva de episódios e a razão é até simples de explicar, pois os roteiros seguiram bem de perto a primeira temporada, a minha preferida. Os personagens, os cenários e a ambientação não havia sido mudada de forma tão forte como iria acontecer com as temporadas seguintes. Mantendo sua essência a temporada foi mais do que satisfatória.

Westworld 2.07 - Les Écorchés
Desde que a segunda temporada de Westworld começou eu fiquei com um pé atrás. Afinal aquele episódio final da primeira temporada parecia tão definitivo, com a morte dos humanos e o controle sendo assumido pelos "anfitriões". Nessa segunda temporada temos muitos episódios onde o foco é a ação, o combate entre os dois grupos. A boa novidade chega justamente nesse sétimo episódio (um pouco tarde alguns poderiam dizer). Isso porque aqui temos maiores explicações sobre o que aconteceu no sistema dos primeiros anfitriões que se revoltaram. A volta do personagem de Anthony Hopkins certamente é um diferencial. Ford encontra Bernard e lhe diz que o próprio conceito do parque como um mero centro de diversões é bem equivocado. Westworld seria na realidade um laboratório onde as máquinas poderiam aprender com os humanos, com seus sentimentos, seus atos e seus modos de agir. Achei esse aspecto do roteiro bem genial. Afinal estamos falando aqui de inteligência artificial, de seres com autonomia própria ou como os roteiristas quiseram qualificar, com "livre arbítrio". Isso é o centro, o cerne de tudo o que vinha acontecendo desde o começo da série. Exagerando um pouco poderia dizer até mesmo que o espectador poderia assistir o primeiro episódio dessa temporada e depois ignorar todos os demais, pulando diretamente para esse sétimo episódio. Seria um bom exercício de como não perder tempo com os episódios anteriores.  / Westworld 2.07 - Les Écorchés (Estados Unidos, 2018)  Estúdio: HBO / Direção: Nicole Kassell / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright

Westworld 2.08 - Kiksuya
Esse episódio é todo centrado na figura do personagem Akecheta (Zahn McClarnon). Ele é um anfitrião nativo que começa a apresentar problemas de comportamento. O que estaria acontecendo? Basicamente ele está se lembrando de outras narrativas do passado, o que cria um problema e tanto dentro do programa de diretrizes. Ele cria uma consciência de seu passado. Em termos de ritmo o roteiro se arrasta um pouco. Esse guerreiro da nação fantasma nunca teve maior importância até agora. Assim o personagem tem que ser apresentado, mostrando suas primeiras narrativas, quando ele se apaixona por um bela indígena, até o momento em que resolvem mudar seu comportamento, o transformando em um guerreira sanguinário, cuspindo fogo (como ele mesmo diz em determinado momento). Aí entra o caos em sua mente. Ele se lembra desse passado, tenta reencontrar a garota, causando diversos problemas dentro do parque. Também descobre uma das portas de saída de "Westworld" onde ele acredita poderá ir para outro mundo, o mundo certo. Por fim temos aqui também uma frustração. O que mais me interessava nesse episódio era ver o destino do pistoleiro "Man in Black" (Ed Harris) que mesmo sendo baleado várias vezes no final do episódio anterior consegue sobreviver, sendo levado por sua filha. Esperava por algo mais definitivo. / Westworld 2.08 - Kiksuya (Estados Unidos, 2018) Estúdio: HBO / Direção: Uta Briesewitz / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.

Pablo Aluísio.

Um comentário: