Título no Brasil: A Casa do Fim dos Tempos
Título Original: La Casa del Fin de Los Tiempos
Ano de Produção: 2013
País: Espanha, Venezuela
Estúdio: CNAC, Fundación Villa del Cine
Direção: Alejandro Hidalgo
Roteiro: Alejandro Hidalgo
Elenco: Ruddy Rodríguez, Rosmel Bustamante, Adriana Calzadilla, Gonzalo Cubero
Sinopse:
Uma família decide viver numa casa financiada pelo governo. Há muito tempo abandonada, quase em ruínas, o local é sombrio, escuro e ao que consta tem uma terrível história. Construída por um maçom envolvido com parapsicologia o local é assolado de trinta em trinta anos por sinistros acontecimentos. Agora a família de Dulce (Ruddy Rodríguez) passará por uma terrível provação onde apenas os mais fortes sobreviverão.
Comentários:
Uma bela surpresa esse terror espanhol. Na realidade o que sobressai muito é seu bem estruturado roteiro. Infelizmente temos aqui mais um filme daqueles que quanto menos revelarmos seus mistérios melhor será a experiência do espectador em assistir. Realizar um filme sobre casas mal assombradas que ainda consiga surpreender um cinéfilo como esse que vos escreve é um feito e tanto mas posso dizer que fui surpreendido com o desfecho dessa trama. Claro que há pequenos problemas e alguns deslizes, entre eles um núcleo com atores mirins muito chato que nada acrescenta ao suspense, mas no geral é um filme de terror que realmente traz novidades. A própria casa é um achado, um lugar muito escuro, mal tratado, com paredes em péssimo estado de conservação e muito mofo pela frente. O elenco é todo muito interessante embora praticamente desconhecido em nosso país. Enfim, recomendo esse pequeno mas muito interessante filme de terror. Se encontrar pela frente por aí procure conhecer, pois vai ser sim uma grata surpresa.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Conexão Perigosa
Título no Brasil: Conexão Perigosa
Título Original: Paranoia
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Reliance Entertainment
Direção: Robert Luketic
Roteiro: Jason Dean Hall, Barry L. Levy
Elenco: Liam Hemsworth, Gary Oldman, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Amber Heard
Sinopse:
Adam Cassidy (Liam Hemsworth) é um jovem pobre e ambicioso do Brooklyn em Nova Iorque que sonha em crescer dentro do ramo de empresas de alta tecnologia. Após várias tentativas em se destacar ele acaba caindo dentro de um perigoso jogo envolvendo dois magnatas do setor, Nicolas Wyatt (Gary Oldman) e Jock Goddard (Harrison Ford), velhos parceiros que se tornaram rivais mortais. Não demora muito para Adam descobrir todo o jogo sujo do mundo corporativo americano.
Comentários:
Uma tentativa de atrair o público mais jovem, mostrando o lado mais sombrio das grandes corporações de tecnologia da economia americana. Todos pretendem vencer a acirrada disputa pelo mercado e para isso não medem esforços, apelando para espionagem industrial, chantagens, roubos e até mesmo mortes. Curiosamente temos aqui um elenco estelar rodeando um ator bem medíocre, o tal de Liam Hemsworth. Muito fraco e sem expressão ele acaba estragando grande parte do potencial do filme. Esse seria um papel ideal para Tom Cruise caso ele fosse uns vinte anos mais jovem. Harrison Ford, que foi um dos maiores campeões de bilheteria das últimas décadas, se recolhe a um papel coadjuvante, quem diria. Ele surge em cena careca, com um visual estranho, e tenta incorporar para seu papel maneirismos à la Steve Jobs. Gary Oldman, também em papel secundário, se sai bem melhor, principalmente porque ele pode nunca ter sido um astro como Ford mas certamente sempre foi melhor ator do que ele. O roteiro não tem grandes surpresas mas ao menos consegue manter a atenção do espectador em sua trama enxuta. E como convém em thrillers atuais como esse há uma reviravolta nos últimos minutos mas nada que venha a comprometer o resultado final.
Pablo Aluísio.
Título Original: Paranoia
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Reliance Entertainment
Direção: Robert Luketic
Roteiro: Jason Dean Hall, Barry L. Levy
Elenco: Liam Hemsworth, Gary Oldman, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Amber Heard
Sinopse:
Adam Cassidy (Liam Hemsworth) é um jovem pobre e ambicioso do Brooklyn em Nova Iorque que sonha em crescer dentro do ramo de empresas de alta tecnologia. Após várias tentativas em se destacar ele acaba caindo dentro de um perigoso jogo envolvendo dois magnatas do setor, Nicolas Wyatt (Gary Oldman) e Jock Goddard (Harrison Ford), velhos parceiros que se tornaram rivais mortais. Não demora muito para Adam descobrir todo o jogo sujo do mundo corporativo americano.
Comentários:
Uma tentativa de atrair o público mais jovem, mostrando o lado mais sombrio das grandes corporações de tecnologia da economia americana. Todos pretendem vencer a acirrada disputa pelo mercado e para isso não medem esforços, apelando para espionagem industrial, chantagens, roubos e até mesmo mortes. Curiosamente temos aqui um elenco estelar rodeando um ator bem medíocre, o tal de Liam Hemsworth. Muito fraco e sem expressão ele acaba estragando grande parte do potencial do filme. Esse seria um papel ideal para Tom Cruise caso ele fosse uns vinte anos mais jovem. Harrison Ford, que foi um dos maiores campeões de bilheteria das últimas décadas, se recolhe a um papel coadjuvante, quem diria. Ele surge em cena careca, com um visual estranho, e tenta incorporar para seu papel maneirismos à la Steve Jobs. Gary Oldman, também em papel secundário, se sai bem melhor, principalmente porque ele pode nunca ter sido um astro como Ford mas certamente sempre foi melhor ator do que ele. O roteiro não tem grandes surpresas mas ao menos consegue manter a atenção do espectador em sua trama enxuta. E como convém em thrillers atuais como esse há uma reviravolta nos últimos minutos mas nada que venha a comprometer o resultado final.
Pablo Aluísio.
Star Trek - Nêmesis
Título no Brasil: Star Trek - Nêmesis
Título Original: Star Trek - Nemesis
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Stuart Baird
Roteiro: John Logan, baseado na obra de Gene Roddenberry
Elenco: Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner, LeVar Burton, Michael Dorn, Tom Hardy
Sinopse:
Após um tempo necessário para reparos técnicos a nave Enterprise é novamente enviada para uma importante missão nos confins do universo. O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e os membros de sua tripulação precisam ir até o distante planeta Romulus para costurar um tratado de paz entre os romulanos e a Federação. O problema é que há uma rebelião em larga escala naquele mundo liderado pelo rebelde Shinzou (Tom Hardy) que não medirá esforços para destruir todos os planos de paz.
Comentários:
Esse filme marcou a despedida da tripulação da "Nova Geração" dos cinemas. Após quatro filmes a Paramount estava planejando um novo rumo para a franquia e o elenco da nova série não fazia mais parte dos planos do estúdio. Também pudera, havia vários problemas rondando a produção. O envelhecimento do ator Brent Spiner era um deles. Não havia mais como esconder que Data, apesar de ser um androide, estava ficando cada dia mais envelhecido. Patrick Stewart também estava pulando fora do barco. Ele era muito agradecido à Paramount pelo ótimo papel de Jean-Luc Picard mas também estava cansado e queria partir para outros desafios, como na série de filmes dos X-Men. Muito provavelmente o clima de despedida tenha atrapalhado o resultado final. É um bom filme certamente mas se tornou também um constrangedor fracasso de bilheteria. Nesse caso a culpa realmente foi do estúdio que resolveu lançar "Star Trek - Nemesis" no mesmo fim de semana em que chegava nas telas o tão esperado "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres". O resultado foi desastroso. Com essa bilheteria decepcionante (meros 40 milhões de dólares) a Paramount então resolveu encerrar de vez a saga da Nova Geração. De uma forma ou outra, mesmo com o mal resultado comercial, não se pode ignorar as qualidades desse "Star Trek" que surge bem mais corrosivo e ousado do que o habitual. Em termos de valor artístico não há como negar que a despedida do capitão Jean-Luc Picard e sua tripulação foi mais do que digna, foi marcante de fato.
Pablo Aluísio.
Título Original: Star Trek - Nemesis
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Stuart Baird
Roteiro: John Logan, baseado na obra de Gene Roddenberry
Elenco: Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner, LeVar Burton, Michael Dorn, Tom Hardy
Sinopse:
Após um tempo necessário para reparos técnicos a nave Enterprise é novamente enviada para uma importante missão nos confins do universo. O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e os membros de sua tripulação precisam ir até o distante planeta Romulus para costurar um tratado de paz entre os romulanos e a Federação. O problema é que há uma rebelião em larga escala naquele mundo liderado pelo rebelde Shinzou (Tom Hardy) que não medirá esforços para destruir todos os planos de paz.
Comentários:
Esse filme marcou a despedida da tripulação da "Nova Geração" dos cinemas. Após quatro filmes a Paramount estava planejando um novo rumo para a franquia e o elenco da nova série não fazia mais parte dos planos do estúdio. Também pudera, havia vários problemas rondando a produção. O envelhecimento do ator Brent Spiner era um deles. Não havia mais como esconder que Data, apesar de ser um androide, estava ficando cada dia mais envelhecido. Patrick Stewart também estava pulando fora do barco. Ele era muito agradecido à Paramount pelo ótimo papel de Jean-Luc Picard mas também estava cansado e queria partir para outros desafios, como na série de filmes dos X-Men. Muito provavelmente o clima de despedida tenha atrapalhado o resultado final. É um bom filme certamente mas se tornou também um constrangedor fracasso de bilheteria. Nesse caso a culpa realmente foi do estúdio que resolveu lançar "Star Trek - Nemesis" no mesmo fim de semana em que chegava nas telas o tão esperado "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres". O resultado foi desastroso. Com essa bilheteria decepcionante (meros 40 milhões de dólares) a Paramount então resolveu encerrar de vez a saga da Nova Geração. De uma forma ou outra, mesmo com o mal resultado comercial, não se pode ignorar as qualidades desse "Star Trek" que surge bem mais corrosivo e ousado do que o habitual. Em termos de valor artístico não há como negar que a despedida do capitão Jean-Luc Picard e sua tripulação foi mais do que digna, foi marcante de fato.
Pablo Aluísio.
domingo, 13 de abril de 2014
A Força do Destino
Título no Brasil: A Força do Destino
Título Original: An Officer and a Gentleman
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Taylor Hackford
Roteiro: Douglas Day Stewart
Elenco: Richard Gere, Debra Winger, David Keith, Robert Loggia, Louis Gossett Jr
Sinopse:
Zack Mayo (Richard Gere) é um jovem problemático que decide entrar nas forças armadas dos Estados Unidos. Enquanto leva um conturbado romance com sua namorada, Paula (Debra Winger) vai crescendo como homem e soldado, sob o comando do sargento linha dura Emil Foley (Louis Gossett Jr).
Comentários:
Um dos maiores sucessos da carreira de Richard Gere. Na época o filme surpreendeu se tornando um dos mais lucrativos da história (custou meros 3 milhões de dólares e rendeu mais de 130 milhões só no primeiro ano de exibição). A estória envolvendo o romance de um militar e uma garota de muita personalidade caiu nas graças do público que lotou os cinemas. Gere, jovem e bonitão, encarna sem culpa a figura do rapaz rebelde que se alista nas forças armadas americanas e sofre com a dura disciplina da rotina militar. O grande destaque do elenco, premiado inclusive com o Oscar de melhor ator coadjuvante, é o ator Louis Gossett Jr. Ele interpreta o Sargento Emil Foley, um tipo que se tornaria recorrente nos anos seguintes, um sujeito linha dura mas de bom coração que no fundo só deseja que seus subordinados se endireitem na vida.
Além do Oscar de Gossett o filme ainda levou o Oscar de Canção ("Up Where We Belong", um hit em seu lançamento, grande sucesso que sempre tocava na FM embalando os namoros dos jovens apaixonados da época). Visto hoje em dia "A Força do Destino" ainda se mantém interessante. O filme foi acusado por alguns críticos de ser uma mera propaganda de recrutamento do complexo militar americano, mostrando com sua mensagem que apenas as forças armadas conseguem colocar certas pessoas de volta no caminho certo da vida. Acho essa visão injusta. O foco do filme é em cima do romance de Zack Mayo (Richard Gere) e Paula (Debra Winger) e não apenas na mudança de vida do protagonista após entrar na vida militar. Tanto isso é verdade que o filme até hoje é lembrado por seu romantismo e não pelas cenas dentro do quartel. E é justamente por esse lado romântico que resolvi resgatar esse que é certamente um dos mais belos contos de amor que o cinema da década de 80 produziu. Indicado para quem ainda acredita na força do amor, apesar de tudo.
Pablo Aluísio.
Título Original: An Officer and a Gentleman
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Taylor Hackford
Roteiro: Douglas Day Stewart
Elenco: Richard Gere, Debra Winger, David Keith, Robert Loggia, Louis Gossett Jr
Sinopse:
Zack Mayo (Richard Gere) é um jovem problemático que decide entrar nas forças armadas dos Estados Unidos. Enquanto leva um conturbado romance com sua namorada, Paula (Debra Winger) vai crescendo como homem e soldado, sob o comando do sargento linha dura Emil Foley (Louis Gossett Jr).
Comentários:
Um dos maiores sucessos da carreira de Richard Gere. Na época o filme surpreendeu se tornando um dos mais lucrativos da história (custou meros 3 milhões de dólares e rendeu mais de 130 milhões só no primeiro ano de exibição). A estória envolvendo o romance de um militar e uma garota de muita personalidade caiu nas graças do público que lotou os cinemas. Gere, jovem e bonitão, encarna sem culpa a figura do rapaz rebelde que se alista nas forças armadas americanas e sofre com a dura disciplina da rotina militar. O grande destaque do elenco, premiado inclusive com o Oscar de melhor ator coadjuvante, é o ator Louis Gossett Jr. Ele interpreta o Sargento Emil Foley, um tipo que se tornaria recorrente nos anos seguintes, um sujeito linha dura mas de bom coração que no fundo só deseja que seus subordinados se endireitem na vida.
Além do Oscar de Gossett o filme ainda levou o Oscar de Canção ("Up Where We Belong", um hit em seu lançamento, grande sucesso que sempre tocava na FM embalando os namoros dos jovens apaixonados da época). Visto hoje em dia "A Força do Destino" ainda se mantém interessante. O filme foi acusado por alguns críticos de ser uma mera propaganda de recrutamento do complexo militar americano, mostrando com sua mensagem que apenas as forças armadas conseguem colocar certas pessoas de volta no caminho certo da vida. Acho essa visão injusta. O foco do filme é em cima do romance de Zack Mayo (Richard Gere) e Paula (Debra Winger) e não apenas na mudança de vida do protagonista após entrar na vida militar. Tanto isso é verdade que o filme até hoje é lembrado por seu romantismo e não pelas cenas dentro do quartel. E é justamente por esse lado romântico que resolvi resgatar esse que é certamente um dos mais belos contos de amor que o cinema da década de 80 produziu. Indicado para quem ainda acredita na força do amor, apesar de tudo.
Pablo Aluísio.
The Blacklist
Título no Brasil: The Blacklist
Título Original: The Blacklist
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: NBC
Direção: Vários
Roteiro: Jon Bokenkamp (criador da série)
Elenco: James Spader, Megan Boone, Ryan Eggold
Sinopse:
Após longos anos desaparecido o ex-agente da inteligência americana Raymond 'Red' Reddington (Spader) ressurge na sede da CIA em Washington. Ele agora é um criminoso procurado mas decide se entregar para trair seus antigos companheiros de crime, terroristas e gente da pesada, que interessa ao governo americano. Sua única condição para ajudar a prender os membros do crime organizado é tratar tudo com exclusividade com a inexperiente agente Elizabeth Keen (Megan Boone). Que ligação misteriosa liga essas duas pessoas tão diferentes entre si?
Comentários:
Nova série que está sendo lançada no Brasil (nos Estados Unidos teve sua estréia no ano passado). Bom, o que podemos dizer? Logo de cara ficamos com um certo receio pois essa coisa de criminoso veterano e inteligente trocando figurinhas com agente do FBI inexperiente lembra demais o duelo de "O Silêncio dos Inocentes". Tudo bem, em termos de entretenimento nada se perde, tudo se recicla, mas o ponto inicial, o pontapé que dá começo ao jogo de fato é bem parecido com o famoso filme de Jonathan Demme. Infelizmente Anthony Hopkins não pode ser comparado com James Spader! Por falar nele o espectador que não teve muito contato com sua carreira nesses últimos anos certamente levará um choque ao encontrar o ator muito envelhecido, careca e um pouco acima da peso, em nada lembrando o jovem arrogante dos filmes de John Hughes dos anos 80. Mesmo assim devo dar o braço a torcer pois ele visivelmente está empenhado em fazer seu personagem dar certo o que era previsível pois não existe nada melhor para um veterano hoje em dia do que emplacar uma série de sucesso na TV americana. Dará certo? Continuará e se tornará um programa com muitas temporadas? Não sabemos ao certo, isso será determinado pelos índices de audiência que a série alcançar no concorrido mercado televisivo dos ianques. No saldo geral é uma série por enquanto apenas mediana mas que tem potencial de se tornar algo realmente muito bom. Só nos resta esperar pelo melhor.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Blacklist
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: NBC
Direção: Vários
Roteiro: Jon Bokenkamp (criador da série)
Elenco: James Spader, Megan Boone, Ryan Eggold
Sinopse:
Após longos anos desaparecido o ex-agente da inteligência americana Raymond 'Red' Reddington (Spader) ressurge na sede da CIA em Washington. Ele agora é um criminoso procurado mas decide se entregar para trair seus antigos companheiros de crime, terroristas e gente da pesada, que interessa ao governo americano. Sua única condição para ajudar a prender os membros do crime organizado é tratar tudo com exclusividade com a inexperiente agente Elizabeth Keen (Megan Boone). Que ligação misteriosa liga essas duas pessoas tão diferentes entre si?
Comentários:
Nova série que está sendo lançada no Brasil (nos Estados Unidos teve sua estréia no ano passado). Bom, o que podemos dizer? Logo de cara ficamos com um certo receio pois essa coisa de criminoso veterano e inteligente trocando figurinhas com agente do FBI inexperiente lembra demais o duelo de "O Silêncio dos Inocentes". Tudo bem, em termos de entretenimento nada se perde, tudo se recicla, mas o ponto inicial, o pontapé que dá começo ao jogo de fato é bem parecido com o famoso filme de Jonathan Demme. Infelizmente Anthony Hopkins não pode ser comparado com James Spader! Por falar nele o espectador que não teve muito contato com sua carreira nesses últimos anos certamente levará um choque ao encontrar o ator muito envelhecido, careca e um pouco acima da peso, em nada lembrando o jovem arrogante dos filmes de John Hughes dos anos 80. Mesmo assim devo dar o braço a torcer pois ele visivelmente está empenhado em fazer seu personagem dar certo o que era previsível pois não existe nada melhor para um veterano hoje em dia do que emplacar uma série de sucesso na TV americana. Dará certo? Continuará e se tornará um programa com muitas temporadas? Não sabemos ao certo, isso será determinado pelos índices de audiência que a série alcançar no concorrido mercado televisivo dos ianques. No saldo geral é uma série por enquanto apenas mediana mas que tem potencial de se tornar algo realmente muito bom. Só nos resta esperar pelo melhor.
Pablo Aluísio.
sábado, 12 de abril de 2014
Gigolô Americano
Título no Brasil: Gigolô Americano
Título Original: American Gigolo
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Paul Schrader
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Richard Gere, Lauren Hutton, Hector Elizondo
Sinopse:
Julian (Richard Gere) é um homem sofisticado, fino e educado, que ganha a vida realizando programas sexuais com mulheres mais maduras e solitárias. Em um desses atendimentos algo saiu errado e ele acaba sendo acusado de assassinato. Sem álibi ou meios de refutar as acusações acaba entrando em uma teia de conspirações da qual não consegue mais sair.
Comentários:
Lançado no começo da década de 80 "Gigolô Americano" foi uma das produções mais conhecidas da carreira de Richard Gere. O filme ainda continua interessante e não envelheceu tanto assim. Na realidade o tema é até curioso e por isso pode ainda nos dias atuais chamar a atenção. Richard Gere, cheio de maneirismos e bastante jovem, está bem adequado ao papel muito embora a qualidade de sua interpretação seja oscilante, onde ele se sai melhor nas cenas de sedução. Já nos momentos mais dramáticos falta realmente maior domínio de cena. O roteiro tem uma contradição absurda. Em determinado momento do filme um marido traído lhe oferece dinheiro para que ele deixe de ter um caso com sua esposa. Cheio de escrúpulos o personagem de Gere recusa a proposta! Como engolir algo assim de uma pessoa que vive de comercializar justamente os envolvimentos com suas clientes, que faz programas em troca de dinheiro? Será que teria mesmo tantos valores morais de uma hora para outra? Realmente incoerente e inverossímil...
Outra questão não condizente com a realidade dos fatos surge quando Gere se recusa a fazer programas com homens, não aceitando ser "michê". Ora a prostituição masculina é quase que inteiramente vinculada a homossexuais, pois o serviço prestado a mulheres é infinitamente menor em termos de número de clientes e dinheiro. Se o gigolô feito por Gere se limitasse a só sair com mulheres ele certamente não conseguiria manter o alto padrão de vida que ostenta no filme (carro de luxo, apartamento chic e roupas de grife). Visualmente o filme tem uma estética que foi muito utilizada nos anos 80, com farto jogo de luz e sombra (como nos momentos em que a luz refletida nas persianas incide sobre os personagens). Esse mesmo artifício seria muito usado ainda em filmes como “Nove Semanas e Meia de Amor” (curiosamente com temática semelhante, erótica sensual). De qualquer forma, tirando esses problemas de lógica, "Gigolô Americano" é um bom filme, tem bom ritmo, tema chamativo e uma subtrama envolvendo assassinato. Vale a pena conferir (ou rever).
Pablo Aluísio.
Título Original: American Gigolo
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Paul Schrader
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Richard Gere, Lauren Hutton, Hector Elizondo
Sinopse:
Julian (Richard Gere) é um homem sofisticado, fino e educado, que ganha a vida realizando programas sexuais com mulheres mais maduras e solitárias. Em um desses atendimentos algo saiu errado e ele acaba sendo acusado de assassinato. Sem álibi ou meios de refutar as acusações acaba entrando em uma teia de conspirações da qual não consegue mais sair.
Comentários:
Lançado no começo da década de 80 "Gigolô Americano" foi uma das produções mais conhecidas da carreira de Richard Gere. O filme ainda continua interessante e não envelheceu tanto assim. Na realidade o tema é até curioso e por isso pode ainda nos dias atuais chamar a atenção. Richard Gere, cheio de maneirismos e bastante jovem, está bem adequado ao papel muito embora a qualidade de sua interpretação seja oscilante, onde ele se sai melhor nas cenas de sedução. Já nos momentos mais dramáticos falta realmente maior domínio de cena. O roteiro tem uma contradição absurda. Em determinado momento do filme um marido traído lhe oferece dinheiro para que ele deixe de ter um caso com sua esposa. Cheio de escrúpulos o personagem de Gere recusa a proposta! Como engolir algo assim de uma pessoa que vive de comercializar justamente os envolvimentos com suas clientes, que faz programas em troca de dinheiro? Será que teria mesmo tantos valores morais de uma hora para outra? Realmente incoerente e inverossímil...
Outra questão não condizente com a realidade dos fatos surge quando Gere se recusa a fazer programas com homens, não aceitando ser "michê". Ora a prostituição masculina é quase que inteiramente vinculada a homossexuais, pois o serviço prestado a mulheres é infinitamente menor em termos de número de clientes e dinheiro. Se o gigolô feito por Gere se limitasse a só sair com mulheres ele certamente não conseguiria manter o alto padrão de vida que ostenta no filme (carro de luxo, apartamento chic e roupas de grife). Visualmente o filme tem uma estética que foi muito utilizada nos anos 80, com farto jogo de luz e sombra (como nos momentos em que a luz refletida nas persianas incide sobre os personagens). Esse mesmo artifício seria muito usado ainda em filmes como “Nove Semanas e Meia de Amor” (curiosamente com temática semelhante, erótica sensual). De qualquer forma, tirando esses problemas de lógica, "Gigolô Americano" é um bom filme, tem bom ritmo, tema chamativo e uma subtrama envolvendo assassinato. Vale a pena conferir (ou rever).
Pablo Aluísio.
Munique
Título no Brasil: Munique
Titulo Original: Munich
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner e Eric Roth, baseado na obra de George Jonas
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz
Sinopse:
Durante as Olimpíadas de Munique em 1972 um grupo de terroristas palestinos fazem de reféns e depois matam onze atletas israelenses. Depois da tragédia o serviço secreto de Israel começa a procurar os responsáveis pelo bárbaro crime cometido contra os esportistas. O próprio Estado de Israel então começa uma verdadeira caçada em busca dos assassinos.
Comentários:
Achei um filme muito frio para um tema tão quente! Spielberg obviamente só mostra um lado da história. Ele tem raízes judaicas, o que talvez explique sua postura em relação ao material. O problema político que deu origem a tudo continua em aberto, sem sinal de solução. É uma questão complexa. Infelizmente não vejo solução a curto prazo. Enquanto existirem duas nações em um só território os conflitos não cessarão. De qualquer maneira o diretor tenta lidar com esse tema, o que não é nada comum em sua filmografia. Como bem se sabe Spielberg construiu sua brilhante carreira em cima de filmes fantasiosos que mexiam com a imaginação de seu público acima de tudo. Filmes com conteúdo político são bem raros em sua carreira e do estilo de "Munique" não encontraremos nada parecido. Certa vez li uma entrevista em que Spielberg fazia uma mea culpa sobre si mesmo. Ele afirmou que durante décadas negligenciou suas origens e isso mais cedo ou mais tarde começou a ser cobrado dentro de sua comunidade. Muito provavelmente isso explique a produção desse "Munique". Foi a forma encontrada por Spielberg de pedir desculpas aos seus compatriotas. Infelizmente isso não redime o filme de ser fraco e muitas vezes enfadonho. Melhor mesmo é voltar ao seu velho estilo onde sempre reinou absoluto.
Pablo Aluísio.
Titulo Original: Munich
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner e Eric Roth, baseado na obra de George Jonas
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz
Sinopse:
Durante as Olimpíadas de Munique em 1972 um grupo de terroristas palestinos fazem de reféns e depois matam onze atletas israelenses. Depois da tragédia o serviço secreto de Israel começa a procurar os responsáveis pelo bárbaro crime cometido contra os esportistas. O próprio Estado de Israel então começa uma verdadeira caçada em busca dos assassinos.
Comentários:
Achei um filme muito frio para um tema tão quente! Spielberg obviamente só mostra um lado da história. Ele tem raízes judaicas, o que talvez explique sua postura em relação ao material. O problema político que deu origem a tudo continua em aberto, sem sinal de solução. É uma questão complexa. Infelizmente não vejo solução a curto prazo. Enquanto existirem duas nações em um só território os conflitos não cessarão. De qualquer maneira o diretor tenta lidar com esse tema, o que não é nada comum em sua filmografia. Como bem se sabe Spielberg construiu sua brilhante carreira em cima de filmes fantasiosos que mexiam com a imaginação de seu público acima de tudo. Filmes com conteúdo político são bem raros em sua carreira e do estilo de "Munique" não encontraremos nada parecido. Certa vez li uma entrevista em que Spielberg fazia uma mea culpa sobre si mesmo. Ele afirmou que durante décadas negligenciou suas origens e isso mais cedo ou mais tarde começou a ser cobrado dentro de sua comunidade. Muito provavelmente isso explique a produção desse "Munique". Foi a forma encontrada por Spielberg de pedir desculpas aos seus compatriotas. Infelizmente isso não redime o filme de ser fraco e muitas vezes enfadonho. Melhor mesmo é voltar ao seu velho estilo onde sempre reinou absoluto.
Pablo Aluísio.
Os Gritos do Silêncio
Título no Brasil: Os Gritos do Silêncio
Titulo Original: The Killing Fields
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Rolland Joffé
Roteiro: Bruce Robinson
Elenco: Sam Waterston, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson
Sinopse:
Jornalista americano e fotografo cambojano testemunham os horrores das revoluções comunista do Khmer Vermelho no Camboja. Vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Haing S. Ngor), melhor fotografia e melhor edição. Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Sam Waterston) e melhor roteiro adaptado.
Comentários:
Esse tipo de filme não é recomendado para todos. É um filme com grande teor politico (o que já afasta grande parte do público, principalmente o atual bem mais interessado em cinema chiclete). Pois bem, para quem quiser conhecer um pouco de história, principalmente das atrocidades do Khmer Vermelho, o filme é obrigatório. Também recomendo para "esquerdistas de butique" que acham que o socialismo é tudo de bom. Na realidade o fato é que ditaduras de esquerda costumam ser bem piores que ditaduras de direita. Isso porque as pessoas são mortas em nome de um ideal que na realidade é pura loucura ideológica. Vide as ditaduras de Stalin, Mao Tsé Tung e outros genocidas da história. O filme porém procura mostrar tudo de uma forma mais isenta, sem se tornar panfletário. Na verdade o que vem em primeiro plano é a questão humana, as mortes e assassinatos sem controle. A fachada ideológica certamente é explorada mas sem tanto alarde. Uma produção que nos faz refletir sobre o perigoso mundo em que vivemos. Indicado principalmente para quem deseja conhecer os becos mais obscuros da história.
Pablo Aluísio.
Titulo Original: The Killing Fields
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Rolland Joffé
Roteiro: Bruce Robinson
Elenco: Sam Waterston, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson
Sinopse:
Jornalista americano e fotografo cambojano testemunham os horrores das revoluções comunista do Khmer Vermelho no Camboja. Vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Haing S. Ngor), melhor fotografia e melhor edição. Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Sam Waterston) e melhor roteiro adaptado.
Comentários:
Esse tipo de filme não é recomendado para todos. É um filme com grande teor politico (o que já afasta grande parte do público, principalmente o atual bem mais interessado em cinema chiclete). Pois bem, para quem quiser conhecer um pouco de história, principalmente das atrocidades do Khmer Vermelho, o filme é obrigatório. Também recomendo para "esquerdistas de butique" que acham que o socialismo é tudo de bom. Na realidade o fato é que ditaduras de esquerda costumam ser bem piores que ditaduras de direita. Isso porque as pessoas são mortas em nome de um ideal que na realidade é pura loucura ideológica. Vide as ditaduras de Stalin, Mao Tsé Tung e outros genocidas da história. O filme porém procura mostrar tudo de uma forma mais isenta, sem se tornar panfletário. Na verdade o que vem em primeiro plano é a questão humana, as mortes e assassinatos sem controle. A fachada ideológica certamente é explorada mas sem tanto alarde. Uma produção que nos faz refletir sobre o perigoso mundo em que vivemos. Indicado principalmente para quem deseja conhecer os becos mais obscuros da história.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Meninos Não Choram
Título no Brasil: Meninos Não Choram
Título Original: Boys Don't Cry
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox Searchlight Pictures
Direção: Kimberly Peirce
Roteiro: Kimberly Peirce, Andy Bienen
Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard
Sinopse:
Brandon Teena (Hilary Swank) é uma garota que decide assumir uma identidade masculina numa cidadezinha do Nebraska, um dos estados mais atrasados do interior dos Estados Unidos. Se fazendo passar por menino ela acaba ganhando a confiança dos moradores da região, inclusive iniciando um caso amoroso com uma linda jovem de sua idade. As coisas porém logo complicam pois sua identidade é desmascarada, dando origem a muita violência e intolerância por parte daquela sociedade.
Comentários:
O roteiro de "Boys Don't Cry" foi baseado numa história real e talvez por isso tenha mexido tanto com o público em seu lançamento. O interessante é que não se trata de uma fita que levante a bandeira do movimento gay ou algo do tipo mas sim apenas um retrato de uma jovem garota que não consegue lidar com sua identidade feminina. Essa mudança de papel acaba despertando e trazendo à tona o pior lado das pessoas, inclusive de gente próxima a ela, pelo qual tinha verdadeira confiança e amizade. Mesmo após todos esses anos não há como negar que esse foi o melhor trabalho da carreira da atriz Hilary Swank, que inclusive foi merecidamente premiada com o Oscar da Academia. Ela incorpora sem medo o personagem Brandon Teena e dá show de atuação para os espectadores. Um momento brilhante de sua vida como atriz. Assim podemos dizer que "Meninos Não Choram" é um filme que conscientiza e impressiona nas mesmas proporções sem se tornar em nenhum momento panfletário ou vulgar. Não deixe de assistir.
Pablo Aluísio.
Título Original: Boys Don't Cry
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox Searchlight Pictures
Direção: Kimberly Peirce
Roteiro: Kimberly Peirce, Andy Bienen
Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard
Sinopse:
Brandon Teena (Hilary Swank) é uma garota que decide assumir uma identidade masculina numa cidadezinha do Nebraska, um dos estados mais atrasados do interior dos Estados Unidos. Se fazendo passar por menino ela acaba ganhando a confiança dos moradores da região, inclusive iniciando um caso amoroso com uma linda jovem de sua idade. As coisas porém logo complicam pois sua identidade é desmascarada, dando origem a muita violência e intolerância por parte daquela sociedade.
Comentários:
O roteiro de "Boys Don't Cry" foi baseado numa história real e talvez por isso tenha mexido tanto com o público em seu lançamento. O interessante é que não se trata de uma fita que levante a bandeira do movimento gay ou algo do tipo mas sim apenas um retrato de uma jovem garota que não consegue lidar com sua identidade feminina. Essa mudança de papel acaba despertando e trazendo à tona o pior lado das pessoas, inclusive de gente próxima a ela, pelo qual tinha verdadeira confiança e amizade. Mesmo após todos esses anos não há como negar que esse foi o melhor trabalho da carreira da atriz Hilary Swank, que inclusive foi merecidamente premiada com o Oscar da Academia. Ela incorpora sem medo o personagem Brandon Teena e dá show de atuação para os espectadores. Um momento brilhante de sua vida como atriz. Assim podemos dizer que "Meninos Não Choram" é um filme que conscientiza e impressiona nas mesmas proporções sem se tornar em nenhum momento panfletário ou vulgar. Não deixe de assistir.
Pablo Aluísio.
Adaptação
Título no Brasil: Adaptação
Título Original: Adaptation
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Charlie Kaufman, Donald Kaufman, Susan Orlean
Elenco: Nicolas Cage, Tilda Swinton, Meryl Streep, Chris Cooper, Jay Tavare, Brian Cox, Maggie Gyllenhaal
Sinopse:
Um roteirista recebe uma tarefa praticamente impossível: adaptar para o cinema um livro técnico sobre orquídeas! Como transformar algo assim em um filme? Desesperado, em crise, resolve inovar escrevendo um outro texto, esse sobre a adaptação de um livro simplesmente impossível de adaptar. Filme que usa brilhantemente a chamada metalinguagem cinematográfica.
Comentários:
Para alguns é um filme chato, pretensioso em demasia e sem sentido. Para outros é uma pequena obra prima que usa a metalinguagem cinematográfica de forma brilhante. Afinal quem tem razão? Na verdade toda obra artística desperta sentimentos e reações contraditórias, dependendo do espectador. "Adaptação" não é diferente. O estilo vem bem ao encontro do cinema pouco convencional de Spike Jonze, um cineasta que passa longe de realizar filmes banais. Na verdade ele utilizou de sua própria experiência profissional e pessoal para criar um enredo muito inteligente e sui generis. Por essa razão não espere nada muito quadradinho e nem dentro dos padrões. No elenco cabe destacar também o trabalho do Nicolas Cage. Hoje em dia infelizmente ele está em uma maré baixa que não parece ter fim mas há mais de dez anos tinha um status de ótimo ator, sempre se envolvendo em projetos ousados e fora do comum. A construção de seu personagem aqui é realmente perfeita e mexe bastante com o espectador que está em busca de algo novo, que fuja do lugar comum. Experimente, conheça, não podemos dizer com certeza que você vai gostar mas certamente será uma experiência cinematográfica diferente.
Pablo Aluísio.
Título Original: Adaptation
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Charlie Kaufman, Donald Kaufman, Susan Orlean
Elenco: Nicolas Cage, Tilda Swinton, Meryl Streep, Chris Cooper, Jay Tavare, Brian Cox, Maggie Gyllenhaal
Sinopse:
Um roteirista recebe uma tarefa praticamente impossível: adaptar para o cinema um livro técnico sobre orquídeas! Como transformar algo assim em um filme? Desesperado, em crise, resolve inovar escrevendo um outro texto, esse sobre a adaptação de um livro simplesmente impossível de adaptar. Filme que usa brilhantemente a chamada metalinguagem cinematográfica.
Comentários:
Para alguns é um filme chato, pretensioso em demasia e sem sentido. Para outros é uma pequena obra prima que usa a metalinguagem cinematográfica de forma brilhante. Afinal quem tem razão? Na verdade toda obra artística desperta sentimentos e reações contraditórias, dependendo do espectador. "Adaptação" não é diferente. O estilo vem bem ao encontro do cinema pouco convencional de Spike Jonze, um cineasta que passa longe de realizar filmes banais. Na verdade ele utilizou de sua própria experiência profissional e pessoal para criar um enredo muito inteligente e sui generis. Por essa razão não espere nada muito quadradinho e nem dentro dos padrões. No elenco cabe destacar também o trabalho do Nicolas Cage. Hoje em dia infelizmente ele está em uma maré baixa que não parece ter fim mas há mais de dez anos tinha um status de ótimo ator, sempre se envolvendo em projetos ousados e fora do comum. A construção de seu personagem aqui é realmente perfeita e mexe bastante com o espectador que está em busca de algo novo, que fuja do lugar comum. Experimente, conheça, não podemos dizer com certeza que você vai gostar mas certamente será uma experiência cinematográfica diferente.
Pablo Aluísio.
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