sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Nascido Para Matar

Não é uma unanimidade, nem entre os admiradores de Kubrick, um dos grandes mestres do cinema. Entretanto é inegável que foi um dos filmes que captaram com mais exatidão a insanidade e a loucura do militarismo. O roteiro dividiu o filme em dois grandes atos bem separados. Nem é preciso entender de cinema para compreender bem isso. No primeiro ato vemos um grupo de jovens sendo treinados. Como a guerra do Vietnã estava a todo vapor fica bem claro que eles serão levados para o front no sudeste asiático. Um dos recrutas logo vira alvo, saco de pancada, de seu sargento. É um sujeito mais gordinho, desajeitado. Tanto mexem com seu psicológico que ele logo surta e tudo termina em tragédia. 

Depois do impacto da cena que encerra a primeira parte do filme os soldados são finalmente enviados para o Vietnã. E aí o filme ganha uma surpreendente carga emocional e psicológica, se tornando mais cadenciado, mais sensorial. E o momento final acontece quando os americanos enfrentam uma atiradora de elite escondida nos escombros da guerra. Enfim, um grande filme de guerra, o que não quer dizer que seja para todos os tipos de públicos. Tão visceral é que se torna um filme realmente para poucos. Em minha opinião foi mais uma prova da genialidade de Stanley Kubrick e os gênios, como bem sabemos, nem sempre são bem compreendidos.

Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, Estados Unidos, 1987) Direção: Stanley Kubrick / Roteiro: Stanley Kubrick, Michael Herr, Gustav Hasford / Elenco: Matthew Modine, R. Lee Ermey, Vincent D'Onofrio / Sinopse: A loucura e a insanidade da guerra do Vietnã impactando a vida de jovens americanos enviados para o campo de batalha. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cine Action 2
    Nascido Para Matar
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pouco importa que Kubrick tenha "demorado demais" prá fazer esse filme e tantos outros tenham chegado antes e apresentado sua própria versão do que foi a Guerra do Vietnã. "Nascido..." continua sendo um dos filmes definitivos do gênero ,estando no mesmo nível de "Platoon" e "Apocalipse Now".

    ResponderExcluir
  3. Jobson, concordo plenamente com suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Pablo:
    É aquela tal coisa: nem tanto o ufanismo cego de Os Boinas Verdes com John Wayne, nem tanto o desespero niilista desse Nascido Para Matar do Stanley Kubrick. A vida real está, mais ou menos, no meio.

    ResponderExcluir