segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Estranhas Coisas de Paris

Título no Brasil: Estranhas Coisas de Paris
Título Original: Elena et les hommes
Ano de Produção: 1956
País: França, Itália
Estúdio: Franco London Films, Les Films Gibé
Direção: Jean Renoir
Roteiro: Jean Renoir, Jean Serge
Elenco: Ingrid Bergman, Jean Marais, Mel Ferrer, Jean Richard, Juliette Gréco, Pierre Bertin

Sinopse:
A princesa Elena Sokorowska (Ingrid Bergman) é uma nobre arruinada financeiramente que precisa arranjar um casamento para sair da pobreza. Acaba encontrando um velho industrial, mas ao mesmo tempo acaba também se apaixonando por um general amado pelo povo de Paris.

Comentários:
A atriz sueca Ingrid Bergman fez história em Hollywood. Basta lembrar de "Casablanca" para entender bem isso. Era uma bela e talentosa dama do cinema americano, só que nos anos 50 ela brigou com alguns estúdios e decidiu ir para a Europa rodar novos filmes por lá. Não foi uma boa ideia. Na França fez essa comédia romântica chamada "Elena et les hommes". O filme pode ser definido como um desastre em sua carreira. Com um roteiro bobo, machista, sem graça, Bergman tentou brilhar mais uma vez, mas tudo o que conseguiu foi ficar constrangida com a falta de qualidade artística do filme. O que era para ser algo mais sofisticado, acabou apelando para o pastelão e o humor físico. Ter uma atriz tão fina e educada no meio dessa bobagem toda acabou sendo muito embaraçoso. Os figurinos luxuosos tenta captar o glamour de Hollywood, mas falha nisso também. O diretor Jean Renoir só conseguiu rodar uma boa cena, logo a primeira, bem no meio de uma multidão pelas ruas de Paris. Depois disso o filme não acerta em quase nada. É lamentável que a querida Ingrid Bergman tenha entrado em um filme tão inexpressivo. Uma mancha em sua excelente filmografia.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A Ingrid Bergman ter funcionado tão bem em Casablanca tem também a ver com tudo no filme, desde o clima, direção, produção, e o fato que ela na verdade faz pouca coisa além de desfilar sua classe e dizer uma das frases mais absurdas pra quem esta prestes a morrer nas mãos de soldados alemães em Paris: "isso que estou ouvindo são canhões, ou as batidas do meu coração?" kkkkkl Que vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  2. Outros tempos, o romantismo do passado muitas vezes acaba se tornando o humor involuntário dos dias atuais. Acontece!

    ResponderExcluir