terça-feira, 7 de novembro de 2023

Alan Ladd - Rajadas de Ódio

Um faroeste que procurou mostrar o outro lado das chamadas guerras indígenas. Ao invés de explorar as batalhas envolvendo a cavalaria americana e os guerreiros das tribos rebeldes, esse aqui procurou contar a história dos chamados delegados da paz, homens com formação diplomática que eram enviados para o oeste com a missão de celebrar a paz com os nativos. Podemos inclusive, considerar esse western como bem a frente de seu tempo. O roteiro trazia uma questão politicamente correta, analisada em termos de bom equilíbrio. narrativo e social.

O protagonista se chama Johnny MacKay. Alan Ladd interpreta o papel desse homem que é designado pessoalmente pelo presidente Grant para pacificar uma região onde apaches liderados pelo chefe tribal "Capitão Jack" (Charles Bronso) estão em pé de guerra contra os brancos que ousam atravessar seus territórios. Logo na viagem sua diligência é atacada por guerreiros justamente desse grupo, o que o coloca, em primeira mão, logo a par da situação.

Esse tipo de personagem, que procura usar mais a diplomacia do que as armas, caiu muito bem para Alan Ladd, O astro que ficou imortalizado para sempre por causa de "Os Brutos Também Amam", segue na sua mesma linha de trabalho, interpretando bons homens, pessoas sutis, de boa índole. Seu contraposto vem na figura do líder Apache, na pele de um Charles Bronson completamente convincente como índio. Seu rosto quadrado e suas feições de nativo combinavam perfeitamente com o papel que estava interpretando. Assim os dois personagens dominam bem o filme, sendo um o oposto do outro. Enquanto Ladd é pura sofisticação e bom senso, Bronson é pura alma de pele vermelha, coração em fúria. No saldo final desse duelo de personalidades nasce um grande filme de western. Não deixe de assistir.

Rajadas de Ódio (Drum Beat, EUA, 1954) Direção: Delmer Daves / Roteiro: Delmer Daves / Elenco: Alan Ladd, Charles Bronson, Audrey Dalton, Marisa Pavan / Sinopse: Na trama somos apresentados a Johnny MacKay (Alan Ladd) que é enviado pelo presidente Grant para uma região remota do Oeste com o objetivo de pacificar o local. Para isso ele deve usar de todos os meios diplomáticos possíveis, inclusive procurando pessoalmente o chefe rebelde conhecido como "Capitão Jack" (Charles Bronson).

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Tai um papel que cairia muito bem também pra o James Stewart.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom, mas o James Stwwart se dava ainda melhor com aquele tipo de personagem mais ingênuo, caipirao do interior, bom coração. Esse personagem do Ladd era mais intelectualizado e astuto.

    ResponderExcluir