sábado, 4 de novembro de 2023

Untold - A Vergonha do Doping

Título no Brasil: Untold - A Vergonha do Doping 
Título Original: Untold
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Bryan Storkel
Roteiro: Bryan Storkel
Elenco: Victor Conte, Ben Johnson e outros atletas em arquivos de imagens dos anos 90. 

Sinopse:
Documentário que revela como foram produzidos e dopados diversos atletas nos anos 90, inclusive muitos deles se tornando campeões das principais competições esportivas, usando anabolizantes e outras substâncias proibidas para superar seus competidores. 

Comentários:
Eu confesso que era meio inocente nessa questão do doping. OK, de vez em quando um atleta era pego no exame, mas eu acreditava que eram casos eventuais, até mesmo raros. Pelo menos nos anos 90, pelo que vi nesse documentário da Netflix, as coisas não eram bem assim. Existia uma verdadeira indústria de produção de atletas dopados, usando muitas vezes fórmulas químicas que conseguiam burlar os exames da época. Não foi à toa que vimos tantos recordes mundiais serem batidos, atletas ganhando medalhas e mais medalhas de ouro, inclusive nos jogos olímpicos, infelizmente tudo falso, fabricado com anabolizantes. Mesmo os que não foram desmascarados hoje em dia não possuem qualquer prestígio, pois há fortes suspeitas que competiram de forma suja, desonesta. Enfim, um bom documentário que revela o lado mais sórdido das competições esportivas. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que dos dopados, o mais impressionante foi o corredor de 100 metros rasos Ben Johnson. O cara era uma locomotiva a jato; parecia um rinoceronte com a velocidade de um guepardo. Pena que perdeu tudo.

    ResponderExcluir
  3. Ele foi o símbolo máximo dessa situação de doping... Vergonha mundial!

    ResponderExcluir