sábado, 18 de novembro de 2023

Marighella

Título no Brasil: Marighella
Título Original: Marighella
Ano de Lançamento: 2012
País: Brasil
Estúdio: TC Filmes
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Roteiro: Isa Grinspum Ferraz
Elenco: Carlos Augusto Marighella (em arquivos de imagens), Lásaro Ramos (narrador), Miguel Arraes, Leonel Brizola (em arquivos de imagens)

Sinopse:
Documentário sobre o político e guerrilheiro urbano de esquerda Carlos Marighella, mostrando seu lado mais pessoal, desde os tempos de estudante, passando pela vida política, indo até a sua luta contra a ditadura militar instalada como regime de força e exceção no Brasil em 1964. 

Comentários:
Antes de qualquer coisa é bom saber que esse filme não é aquela cinebiografia do Wagner Moura que tinha o Seu Jorge interpretando o protagonista. Esse é um documentário lançado bem antes. Dito isso, devo dizer que apesar de ser um bom registro histórico desse personagem o fato é que ele se baseia mais nas memórias de familiares e amigos do Marighella. É uma visão bem subjetiva dele, o mostrando mais humano, como um típico homem brasileiro de seu tempo, um sujeito extrovertido que gostava de carnaval, de criar poesias, escrever textos, contar piadas, etc. O lado mais sério de sua luta como guerrilheiro revolucionário de esquerda fica mesmo em segundo plano. E isso não significa que o documentário seja ruim, longe disso, foi apenas uma opção adotada por seus realizadores. E no meio de tudo ainda temos contato com alguns eventos importantes de sua vida e da própria história do Brasil. Enfim, para quem estiver em busca do lado mais humano do Marighella, esse documentário certamente será uma opção acertada. 

Pablo Aluísio.

4 comentários: