quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Westworld - Terceira Temporada

Westworld - Terceira Temporada
Gostei das duas temporadas anteriores. A primeira é muito superior à segunda, que já demonstrava sinais de desgaste. Agora os produtores resolveram inovar mais. Os "anfitriões" estão fora do parque. Com isso ampliaram-se e muito as possibilidades dos roteiros dos episódios. E muita coisa mudou mesmo, a começar do design de produção (direção de arte) e também do elenco, com a entrada de novos atores, como Aaron Paul (da série "Breaking Bad"). No total para essa terceira temporada, foram produzidos 8 episódios. O primeiro foi exibido no dia 20 de março pelo canal HBO nos Estados Unidos. Segue abaixo resenhas dos episódios. Irei escrevendo conforme for assistindo aos mesmos.

Westworld 3.01 - Parce Domine
Nova temporada, novas mudanças. O massacre dentro do parque fechou a temporada anterior e agora todos os anfitriões estão à solta, no mundo. E o mundo que se apresenta nesse episódio é bem futurista, com prédios de alta tecnologia e carros voadores (lembrando até mesmo clássicos do cinema como "Blade Runner"). Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) quer chegar ao centro de tudo, ao coração do sistema que controlou por anos não apenas o parque de Westworld, mas também de outros setores da sociedade. Caleb Nichols (Aaron Paul) é um novo personagem. Um homem que tenta ser honesto, mas que não consegue arranjar emprego. Pelo visto o desemprego, tal como nos dias de hoje, também será uma chaga social em um futuro de alta tecnologia. Para sobreviver ele então passa a participar de pequenos crimes ao lado de uma quadrilha. Já o personagem Bernard Lowe (Jeffrey Wright), tão importante nas duas primeiras temporadas, também retorna. Ele tenta viver uma existência anônima em um açougue, mas acaba sendo descoberto. Enfim, todos os elementos parecem estar no lugar certo. No final desse primeiro episódio temos um encontro acidental entre Dolores e Caleb. Acredito que eles serão o casal central dessa nova temporada. Vamos aguardar. / Westworld 3.01 - Parce Domine (Estados Unidos, 2020) Direção: Jonathan Nolan / Roteiro: Jonathan Nolan / Elenco: Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Jeffrey Wright. Thandie Newton.

Westworld 3.02 - The Winter Line 
Esse segundo episódio é bem importante para quem acompanha a série porque traça basicamente o que veremos nessa terceira temporada. É a linha mestre de todos os roteiros que virão. Maeve Millay (Thandie Newton) participa de uma nova narrativa, no WarWorld, onde o cenário de um antigo filme de guerra é encenado pelos anfitriões. Tudo falso, nada acontecendo na realidade. E ela toma consciência disso. Levada ao laboratório ela descobre que tudo ao redor não passa de simulação. E isso a leva finalmente para a presença de um novo personagem, Engerraund Serac (interpretado pelo ótimo ator Vincent Cassel). Ele quer apenas uma coisa dela, que procure e elimine Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood). Claro que isso não vai ser fácil de conseguir. Na outra linha narrativa Bernard Lowe (Jeffrey Wright) se convence que Dolores planeja destruir a humanidade ou pelo menos causar o maior caos possível no mundo real. Por isso ele também decide partir em busca dela. Acompanhado de um anfitrião programado para defendê-lo de todas as maneiras possíveis. Assim ele então parte para sua jornada. / Westworld 3.02 - The Winter Line (Estados Unidos, 2020) Direção: Richard J. Lewis / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Vincent Cassel, Rodrigo Santoro.

Westworld 3.03 - The Absence of Field
Esse episódio tem uma revelação importante: Charlotte Hale não é Charlotte Hale! Melhor explicando. A verdadeira Charlotte Hale (Tessa Thompson) morreu no massacre de Westworld. Essa que surge aqui na terceira temporada nada mais é do que uma "anfitriã" controlada por Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood). E por falar em Dolores... Ela é resgatada por uma ambulância, mas não consegue chegar ao hospital. O veículo é interceptado. Ela consegue escapar, matando dois homens. De quebra ainda salva a vida de Caleb Nichols (Aaron Paul). Depois, em um momento mais calmo, explica a ele que todas as pessoas no mundo estão com o destino traçado pela companhia. Não apenas os anfitriões, mas as pessoas normais também. Tudo faz parte de um mega banco de dados. O Logaritmo digital reina absoluto! / Westworld 3.03 - The Absence of Field (Estados Unidos, 2020) Direção: Amanda Marsalis / Roteiro: Jonathan Nolan / Elenco: Tessa Thompson, Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Vincent Cassel, Thandie Newton, Jeffrey Wright. 

Westworld 3.04 - The Mother of Exiles
Em minha opinião a série vai mostrando sinais de desgaste nessa terceira temporada. Já não há muitas novidades nos roteiros. Geralmente o que vemos nos episódios é uma repetição do velho esquema do jogo de gato e rato, onde todos querem pegar Dolores e ela consegue escapar de seus perseguidores, usando inclusive de falsas identidades ou múltiplas manifestações de sua mente em anfitriões dos mais diversos. Sinceramente falando, estou achando bem cansativo. Esse episódio tem duas boas cenas de ação de lutas marciais, com as personagens femininas empoderadas dando cabo de machos tóxicos. Porém a melhor coisa é o retorno do ator Ed Harris. Pena que pelo que acontece ao seu personagem, não vejo muito futuro para ele nessa temporada. Esse é um dos melhores atores da série e poderia ser mais bem explorado, como foi nas duas temporadas anteriores. Ver seu personagem sendo internado em uma instituição para loucos não é algo muito animador para essa temporada de Westworld, vamos ser bem sinceros. / Westworld 3.04 - The Mother of Exiles (Estados Unidos, 2020) Direção: Paul Cameron / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Ed Harris, Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Thandie Newton, Jeffrey Wright. 

Westworld 3.05 - Genre  
Esse episódio tem uma referência ao Brasil. O personagem de Vincent Cassel aparece logo na primeira cena com o presidente, dizendo a ele que ou faz o que a companhia quer ou então ele deixará o poder. Pois é, o Brasil sendo retratado mais uma vez como uma republica de bananas. No mais o episódio explora o controle. Quem tem o controle nesse mundo de Westworld? O passado é revelado ao espectador, mostrando como foi construída uma grande esfera de inteligência artificial, que se propôs a controlar tudo, evitando o caos completo dentro da sociedade. Interessante e revelador, apresenta também algumas boas cenas de ação. / Westworld 3.05 - Genre (Estados Unidos, 2020) Direção: Anna Foerster / Roteiro: Jonathan Nolan / Elenco: Evan Rachel Wood, Vincent Cassel, Thandie Newton, Jeffrey Wright. 

Westworld 3.06 - Decoherence  
Ed Harris está definitivamente de volta à série. E isso é uma ótima notícia para quem gosta de "Westworld". Inicialmente seu personagem surge em uma espécie de hospital para doentes mentais. Lá ele precisa enfrentar uma série de "Eus", cópias de si mesmo, representando diversas fases de sua vida. E ele, para superar tudo, enfia a porrada em cada um deles. Ficou uma cena bacana. Outra que está de volta é Maeve Millay. Seu objetivo é localizar e destruir Dolores Abernathy. Não vai ser fácil. Na pele de Hale ela praticamente destrói toda a empresa, rouba seu dinheiro, seus dados e foge! A cena de sua fuga é muito boa, com direito a um robô gigante detonando todos os seus perseguidores. Enfim, parece que a série vai melhorando. Assim espero. / Westworld 3.06 - Decoherence (Estados Unidos, 2020) Direção: Jennifer Getzinger / Roteiro: Jonathan Nolan / Elenco: Ed Harrs, Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright. 

Westworld 3.07 - Passed Pawn
Esse episódio é importante para conhecer as origens do personagem Caleb (Aaron Paul). De onde veio? Que ligação ele tem com os anfitriões e como o universo de Westworld? O interessante é que pelo roteiro que vemos aqui, ele poderá inclusive se tornar a principal peça nesse xadrez, ou melhor explicando, o principal elemento para destruir tudo. Será que essa ideia vai vingar? Tem que esperar pelos próximos episódios. Outro ponto marcante desse episódio vem com a briga final entre Maeve Millay e Dolores Abernathy. Maeve surge com sua espada samurai (lembra dos episódios que se passavam no Japão medieval? Pois é). É uma boa luta entre elas. Por fim, outro ponto cruacial surge quando o personagem de Ed Harris sai para, segundo suas próprias palavras, matar cada anfitrião da face da Terra que encontrar pela frente! / Westworld 3.07 - Passed Pawn (Estados Unidos, 2020) Direção: Helen Shaver / Roteiro: Jonathan Nolan, Lisa Joy / Elenco: Evan Rachel Wood, Ed Harris, Aaron Paul, Thandie Newton, Jeffrey Wright. 

Westworld 3.08 - Crisis Theory  
Essa temporada começou mais ou menos, foi piorando com o tempo e terminou de maneira completamente chata. É o que eu sempre digo, algumas séries funcionam apenas por algumas temporadas. Quando tentam acrescentar coisas demais, para alongar uma história que já deu o que tinha que dar, as coisas pioram muito. Eu não gostei dessa terceira temporada, esse é o meu veredito final. Foi tudo tão aborrecido que se houver uma quarta temporada - reforço o "se houver" - eu não vou ter muito interesse em assistir. Afinal se formos espremer o que foi visto nessa temporada vamos perceber que há muito pouco em termos de conteúdo ou enredo. Tudo muito chato, derivativo, cansativo. E esse episódio final com duração de longa-metragem para cinema é ainda mais arrastado e entediante. Sinceramente falando, "Westworld" caiu demais nessa temporada 3. Eu vou parar por aqui, não tenho mais interesse. Para mim ja basta. Chega, chega... / Westworld 3.08 - Crisis Theory (Estados Unidos, 2020) Direção: Jennifer Getzinger / Roteiro: Jonathan Nolan / Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright.
 
Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Westworld
    Terceira Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu parei na segunda. Me cansa essa masturbação que fazem pra continuar renovando a série sem ter o que contar.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. A segunda temporada já demonstrava muitos sinais de esgotamento. Nessa terceira tentaram inovar. Só vi o primeiro episódio, por enquanto. Vamos ver se vai dar certo.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Westworld 3.02 - The Winter Line
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Westworld 3.03 - The Absence of Field
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Westworld 3.04 - The Mother of Exiles
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Westworld 3.05 - Genre
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Westworld 3.06 - Decoherence
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Westworld 3.07 - Passed Pawn
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Westworld 3.08 - Crisis Theory
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir