sábado, 1 de agosto de 2020

Magnatas do Crime

O diretor Guy Ritchie volta à boa forma com esse novo filme. É uma espécie de filme de gângster numa linha mais moderna e descolada. O personagem principal interpretado pelo ator Matthew McConaughey se chama Michael Pearson. Ao longo da vida ele teve acesso a boas escolas e boas universidades, mas o negócio dele nunca foi o mundo dos estudos. O que ele gostava mesmo era de vender drogas para esses estudantes grã-finos. O tempo passa e ele resolve se mudar para Londres. E em pouco tempo se torna o maior traficante da Inglaterra. Só que ele trafica apenas maconha, uma mercadoria complicada de cultivar em um país como aquele, pequeno, sem muitas terras onde você poderia esconder uma plantação da erva. Sua solução é criar ambientes de alta tecnologia, no sub-solo, onde os policiais nem desconfiam que a maconha é cultivada. Só que ele agora quer vender seus "negócios" e aí os problemas começam a surgir. A máfia chinesa se mete no meio da transação, os russos querem vingança pela morte de um filho do chefão e nesse processo a violência explode.

O filme segue na linha do cinema tipicamente desse diretor. A direção procura o ágil, a edição é toda em cima de uma linguagem mais acelerada. O espectador vai pegando os pedaços de narrativa no ar, procurando sempre fugir do convencional. As cenas de ação não ditam o ritmo do filme, mas quando elas surgem na tela, se tornam o grande atrativo. Dizem que o ator Matthew McConaughey só aceitou fazer o filme se seu personagem se tornasse um traficante especializado apenas em comercializar maconha, porque segundo ele seria uma droga não fatal. E de fato há um diálogo no filme em que ele diz exatamente isso. Bobagem. Seja lá o que for, é um criminoso e era exatamente isso que Guy Ritchie queria para seu filme. E ele conseguiu chegar nisso. Melhor para todos pois é sem dúvida um bom filme.

Magnatas do Crime (The Gentlemen, Estados Unidos, Inglaterra, 2019) Direção: Guy Ritchie / Roteiro: Guy Ritchie, Ivan Atkinson / Elenco: Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Colin Farrell, Hugh Grant, Michelle Dockery, Jeremy Strong / Sinopse: O traficante Michael Pearson (Matthew McConaughey) se torna o maior produtor e vendedor de maconha da Inglaterra e agora deseja vender todos os seus "negócios", só que isso definitivamente não vai ser fácil, gerando uma série de mortes, crimes e violência no meio do caminho.

Pablo Aluísio. 

8 comentários:

  1. Magnatas do Crime
    The Gentlemen
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu ainda nem vi esse filme, mas só pela sua resenha eu já consegui indentificar vários cacoetes do diretor, a começar pelo cartaz do filme que estampa seu post. Será mais do mesmo?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. O filme segue seu velho estilo de fazer cinema, sem maiores novidades. Quem odeia, vai ficar mais uma vez aborrecido. Quem gosta, vai ter mais uma dose.

    ResponderExcluir
  4. O Guy Ritchie fazendo cinema convencional? Isso sim é uma surpresa.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Pablo, assiti:
    E um filme interessante e divertido de se assitir, mas confesso que me senti meio enganado no final.O Hugh Grant mesmo velho e de barba continua sendo bobo.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  6. O final poderia ser melhor, concordo com você... mas é a tal coisa... o diretor é o Guy, que sempre deu mais importância para a forma do que para o conteúdo. É isso.

    ResponderExcluir