sábado, 15 de agosto de 2020

Tron: Uma Odisseia Eletrônica

Título no Brasil: Tron - Uma Odisseia Eletrônica
Título Original: Tron
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Steven Lisberger
Roteiro: Steven Lisberger
Elenco: Jeff Bridges, Bruce Boxleitner, David Warner, Cindy Morgan, Barnard Hughes, Peter Jurasik

Sinopse:
Um hacker de computador é sequestrado no mundo digital e forçado a participar de jogos de gladiadores, onde sua única chance de escapar virá com a ajuda de um programa de segurança. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor figurino (Elois Jenssen, Rosanna Norton) e melhor som (Michael Minkler, Bob Minkler).

Comentários:
"Tron: Uma Odisseia Eletrônica" foi um filme revolucionário em sua proposta de trazer para o cinema o uso de efeitos digitais, feitos por computador. Em um tempo ainda muito incipiente nesse tipo de tecnologia, o filme era realmente algo novo, nunca antes tentando. E apesar de toda a inovação tecnológica o filme não fez sucesso em seu lançamento original. A bilheteria foi decepcionante, a ponto do estúdio ter que arcar com o prejuízo, uma vez que o arrecadado nos cinemas não serviu para cobrir os custos de produção e marketing do filme. Pior foi a decepção depois quando o filme não conseguiu sequer uma indicação ao Oscar de melhores efeitos especiais! O que aconteceu? Penso que o público em 1982 não estava preparado ou devidamente informado sobre os efeitos especiais criados por computadores, algo que, com o tempo, iria se tornar a regra e o padrão em Hollywood. Assim foi mais um caso de filme certo, mas lançado na época errada, ou melhor explicando, um filme realmente à frente de seu tempo. Curiosamente apesar de toda a sua proposta futurista, o filme foi criticado por "não ter alma", por "apresentar carga dramática medíocre" e por ser "frio e insípido ao extremo". Bom, críticas com uma certa dose de razão, porém o filme deve ser elogiado pelo que ele realmente foi, um marco no uso de tecnologia inovadora na sétima arte.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Tron: Uma Odisseia Eletrônica
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nessa época pré internet, ninguém, muito menos os produtores, ou quem assistiu esse filme, o que o computador realmente significava em temos de revolução social e politica. Estão aí as Fake News que elegem e derrubam governos, e as rede sociais que promovem ou cancelam as pessoas a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Você já assistiu a série Chicago PD?
    Eu vi três episodio e achei que estava vendo um série da década de '80, ou até '70, tal o clima, o jeito de falar e as atitudes dos personagens. Até a brutalidade dos policias da década de '70 tem. Depois vi que essa serie é de, pasme, 2014! Será que foi de propósito?

    ResponderExcluir
  4. Chicago PD assisto até hoje. Vá na lupa no canto superior esquerdo do blog e faça a pesquisa. Vai aparecer diversas postagens com meus textos dos episódios. E sobre Tron, pois é, o presente é mais assustador do que o futuro que as pessoas dos anos 80 poderiam pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a "Chicago PD", pra não causar confusão, coloquei algumas questões pra você lá do post da primeira temporada, que fui pela "lupa" como me aconselhou.

      Excluir
  5. OK! Estou saindo agora, amanhã irei responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a sua resposta e não resisti a uma pequena réplica. Desculpe!

      Excluir