terça-feira, 4 de agosto de 2020

Maria e João: O Conto das Bruxas

Título no Brasil: Maria e João - O Conto das Bruxas
Título Original: Gretel & Hansel
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos, Irlanda, Canadá
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Oz Perkins
Roteiro: Rob Hayes
Elenco: Sophia Lillis, Samuel Leakey, Alice Krige, Jessica De Gouw, Fiona O'Shaughnessy, Donncha Crowley

Sinopse:~
Gretel (Sophia Lillis) e seu pequeno irmão Hansel (Samuel Leakey), são expulsos de casa pela mãe. Eles então passam a vagar pela floresta, com fome e frio. Acabam encontrando uma velha casa, onde mora uma senhora que parece ser bondosa, pois os alimenta e lhes dá abrigo. Só que na verdade ela é uma bruxa que tem péssimas intenções em relação a essas crianças.

Comentários:
Depois de assistir a essa adaptação do conto infantil "João e Maria" (e não "Maria e João" como está no título nacional) cheguei na conclusão que esse tipo de coisa já foi um pouquinho longe demais. O conto original é um conto de fadas para ensinar as crianças o perigo de se falar com estranhos. Aqui nesse filme tudo virou uma loucura lisérgica sem muito sentido, apelando o tempo todo para um estilo até mesmo surreal de se contar histórias. Como a estorinha original tem poucas páginas, o roteirista desse filme de terror exagerou na dose, criou um monte de delírios visuais para encher a paciência do espectador. Sinceramente não gostei do resultado. Como era de esperar tudo é muito escuro, sombrio e perverso. Praticamente não sobrou muita coisa do conto de fadas. Aqui só há insanidade. A figura da bruxa pode tanto surgir na figura de uma velha senhora, como também de uma criatura de beleza eterna. Aliás o roteiro traz uma série de sequencias em flashback para contar sua história. Achei desnecessário. Enfim, melhor ir atrás da história infantial. Essa adaptação aqui é pretensiosa ao extremo e nada natural.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Maria e João: O Conto das Bruxas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. E vale lembrar que essa estoria, para os padrões de hoje já é horrível por si só. Afinal, só o fato do pai, por motivos sórdidos, abandonar duas crianças na floresta á própria sorte é uma coisa impensável e inaceitável.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, agora imagine esse material sendo turbinado em um filme de terror surrealista... e bizarro

    ResponderExcluir